sexta-feira, 30 de novembro de 2007

O papai é coruja


Sexta quente e nós vamos em frente. Depois do descanso, vamos à luta jornalística nossa de todos os dias. Sexta-feira, por sinal, muito feliz para nós, do Expresso, e muito mais para mim, um pai coruja que viu na edição do Expresso de hoje a Fê e o Fagner. Minha filha debutou na publicidade posando para os anúncios de moda da loja Magazine. Aos 13 anos, Fernanda já faz sucesso nas passarelas e agora ilustra nosso jornal.

Fagner - O meu filho, o Fagner foi pra lá de elogiado no lançamento do jornal de sua turma, lá na URI Campus. Graças aos incentivos do professor José Lir, ele liderou seus amigos pra fazer um jornal de 8 páginas retratando suas aulas de História, na Escola da URI. Por todos esses motivos, é que estou alegre no dia de hoje. Agora me vou pra Câmara assistir à inauguração do outro prédio daquele poder, e, à noite, teremos a festa do Torneio da Imprensa, lá na Brigada Militar. Boa tarde. Amanhã, teremos Melhores do Ano em São Francisco. Tchau.

(Na foto, a bela Fernada Lemes, minha filhota bonita).

quarta-feira, 28 de novembro de 2007


Sábado tem Melhores
nos pagos de São Chico

A Sandra Siqueira e sua equipe estão trabalhando dobrado para acertar os últimos detalhes para a festa Os Melhores do Ano em São Francisco, a Terra do Bugio. A banda que animará a festança é a Dadá e seu Trio, que vem lá de Santa Maria. Dizem que os caras mandam para valer um ritmo baiano.

O sono pegoooouuuu... - E agora, depois de um dia cheio desde às 9:30 da manhã, visita do Sandro Palma e tudo mais, encerro as atividades aqui no Expresso. E o jornal vem bombando na sexta-feira e de novo traz abordagens dos gatos na tuba, digo, nos canos. Muito trololó político e as tradicionais charges arrebentando com as vaidades. É ver para crer. E vai sobrar até para vereador que não conhece lei.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

O sucesso e o Expresso

Hoje ouvi na Câmara o retumbar do sucesso lá no Ilha Bella. Só elogios ao meu amigo Márcio que encabeçou o evento, provando que se faz coisa sem dinheiro, quando se tem vontade. Também esteve à frente do evento a minha colega Sandra Siqueira, que revela-se uma mestra em arte de organizar festas. Ponto para Santiago, ponto para os artistas e ponto para o poderoso Expresso Ilustrado, um dos poucos veículos a divulgar a festividade. O Expresso é hoje o maior meio de comunicação de massa da região, pois pode, simultaneamente, chegar a milhares de lares, em todas as classes. O Expresso circula, é lido e traz retorno. A festa no shopping e tantas outras que nós mesmos promovemos é um exemplo da força da nossa mídia impressa. Um privilégio de poucas cidades.
Recomeço de semana
Recomeço a segunda com força total depois de outro fim-de-semana caseiro. Escrevi sábado a tarde inteira, o mesmo ocorrendo domingo. Resolvi dar uma boa adiantada no meu livro e por isso não larguei o teclado. Aproveitei que estava inspirado. Rendeu bastante. Acredito que esteja com 40% já escrito. Agora já adentro na parte mais gostosa, que é a minha vinda para Santiago, o início do jornal, as brigas com os figurões da época, os amigos, os apoios, os percalços enfim, passarei uma peneira nos fatos mais importantes para publicar apenas o que realmente interessa.
Nesta semana terei que ir ao lançamento do Jornal de História, editado pelo meu filho Fagner, seguido pelos seus colegas da Escola da URI. É um privilégio ter na família um guri tão dedicado aos estudos e já querendo mostrar serviço no campo jornalístico. Vamos ver no que vai dar. Espero que não seja um fogo-de-palha.

sábado, 24 de novembro de 2007

Sábado movimentado

Sábado gostoso, temperatura mais gostosa ainda, eventos em vários locais... Apesar do som estridente da madrugada em nossas ruas, eu dormi bem. Tirei o atrasado e fiz as pazes com o travesseiro. Estou renovado para mais uma semana lotada. Hoje, faço uma breve pausa na leitura rotineira para escrever um pouco mais do li... (vocês sabem). Pois é, então, vamos lá. Mãos à obra.

Eventos a mil

Já soube que está andando muito bem a festividade lá no shopping Ilha Bella. O show da Analise agradou, como sempre, além das outras atrações do evento. A legítima feira dos artistas. Hoje ainda irei ao aniversário da minha amiga Márcia Gonçalves, a esposa do Leonel, o Neca lá do Vila Rica. Já estou antevendo: cerveja, sessões de piadas a cargo do Elias e deste que vos fala e muitas gargalhadas, das minhas, lógico, porque as do Elias estão prá lá de manjadas. Amanhã, domingo, se der, irei ao Sai da Toca pra ver o Mulita, que também saiu da sua furna. Adoro suas piadas por serem autênticas.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Sexta abafada e a
"velha" Esperança

Sexta abafada, eu em casa, ops, daqui a pouco vou lá no jornal que haverá reunião. Mas falando em sexta bafada, lembrei o arremedo de abafo que a assessoria da prefeitura de Nova Esperança tentou fazer com o acidente do ônibus que nós revelamos na semana passada. Uma "velha" esperança de tentar empurrar pro tapete mais um fato cristalino. E se ficaram bravos com o Expresso por lá, eu não poderia esperar outra coisa pra alegrar-me, afinal, eles iriam ficar quietinho, mas graças a uma informação da Polícia Rodoviária, tudo ficou claro. Distorções? Ah!, claro. O ônibus vinha de uma excursão aos jogos JIRGs, e não da festa da Medianeira em Santa Maria como divulgamos. E dizem que foi o corcel o culpado. Tudo bem, nós não dissemos que o corcel bateu primeiro nem depois, só avisamos que o coletivo virou e vinha com velocidade de 100 km por hora, para uma pista que exige 60. Ah!, a matéria também está distorcida aí. É que o dito aparelhinho marca na frente, está adiantado. Mas assim, qualquer matéria vai estar sempre distorcida mesmo. Cada desculpa esfarrapada que apresentam. Conta outra, Miguelito, e pare de dar "Migué!
(Em tempo - erramos (pela informação da Polícia) em dizer que os feridos do ônibus foram hospitalizados, só o do Corcel (que não tinha carteira) é quem foi. "Miguel: escoriações só podem ser leves", viu? Só pra constar, meu jornalista!

Alô, radialistas...

Recado ao Marco e ao Sílvio (ôôôôôô) da Santiago: "Detalhe", é sempre pequeno, senão não seria detalhe; a erva São Gabriel é verde, claro que é, já viu erva-mate roxa, vermelha, laranja...?
Agora pro Juliano: Regrave aquele comercial que diz: "uma empresa próximo de você". Mude para "uma empresa 'próxima' de você! Estou ligado em vocês na excelente programação dos "tontos" da querida emissora. Abração aos dois, ao Cardoso, ao meu amigo Paulo Pinheiro, ao Juliano, (obrigado pela leitura deste blog) e a tantos outros profissionais que nos alegram nas tardes.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

O galo floridense

Batendo na OAB
Bonito o que o Araponga escreveu em seu blog sobre o meu compadre Itacir Flores, o cara que saiu de Florida para bater nos gigantes da OAB em todo o Estado e até no Brasil. Na semana anterior ele discursou em plena Esquina Democrática em Porto Alegre e depois debateu com os poderosos de igual para igual, buscando a eliminação da prova da OAB. Entre lá e dê uma olhada:

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Araponga lascando fogo

O mais novo blogueiro de Santiago é o meu amigo Araponga. O cara vem soltando fogo das ventas. E já avisou que vai sobrar para todo mundo. Vou tratar de divulgar seu site, para ver se adoço ele. Assim, quem sabe esse colunista do Expresso não poupa meu lombo.
Trocando as cuecas - Olha só, entre outras alfinetadas, ele disse que o Sandro Palma quer por que quer chegar à prefeitura. O interessante é que troca de vice como troca de cuecas. Já anunciou Kinho, Vulmar, Batistinha e Sérgio Prates... Não duvido que dia desses ele anuncie o próprio prefeito Chicão...

Quer saber mais? Acesse www.blogdoaraponga.blogspot.com
Terça quente e os
rescaldos do pacotaço

Lendo os jornais de hoje verifiquei que o governo do Estado vai cortar incentivos a empresas, diminuirá salários, investimentos em estradas, educação, saúde e segurança. Dos 234 milhões pretendidos para áreas essenciais, apenas 34 serão investidos. E o 13° pode atrasar ou ser re-re-parcelado, prejudicando o comércio. Quem paga esse pato? Os progressistas, que não votaram a favor? Nós? A realidade é uma só, com o aumento de ICMS como se previa, os mais ricos pagariam mais, agora, vai marchar todo mundo, garças à equipe do "tanto pior, melhor".


Curtas da Hora
A ladroagem continua em Santiago. Sede do PMDB arrombada, gente assaltada nas ruas e até há moradores roubando água.

Ontem à tarde escutei um pouco, só um pouquinho, da transmissão da Iguaçu lá na Brigada Militar, pelo aniversário da instituição. Era só o Éden de Paula elogiando o Nequinho e vice-versa. Esqueceram que estavam num evento onde os aniversariantes não eram eles.

Hoje acordei com os carros-de-som a todo vapor. Pior ainda é não poder ouvir o que dizem. Ou a música é muito alta ou a locução está malfeita, ou, ainda, o veículo vai muito rápido.

Neste final de semana, todos ao Ilha Bella. A festa com os artistas vai rolar solta. Lúcio Cadó, Analise Severo, Paulo Reis. Haverá mostra de tatuagens, de artesanatos. Inicia sábado pela manhã e vai à boca da noite. Domingo tem de novo! Participe.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Mágoas e brabezas

Como todos sabem, faço aqui o meu exercício (quase) diário. Aqui eu comento os fatos do dia-a-dia, lanço novidades sobre o Expresso e revelo até minha intimidade do lar. Me sirvo deste magnífico espaço para dizer a quem quiser escutar, ou melhor, ler, o que passa pela minha cabeça. Meu tempo é curto. O jornal me envolve demais, todavia, sempre que posso aqui estou dando minhas pinceladas...

No último sábado falei na Rádio Santiago e, em dado momento, o amigo Paulo Pinheiro me perguntou se alguém poderia não gostar de minha pessoa. Respondi que uma das minhas virtudes, ou defeito, é ser avesso à hipocrisia. Por certo, a resposta foi esta:
"Há muitos que odeiam o João Lemes". Em seguida o locutor questiona de outro lado: "E o João Lemes, odeia muita gente, tem mágoa de alguém?..." RESPOSTA: Não. "Um jornalista não pode escrever com raiva ou qualquer outro sentimento semelhante, sob pena de apertar demais o cerco em cima do destinatário das críticas. E mágoa, rancor, só destrói quem sente. Como qualquer vivente, fico brabo, chateado, até meio cabreiro, mas graças a Deus, não sinto nada mais pesado que isto por quem quer que seja.

domingo, 18 de novembro de 2007

Um sábado de apagão
e Os Melhores do Ano

Sem essa de tempo ruim. A festa não pode parar! E não parou mesmo. No dia de ontem, sábado, o Expresso Ilustrado e a Agência Oficial tinham o compromisso de entregar quase 100 troféus aos eleitos Melhores do Ano, da região. Jaguari seria o palco, reunindo também São Vicente, Mata e Nova Esperança. Tudo certo, bifê contratado, shows, recepcionistas, som e luz, telões... O clube União impecável à espera da celebridades. Chega a noitinha e com ela a péssima notícia de que a energia só retornaria no outro dia às 11 da manhã devido à queda das torres entre Jaguari e São Vicente.

A solução veio dos anjos

Naquele momento iniciou uma "peregrinação" pelas linhas telefônicas, culminando na primeira reunião na Câmara de Vereadores, pois o gerente da AES Sul, Eliélton Sedrez, estava aflito, trocando idéias com o vereador presidente, Diniz Cogo, e seu chefe de gabinete, o Márcio Brasil. E não era para menos. Pelo menos meia-dúzia de cidades estava no escuro. Mas vira e mexe, gerador daqui, cancela festa dali, ligamos ao prefeito Ivo Patias, que prontamente arranjou um gerador e a festa roncou, digo, o gerador roncou e a festa saiu esplêndida, magnífica, a exemplo da minha colega Sandra Siqueira, que em dado momento de seu emocionado discurso disse que o prefeito foi um anjo salvador, pois, o show precisava continuar.

Os iluminados

Tudo certo, tudo arrumado, a festa rolou até as 2:30 com o gerador, quando finalmente a energia geral retornou. Mas quem precisava dela àquela altura? Nós, não. Nem os festeiros que dançaram até às 3:20 da matina. Obrigado ao prefeito Ivo e a sua equipe e a todos os que somaram-se a nós, dando força para enfrentar mais esse desafio, fazendo com que o único brilho em toda região fosse o dos Melhores do Ano, os legítimos iluminados.
O Brasil e a repercussão
de Os Melhores do Ano

Abaixo, republico o texto do meu amigo Márcio Brasil, companheiro de tantos anos e que muito ajudou a mim e à Sandra Siqueira na construção deste Expresso que vocês esperam todas as sextas-feiras. Hoje, ele, apesar de estar "licenciado" temporariamente do jornal, pois assumiu um posto político no PMDB, sempre que pode colabora e, muito, para o sucesso do jornal, para o nosso sucesso, para o sucesso de Santiago e região. E como disse a Su, "o Márcio continua com o Expresso estampado na testa". Veja seu texto sobre o último evento do jornal.
(Na foto: o advogado Arno Varlei, o meu afilhado Taborda, o amigo Cláudio e o grande Márcio. Depois da obrigação, a diversão. Que ninguém é de ferro!)

Todos em Jaguari
"O jornal Expresso Ilustrado mais uma vez vencia as adversidades e saía vitorioso. Na noite mais escura do ano, em Jaguari, só "Os Melhores do Ano" brilharam. Deu tudo certo e durante a abertura do evento, uma emocionada Sandra Siqueira fez questão de agradecer ao prefeito Ivo por seu empenho e, em função disso, ele foi a pessoa mais aplaudida da noite. Foi uma noite, como sempre, agradável, com um cardápio sempre especial do Tarso e da Suzana, a receptividade do Clube União. Pude rever alguns amigos como o Hélio Fontana, a Jocelaine e a Helionora, além de figuras como o Arno Varlei, o professor Donaldel, o Luciano Gastaldo, o professor Eugênio, a Kátia e o Juca, entre outros. E, claro, contar com a companhia da Patrícia e do Gustavo e do incansável amigo Mira, um dos melhores eletricistas da região, que ficou de plantão lá na festa para o que precisasse."


VT do Expresso
"Deixa eu ver o que mais: ah, eu ainda não tinha visto o clip em que o João, a Sandra e a Suzana falam do jornal. Foi a primeira vez em que vi e apesar de conhecer toda a história do jornal, confesso que me arrepiei com o clip. Não tem como não se envolver no que está sendo dito, a respeito do Expresso: "Imagine um jornal que traz para você tudo o que acontece no mundo, como queda de aviões, furacões, quebra da bolsa, política internacional etc"..."agora esqueça tudo isso e imagine um jornal que mostra a sua cidade, o seu bairro, o seu vizinho, o seu vereador, o seu prefeito. Um jornal que fale da sua história. Esse é o jornal que você quer. Esse é o Expresso Ilustrado". Fantástico o clip. E, sem dúvida, o mesmo sentimento que tive de maior respeito e admiração após assistí-lo, todos os presentes também o tiveram, visto que a exibição foi efusivamente aplaudida."

sábado, 17 de novembro de 2007

Sexta tranqüila e
sábado agitado

Minha Sexta-feira foi calma e alegre. Após mais uma vitória do nosso time, lá no torneio Imprensa/segurança (até entrei em campo, vejam só!), jantei com meu compadre Itacir Flores, com sua sua esposa Ivana e o filho do casal, o Tiago, grande garoto! Já no sábado, tudo agitado novamente. Ocupei a manhã falando na Rádio Santiago com o grande radialista e notável figura, o Paulo Pinheiro. Respondi a seus questionamentos sobre o Expresso Ilustrado, quando destaquei a nossa grande equipe como o maior patrimônio. Também revelei aos ouvintes sobre o livro - João Lemes, 20 anos de jornalismo. Grande audiência da superSantiago. Valeu, Paulo e amigos aí da emissora. Muito obrigado pela oportunidade. Também torço por vocês. De lambuja, o Dosão (Paulo Cardoso) vai me presentear com a cópia da entrevista. Hoje à noite cumprimos agenda em Jaguari, na festa Os Melhores do Ano, edição regional. Até logo mais.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Expresso quase pronto
e as boas da edição

Estamos encerrando as atividades aqui no Expresso, numa quinta-feira com sol e um pouco fria. Para mim é fria. Sempre fui muito vil para as baixas temperaturas. Vamos ao jornal de amanhã:

Jaguari - Classifico como curiosa a matéria com o promotor João Jair Franz, de Jaguari, sobre a poluição sonora. O homem se invocou até com os irmãos católicos que promovem uma festança todos os anos. Legal, né?

Júri - Também dedicamos um bom espaço para o júri do caso Ovídio Viana, que descarregou um revólver num vizinho por causa de uma calha d'água. Hoje, o cara, já de cabelos brancos, terá que amargar mais uns dois anos na cadeia até sair para o regime semi-aberto. Bem feito! E foi pouco ainda.

Luca - O empresário Caio Sudati faz um desabafo e acusa o presidente Lula de estar pouco ligando para a geração de empregos, frente à crise do setor coureiro-calçadista. A Luca Calçados desempregou uma leva de gente e, pelo jeito, haverá mais cabeças rolando, caso os bancos não emprestem uma verbinha.

Bueno - O ex-vereador Bueno soltou os cachorros na prefeitura e disse que o projeto do Bom Pagador é dele. Ou seja, uma idéia dele. Vamos ver o que ele diz nesta edição.

Manoel Viana - E quem está gostando da novela David Nemitz (Manoel Viana) e seus impostos, prepare-se. O troço ganha mais um capítulo. Leiam tudo isso no nosso Expresso de logo mais. Esperem um pouco, é só mais umas horinhas.

Em tempo - Bastou eu dizer que estava tentado a votar em Analise Severo que saiu uma saraivada de comentários. Olha, continuo tentado a votar nela, não nego, agora, tentado não é voto na urna. Uma pessoa pode estar tentada a várias coisas, principalmente a votar para vereador neste ou naquele. Voto é só um, mas candidatos, e bons candidatos e amigos concorrendo há bastante. E quanto à carinha linda da Ana, os amigos Prates e Brasil que me perdoem, mas erraram feio. Eu não me influencio por caras lindas, poderia, isto sim, ter me influenciado pela bela voz da cantora, pela sua simpatia, pelo modo elegante como sempre tratou a todos e pela representatividade da mulher santiaguense que poderia voltar com mais força à câmara. Se dissessem isto, estariam sendo um pouco mais precisos.

Ao Monte
Que o Monte tem um ressentimento com o Expresso a gente já sabe e não é de hoje. Sei até de umas coisas do tempo do Vulmar, e na hora oportuna revelarei ao ex-prefeito. Também tem uma lá de São Chico quando ele deu uma gravação minha para outro veículo, atirando a outrem o direito intelectual das perguntas e da própria reportagem. Engolimos aquela boa dele. Agora, o Monte atenda de novo contra nós enviando matérias pela metade para agradar não sei a quem. E depois que recebeu títulos em nível de Estado, ficou pior. Não sabe (ou não quer) mem mandar arquivo anexo para facilitar o trabalho da imprensa. Vou ter que me reunir com o prefeito Mauro e colocar os pingos nos "is". Eu, que sempre o elogiei, e tanto divulguei aquele festival que eles fizeram em Nova Esperança, agora vou virar seu calvário. Quem diria, mas é isso aí. Eu falo o que tem que ser falado. E tem mais: a matéria sobre um ônibus da prefeitura que tombou cheio de adultos e crianças quando voltava de uma festa em alta velocidade ele nem mandou dizer nada. Sindicância na prefeitura e tudo mais. Não dará outra, farei sua caveira ao prefeito. E torno público minha proposta.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Quarta-feira esplêndida
e o Expresso enaltecido

Minha quarta-feira não poderia ter sido melhor, ainda mais quando recebo algo a respeito do nosso trabalho, como este e-mail abaixo, enviado pelo santiaguense Jayme Piva, sobrinho do nosso saudoso Túlio Piva, pessoa do mais alto gabarito e com sobra de requisitos para avaliar a postura e a qualidade do nosso matutino Expresso Ilustrado. Leiam o que ele disse e me digam se tais palavras não me farão um editor ainda mais dedicado a meus afazeres, o mesmo devendo acontecer com minha querida e valorosa equipe de profissionais, pois é a eles que estendo todas as honras contidas nas palavras de Piva.
(Na foto, eu, Rodrigo Piva, Barbela - meu querido amigo e colaborador, e o dono do e-mail).

Caro João Lemes:
Mil desculpas por escrever-te com retardo, para agradecer a maneira fidalga com que recebeste, a mim e ao Rodrigo, durante a nossa estada aí no querido pago. A demora não se deu por esquecimento ou negligência. Compromissos outros, inadiáveis, acarretaram essa delonga, pela qual me penitencio. Desejo agradecer, mui especialmente, pela divulgação feita através do nosso prestigioso Expresso Ilustrado, relativamente ao lançamento do meu livro "Aqui me Tens de Regresso", na Feira do Livro, bem como aos atos inauguratórios da Rua dos Poetas, com destaque para o nosso saudoso Túlio Piva. Foi esplêndida a cobertura realizada pelo Expresso! Nos meus arquivos, guardo com carinho aquela edição (como, de resto, todas as outras), para leitura e conhecimento da posteridade.

Dando de relho - Nosso Expresso Ilustrado está dando de relho em quase todos os seus concorrentes, na esfera estadual. Devo acrescentar que sou, por igual forma, assinante do Diário Catarinense, da Revista Saúde e leitor contumaz da Zero Hora, de Porto Alegre. Nenhuma dessas ilustrações encosta no teu jornal, no concernente a cobertura de eventos, colunistas, cronistas, comentaristas, humoristas, reportagens e isenção no trato de questões primaciais da cidadania. Quer dizer, não é por acaso que cito a poderosas RBS e Editora Abril, como parâmetros para confronto. Tanto em informes sobre saúde pública e/ou noticiário político ou esportivo, vale sobremaneira enaltecer o Expresso pelo seu elenco de assinantes, sua grandiosidade e abrangência informativa, fatos que dignificam a intelectualidade santiaguense e melhor projetam a nossa terra no cenário cultural rio-grandense.

Equipe - Teço loas a um jornal que mais se engrandece por possuir em seus quadros, de par com um dinâmico e competente Diretor-Editor, um Barbela - poeta, escritor, radialista, compositor, relator de costumes, amante da sua terra e cronista primaz - mais um Oracy Dornelles, seguramente um dos mais ecléticos artistas e inspirado vate, cuja poética é detentora de um estilo personalíssimo e profundidade que transcendem os limites da nossa vã filosofia, alçando-se aos pródromos da genialidade. Renovo meus efusivos cumprimentos, extensivos aos seus distintos familiares, colocando-me à sua inteira disposição aqui no meu rancho praieiro em Florianópolis. Jayme Camargo Piva

segunda-feira, 12 de novembro de 2007


Segunda alegre

A segunda-feira foi muito agradável para nossa equipe no Expresso. No início da tarde recebemos umas 40 crianças do prezinho da escola Heron Ribeiro, bairro Ana Bonato. Eles queriam saber como é que se faz jornal. Então, mostramos. Umas ricas carinhas que buscavam mesmo era sair na foto. Dia desses uma turminha da escola Alceu Carvalho teve que voltar para casa devido a um contratempo no jornal. Erramos feio naquela oportunidade. Pedimos desculpas, acho que foram aceitas, pois outra turma da mesma escola nos visitou de novo.
(Na foto, este que vos fala, cercado de pequenos olhinhos curiosos)

Os tupiniquins e
os bons derrotados


Programamos a pauta e de cara solicitei uma reportagem com um pessoal que pensa ter a esperteza morando junto. Me engana que eu gosto. Vamos rasgar baixeiro, com direito a charge e tudo mais. E se não nos atenderem, tanto pior. Mais tarde eu digo quem são.

Coice de mula - E o cara aquele levou um coice de mula ao perder a eleição partidária por uma avalanche de votos. Grande força que ele tem, né? E até digo mais. Seria bom pedir para o seu colega de trabalho (que é muito bom, por sinal), revisar o texto dele que vai pra net. Nesta semana eu vi por lá um "cediar". Eu também não sou manso na escrita, mas claro, sou tupiniquim... Mas se for para me formar bacharel e escrever assim, e ainda misturar política com imprensa, melhor seguir tupiniquim mesmo.

Ossos do ofício
e as demagogias

E por falar em partidários, agora o PDT tá bem louco querendo que não mexam nos ossos do Jango. Eu sei que são os ossos do ofício, mas para que desenterrar um assunto desses? Ser viúva do Brizola para tentar conquistar velhos trabalhistas e apaixonados pelo finado, tudo bem, mas querer choramingar sobre a caveira do pobre Jango, tenham dó! O cara foi grande, morreu no exílio (ou sei lá onde), mas tá morto. Parem de bobagens e deixem isso de lado. Pensem nos que morrem todos os dias por falta de bóia, por falta de um teto ou pela droga. Isso dá nojo, não os ossos do cara, lógico, mas essas baitas demagogias, não é Nequinho?

Homem da Cid - Aliás, o Neco gosta de desenterrar essas coisas. Uma vez ele ouviu o Garotinho indagar ao Lula num debate, sobre um tal imposto dos combustíveis, a CID. "Pro que foi: passou o resto do ano perguntando na tribuna: E a Cid? E a Cid?... Detalhe: nem o Lula sabia o que era. É bem como dizia meu velho tio Valdomiro: não tem o que falar, fique quieto.

Manoel Viana

E o cara de Manoel Viana, o vereador David Nemitz (PSDB) que está brabo com o jornal porque divulgou que ele deve imposto, continua ainda mais enrolado. Nós havíamos dito que ele devia 6 mil, já prescritos. Pois hoje fiquei sabendo que a conta subiu para 11 mil. Também prescritos. E como se não bastasse, talvez até perca o cargo de vereador, pois trocou de partido na data fatídica. Espero que perca mesmo! Nunca vi homem tão bocó. Faz as burradas, deixa na reta e "dispois" - como diria Sérgio Prates, acha que a imprensa é que está errada. É o nosso Renan tupiniquim.

Outono? - Um leitor muito atento a este blog mandou me avisar que eu errei ao dizer "clima primaveril", estando nós, no verão. "Não é verão, ainda", disse ele. "É outono." Obrigado pelo puxão de orelha merecido, mas se é para acertar, vamos acertar, senão teremos que fazer a errata da errata. Não é verão, nem tampouco outono. Estamos mesmo é na primavera. Até amanhã, gente.

domingo, 11 de novembro de 2007


Domingo frio
e as reflexões

Sábado, domingo, dias para ficar em casa, como bem relatei na sexta-feira. Esse friozinho primaveril, embora estejamos no verão, nos faz muito bem e nos anima a fazer algumas reflexões. Também me prestei a ficar ajudando meu filho mais velho, o Fagner, a acabar o seu jornal estudantil, tudo para ele saber que em casa de ferreiro o espeto é de ferro mesmo.

PMDB - Ainda na sexta à noite fui ao encontro do PMDB, na posse do novo presidente, o professor Oilton Betin. Revi amigos e conversei com o novo líder de um dos maiores partidos de Santiago. Por lá encontrei os amigos Diniz Cogo, Márcio Brasil, o nosso Chiquinho ali da locadora Videoclube, o Calegaro e tantos outros. Por fim, o Márcio pediu minha palavra para saudar os presentes, o que fiz com muito gosto, dizendo que o PMDB é uma grande organização, um partido maduro, e que o nosso Expresso sempre que pudesse estaria junto com seus membros para noticiar todos os acontecimentos, afinal, um partido é composto por pessoas, as mesmas que também ajudam a fazer Santiago.

Os novos - No final, Diniz brincou comigo dizendo que foi uma pena ele não estar esperando ao lado do palco com uma fichinha... É, mas brincando, brincando, Diniz e seus correligionários arrumaram centenas de filiações e o grupo jovem liderado pelo Márcio, meu ex-colega de Expresso, quem diria, cresce a olhos vistos. Saudações também para a cantora Analise Severo, (foto) que deverá fazer um rio de votos para vereadora. O meu eu nem sei de quem é, pois é cedo para dizer isto, mas estou tentado a direcionar para ela, uma pessoa que sempre admirei. E como ela está bem, com a alegria de sempre e a cada dia mais bonita. Sucesso a todos os peemedebistas e que sigam firmes em mais esta batalha eleitoral de 2008.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Sexta caseira

Sexta abafada, Expresso na rua e eu em casa me ligando nas últimas e estudando os assuntos para a próxima edição. Estava com planos de ir a Porto Alegre ver o debate do amigo Itacir contra os poderosos da OAB, mas não sei se vai ser possível. Estou um pouco cansado e também tenho afazeres aos montes por aqui. Mas de qualquer sorte, já enviei-lhe uma mensagem dando meu apoio à causa e solicitando informações posteriores ao evento.

Pêsames - Na semana que passou Santiago perdeu a dona Mariza Gavioli Ercolani, que caiu numa escada e bateu a cabeça. Ela era irmã do meu amigo Juarez Gavioli, lá do Pesqueiro Chapadão. Foi uma dor irreparável para a família, ainda mais quando são todos muito unidos. Envio meus Pêsames a eles.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Veterano do PMDB
bota a boca no mundo

Tudo está sendo finalizado aqui no Expresso para que Santiago e região tenham mais uma superedição. Muitas notícias cabeludas, como diria um amigo lá de Cruz Alta. Teremos também a já comentada entrevista com um antigo membro do PMDB, que senta a ripa no ex-prefeito Vulmar, o acusando de ter rachado o partido. Ele também fala que é importante as ditas coligações, pois em Santiago, sozinho, ninguém ganha de ninguém. Curiosos para saber quem disse tudo isso? Aguardem a sexta-feira.
Charge - Uma charge muito boa envolvendo o Sandro Palma e o Vulmar Leite arrancará boas risadas da população. Como não posso mostrar a charge, mostro o seu título: "De Olho no Leite". Gostaram? Só não se lambuzem!


Tropa de Elite

Saiba tudo também sobre o motoqueiro que atropelou um policial militar, o colocando no hospital. O major Chaves ficou revoltadíssimo com a situação e disse que é preciso mesmo haver uma tropa de elite para combater a criminalidade, cujos sujeitos, não respeitam nem a lei ou seus representantes.


Reflexões
com o Prates

E para encerrar minha fala de hoje, lanço uma provocação ao meu querido amigo e ex-colega Júlio Prates. Lembra, Júlio, quando tu defendia o Bonotto para prefeito e eu dizia que o candidato certo seria o Ruivo? E que na esquerda o Vulmar e o Diniz eram os mais indicados? Também disse que Sandro Palma não dá nem largada. O homem promete demais e já se enroscou tanto no PP como no PMDB. Seu partido tem meia-dúzia e terá apoio de outro com menos gente ainda. Vai chegar aonde? Me responda, meu caro amigo jornólogo. Um braço.
Especialidade: ficar sem comer
E por falar em Prates, agora do outro, o vereador (à direita na foto). Ouvi ele falando na Iguaçu que está há 10 anos à frente da Ataps - Associação dos Aposentados e Pensionistas, e queria que alguém aparecesse para concorrer, "pelamordedeus". Até agora não sei do resultado da eleição. Nem sei se houve outros concorrentes. Mas duma coisa eu sei: Prates diz que até nem come quando está carregando alguém doente e que trabalha de graça, inclusive no seu restaurante popular, agora informatizado, com um computador. Olha, gente: trabalhar e não ganhar até aceito, mas ficar em comer? Sinceramente, é muita demagogia! E se ficou sem comer, não precisa dizer isso publicamente. Melhor seria comer um bolinho de "semancol" com um chazinho de "te fraga".
Tenham todos uma boa noite!

EM TEMPO - Prates continua na direção da Ataps, venceu com chapa única, a qual teve quase mil votos.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Poucas e boas da tarde

Tarde da noite e ainda estamos aqui, dê-lhe montar página no Expresso para a edição de sexta-feira. Como de costume, muitos elogios e as tradicionais ripadas neste ou naquele, afinal, um jornalista não vive se não achar um osso para roer. E para variar, mais um exemplo de má educação veio de um Minussi. E foi lá na usina de lixo. O cara não queria deixar o Tabordão falar com os recicladores e ainda indagou quem havia mandado ele lá, como se fosse preciso pedir permissão para a dondoca para tirar fotos em propriedade pública. Essa tal de cooperativa vai mesmo de mal a pior. Bem que dava para abrir a caixa preta dela e ver por que estão atrasando o pagamento do pessoal. Quanto à Luca, temos várias cartas falando do atraso na grana, mas não divulgamos esperando uma resposta do Caio que até agora não veio. Mas vem, deve vir.


Homem do PMDB
está muito raivótico

No X da Questão, uma entrevista daquelas. Um político forte e bem armado em credibilidade senta a pua nos aproveitadores da política e diz, sem medo, que tudo virou balcão de negócio. Pelo jeito, ele é contra o Dr. Vulmar, e o acusa fortemente de ter rachado o PMDB. Esperem para ver o estouro da boiada. O cara cuspiu fogo para valer. Quanto a mim, vou peleando com a sorte, como diria Jaime Pinto. Por falar nele, um abraço ao amigo Paulo Pinheiro, grande comunicador da Santiago e ao meu amigo Jones Diniz, outra grande figura. Logo, logo estarei dormindo o sono dos justos, mas pela tarde estarei a postos para dar continuidade aos afazeres no Expresso e, quem sabe, contar algo mais a vocês.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Viagem a Cruz Alta


Olá, amigos. Depois de um final de semana viajando, cá estou. Andei por Jóia, Cruz Alta... (vejam essa foto que tirei da bela paisagem da região). Infelizmente não pude ir a Cel Bicaco, terra onde nasci. Pretendia buscar subsídios para o livro na minha antiga morada, mas não deu. Já em Cruz Alta juntei muito material. Até sobrou. Fui ao colégio interno onde passei alguns anos (hoje só existe o prédio), revi vários amigos de jornada e até conversei com meu ex-chefe, um sujeito que vai ocupar boa parte da história que contarei no livro. Estando em Cruz Alta, também dei uma esticada no meu amigo do coração, o César Dors, aquele jornalista que trabalhou conosco no Expresso e que precisou ir embora porque estava com leucemia. Foram horas muito agradáveis. Conversamos bastante, brincamos, rimos, bebemos (ele não), só eu e o Tonho, colega e amigo que também me acompanhou na viagem.


Almoço em família
num dia memorável

No domingo almocei com minha mãe, com meu único irmão e minha filha Fernanda, que também me fez companhia na jornada. Na foto, a Fernanda, minha mãe (Elvira) e este blogueiro. À tarde me reuni com os amigos de tantos anos. Foi uma aventura em busca das memórias do passado. Um mergulho na época que mais me diverti e mais passei trabalho no trabalho. Uma luta da qual colhi tanta coisa boa, até mesmo para alicerçar essa minha profissão de jornólogo, como diria o Júlio Prates.

O retorno

Retornando a Santiago encontro uma extensa pauta de matéria a ser cumprida. Assim, lá vamos nós para os teclados e dê-lhe apertar as letrinhas. Muita coisa para ser tirada da cabeça e ganhar lugar nas páginas do Expresso da próxima sexta. Gostei da última edição do Expresso. A matéria da Clair Pereira, a do visitante de cemitério ganharam destaque, não menos que a do trânsito, assunto que os vereadores voltaram a debater nesta segunda-feira na câmara.

Câmara na
mesmice

Enquanto fazia esteira na academia Sigma eu ouvia a sessão da Câmara, um castigo de todas as segundas. Teve troca de farpas entre Bianchini e Prates, e foi só. O resto entoou a mesmice, repetindo até os erros de gramática, a exemplo do vereador Nélson Abreu, que além de nos fazer cansar com o discurso da Rua dos Poetas, nome que ele deu de fato a Santiago através de um projeto, ainda inverteu as bolas de novo, dizendo: "A 'porção' mágica da vida". Alguém, por favor, avise o homem que é "poção" (preparado potente, de poder) e não "porção", que significa quantidade. E a Nara, só fica no "com certeza" e no "onde", "onde"... Eles adoram trocar "onde", por "quando". Oh, meu povo!!!! Bem me disse o meu amigo Taborda: "Quando é que essa turma vai dar o lugar para outra"?


Denilson:

(Como não deu pra passar o e-mail ao Denilson, o aviso aqui mesmo. Abra o João 05 - tua pauta está lá em "09 de novembro". Bom trabalho. À tarde teremos mais assuntos para você verificar, meu galo cinza).

sexta-feira, 2 de novembro de 2007


Os finados

Hoje é Dia de Finados, dia para a reflexão, relembrar quem partiu... Mas o mundo não pára, não é mesmo? Dejahoje ainda fui ali no Posto Esso abastecer e vi aquela galera se divertindo, com sons em altos brados e cerveja. Nada muda, nada estraga a rotina dos nossos jovens. Só os mais velhos é que cultuam a tradição de ir ao cemitério. Eu nem fui, porque lembro dos mortos de uma outra maneira. Meu pai morreu com 38 anos, eu tinha 4 ou 5. Avós eu não tenho mais. Também já perdi muitos amigos, mas não os esqueço. E não preciso ir ao cemitério para pensar neles. Respeito quem vai, e vez por outra até vou também, mas não no Dia de Finados. Fico no resguardo do lar a pensar e a refletir à minha maneira.

Gostos políticos

Na última quinta-feira, estava encerrando a edição do Expresso quando avistei nos arquivos das fotos semanais esta que aí está. Vários partidos reunidos e tentando costurar coligação. Vemos aí o inquietante prometedor Sandro Palma, o sóbrio e esperto Vulmar Leite, meu querido amigo Kinho e, lógico, o meu sogro, o seu Mário. Grande Mário Siqueira. Ele adora uma reunião política. Eu também gosto, mas só para poder falar publicamente depois. Até parece estranho o meu sogro estar tentando fechar coligações com este ou aquele e eu assistindo. Mas é a verdade. Só assisto e ele pouco me conta sobre os fatos políticos. Também não pergunto. Não sou contra mas também não o apóio. Fico neutro. É gosto dele e, mesmo que não vá muito bem, gosto não se discute. E o que é de gosto, regalo da vida.

Obs. Amanhã não estarei em Santiago (acho). Pretendo ir em busca de subsídio para meu livro. Vou retornar a Cel Bicaco onde nasci, onde meu pai morreu, onde começou minha história. Na semana que vem trago as novas. Tchau.