sábado, 5 de abril de 2008

Um mergulho ao passado

Depois de mais uma edição de nosso Expresso Ilustrado, mal descansamos na sexta-feira e já caímos na estrada de novo. Destino: um legítimo mergulho ao passado. O meu passado. Tendo como passageiro o velho amigo e companheiro de tantas jornadas, Márcio Brasil, percorremos 200 km e picos. Já visitamos alguns amigos e após o jantar, escrevo essas linhas. Sei que a curiosidade de vocês, leitores, é pelo motivo dessa viagem, que só terá fim quando estivermos em Santa Catarina. Ora, para quem não sabe, ou esqueceu, alerto: é o bendito livro, que nos fez cair na estrada. Afinal, a URI será a editora, cujos encarregados da edição querem o final da obra. Então, lá se vamos.

Transcurso- No caminho, ouvimos e ouviremos declarações de uma dezena de pessoas, ex-chefes, como é o caso do Vitalino Morini (Chico) dos tempos do Diário Serrano, hoje meu compadre. Alguns amigos, conhecidos e, finalizando, com as reminiscências de minha infância. Pois em Santa Catarina, está o meu tio Valdomiro, que após longa pesquisa na Internet, eu descobri. Para a minha tristeza, soube já que é um alcóolatra. Mas, para a minha alegria, poderei relembrar os momentos de carinho que tive ao seu lado até os 14 anos de idade. Valdomiro é uma das figuras centrais do meu livro e preciso ouvir dele algum resquício que tenha escapado à minha memória.

Flagrantes da viagem:
Em Ijuí, fizemos uma parada rápida para um lanche e abastecimento de água, no famoso Posto 44. Também bebemos alguma coisa (eu só Coca-Cola, viu Suzana).











Lá, encontramos alguns amigos de Santiago: o Marcelo, o Diogo, a Janaína e o Jaimar, com o mesmo destino que o nosso: Santa Catarina. Mas, enquanto rumamos para Mondaí, eles vão à Chapecó fazer o concurso para delegado de polícia.








Revendo o compadre, amigo e ex-chefe do jornal Diário Serrano, o Chico. Foi no Diário que iniciei a minha trajetória jornalística.












Eis uma foto do prédio do jornal Diário Serrano, onde comecei a minha vida jornalística.

Há pouco, por volta de 21h, jantamos e estamos nos dirigindo para encontrar o Jairo, velho amigo.

Nenhum comentário: