terça-feira, 7 de outubro de 2008

A eleição da "mudança"


Mudança, essa foi a palavra mais falada nessas eleições. Pena que poucos devem ter perguntado ao povo se ele queria que mudasse. Eu mesmo, sempre questionei esse negócio de fábricas que acabariam trazendo mão-de-obra de fora (é preciso qualificar primeiro) e em dois tempos, os bolsões de miséria estariam formados, fora do alcance do poder público. Aí, adeus sossego, como acontece em Rio Grande, Pelotas, Caxias, cidades superdesenvolvidas à base de suas gigantescas fábricas.

Mudanças II - Que isto sirva de lição: antes de prometermos mudanças, perguntaremos se o povo as quer e, sobretudo, de que forma elas virão. Que a tal mudança não seja apenas o ato de trocar gente deles pelas nossas. Agora, com a eleição terminada, bandeira enrolada, caras felizes, outras amarradas, o que fica é a ressaca pós-pleito, vomitando justificativas. "Fulano não me apoiou... se eu tivesse mais dinheiro... meus votos migraram... a mídia me prejudicou..." Na próxima, vamos começar a mudança por nós e, quando nos rejeitarem nas urnas, agiremos sem recalques, sem justificativas à toa. Apenas diremos: "fui rejeitado pelo povo". Pronto!

Nenhum comentário: