quinta-feira, 29 de maio de 2008

Obrigado, vereadores

A equipe do Expresso está de alma lavada. Depois do sucesso da festa dos 15, todos ganharam mais uma homenagem na Câmara de Vereadores, numa proposta de Diniz Cogo (aí está, na foto, discursando), que num ato louvável, reconheceu a importância do Expresso para toda a comunidade regional. Agradeço também aos demais vereadores que lá estavam: Accácio, Franquilim, Cláudio, Bianchini e Nequinho, este último, presidente do Poder Legislativo e que nos brindou com um eloqüente discurso, típico dos grandes comunicadores.

Mas que figura!
Antes da sessão iniciar, esses bonecos, retratando Sandra, da Suzana e minha estavam dispostos à frente do plenário. Assim que o assessor de gabinete senhor Paulo Rosado entrou no recinto e avistou as emblemáticas figuras, tratou de dirigir a palavra a um dos meus colegas que já estava bem acomodado em sua cadeira.
-Ah, mas vamos ter que tirar isso daí. Aqui, não - teria dito ele. O rapaz nem deu bola, apenas reiterando que as tais figuras tinham sido colocadas lá pela mão de outro colega seu, portanto, não seria ele a proceder em tal ação contraditória. Nisso entra o presidente Nélson Abreu e mostrou categoria, afirmando que as figura poderiam sim, fazer parte do cenário. Não tenho nada contra o dr. Paulo e prefiro acreditar que ele também não tenha contra mim e meus colegas. O fato dele querer retirar as nossas figuras da sala, trata-se de mera formalidade e não e se prende a nenhum resquício do passado. Não é mesmo, dr. Paulo?







quarta-feira, 28 de maio de 2008

Expresso segue em festa

Estou muito feliz com repercussão positiva do meu livro e agora mostro a vocês um ângulo da festa, só para verem como o pessoal da decoração (Mara - Armazém das Flores) caprichou para o debut do Expresso. Agora, vamos para a Câmara porque, graças a uma proposição do vereador Diniz Cogo, o Expresso vai ganhar uma sessão solene, alusiva ao seu aniversário. Obrigado a todos os vereadores por terem aprovado a idéia, e obrigado especial ao Diniz Cogo.

domingo, 25 de maio de 2008

Dever cumprido


Só à meia-tarde me despedi dos amigos e familiares que me visitaram em função do lançamento do meu livro (João Lemes - 20 anos de jornalismo) e do aniversário do Expresso. Nas últimas duas noites, dormi pouco, acordando cedo para observar os preparativos da festa que aconteceu sábado no União. Agora, após reler partes do livro, é que percebo que de fato o evento já ocorreu e que meus escritos já foram lançados, com uma vendagem recorde já no primeiro dia: cerca de 200 exemplares vendidos numa noite. Amanhã é levar o livro para as bancas e ver o que acontece, sendo que os primeiros frutos já estou colhendo e sinto que a repercussão será boa, por isso, agradeço a todos os que foram à festa e que lotaram o clube, fazendo-me crer que o Expresso e nossa equipe realmente conquistaram Santiago e a região. Valeu, pessoal. Aguardem a edição especial, com mais de 100 mensagens em homenagem ao jornal, outra edição histórica. Até lá.

sábado, 24 de maio de 2008

Vem pra Festa!

Hoje o Expresso Ilustrado vive sua data magna, pois festeja seus 15 anos logo mais à meia-noite, na virada para o dia 25. Antes porém, a partir das 20 horas, estaremos recebendo a sociedade de Santiago e da região para marcarmos essa data, assim como marcamos muitas páginas na vida de muita gente. Além de recebermos a sociedade regional, entregaremos 50 láureas aos Amigos do Expresso, gente que nunca mediu esforço para ajudar, incentivar e acreditar em nosso trabalho. E a parte mais importante, para mim, será a realização de outro sonho, a concretização de um trabalho que durou vários anos e que foi concluído em apenas 9 meses. É o livro João Lemes - 20 anos de Jornalismo. Nele eu traço um paralelo entre a minha vida e a do próprio jornal, abordando fatos marcantes que assinalaram nossas páginas ao longo desses 15 anos. Então, até daqui a pouco.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

URI em festa
A semana está de novo mais do que agitada. É festa para todos os lados. Aniversário da URI (16 anos), Debut do Expresso... No último sábado tive o privilégio de compartilhar com os diretores da URI, a nossa querida universidade, os seus 16 anos. Meu recado aos professores e diretores Clovis Brum, Saleti Reolon e Francisco Gorski. A festa estava maravilhosa! Na segunda-feira os alunos e professores degustaram o bolo gigante, que aí na foto está sendo servido pela professora Saleti Reolon, pessoa que muito lutou por essa entidade. Um grande abraço à senhora, professora, e obrigado por ser leitora deste espaço.

Debut do Expresso
E neste sábado será a nossa vez, a vez do Expresso, que fará sua festa de 16 anos de fundação: o Debut do Expresso. Na oportunidade, a Sandra e eu, mais a equipe coordenada por ela, estaremos homenageando 50 amigos do nosso jornal. Também faremos o lançamento do meu primeiro livro: João Lemes - 20 anos e Jornalismo - autobiografia de um autodidata. Espero vocês para mais essa enxurrada de emoções com o musical Casablanca.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Eu também grito...
Santiago conheceu os projetos da nossa dama da cultura, a secretária Mônica Leal. Ela ficou mais de dois dias em nosso convívio, semeando alegria e apregoando seu slogan: "A arte de incluir pela cultura". Concluímos que Mônica não pestanejou em seu novo ofício. Num tapa, uniu sabedoria e força de vontade, fazendo o que muitos também fariam, mas só se tivessem dinheiro em caixa.

...fica, Mônica!
Agora, que o barco segue o rumo da verdadeira cultura, surge a possibilidade dessa secretária trocar o belo trabalho pela campanha de vice-prefeita em Porto Alegre. A contragosto do seu partido, o PP, nasce outro slogan: "Fica, Mônica"!, outra prova de que a pessoa certa está no lugar certo. E é lá que deve permanecer, por isso, também grito: Fica, Mônica, fica!





sábado, 10 de maio de 2008

Sábado do descanso

Há horas eu não tinha um sábado só pra mim. Esperem, antes que vocês digam que sou egoísta, explico: quando digo só para mim, quero me referir aos meus familiares, pois eu não seria eu sem eles. Como diria Jayme Caetano Brau, "Se me tiram um pedaço, não sobra nada sem mim."

Debut do Expresso
A tarde foi ainda mais proveitosa. Pude descansar e reorganizar a cabeça para conseguir pensar numa superedição (é assim mesmo, o super não vai separado) dos 15 anos do Expresso. Falando em Expresso, tenho que falar do meu livro, ainda mais com a boa expectativa que vem se criando em torno dele. Já estou com vários exemplares vendidos, antes mesmo de ter o produto em mãos. Penso que isso se chama "boa expectativa." Meus agradecimentos a todos que acreditam na gente. E aqui deixo registrado um abraço ao professor e advogado Miguel Garaialdi, outra presença confirmada no lançamento do livro, dia do Debut do Expresso - 24 de maio.

Miguel Marques
Logo mais irei ao show do meu amigo Miguel Marques, lá junto ao pessoal do Jockei Club. Por mais que tenha escutado seus discos à tarde toda, sempre é bom ouvi-lo ao vivo, pois é a melhor voz desse Rio Grande velho de meu Deus.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Santiago, sede da cultura



Secretária Mônica Leal está na cidade
A secretária de Cultura do Estado, jornalista Mônica Leal, está em Santiago desde quinta-feira, 08. Trata-se da descentralização da secretaria, pois ela quer ouvir a todos e saber das necessidades culturais de cada município. Outro objetivo é prestar contas do seu trabalho, mostrar projetos e esclarecer dúvidas da população. "Os recursos não são muitos, mas queremos aplicar o que temos em bons projetos, principalmente para os do interior do Estado", observou ela durante entrevista à Rádio Iguaçu FM.

(Na foto: Mônica Leal com a equipe da Iguaçu FM e com o seu Irmo Sagrillo, provedor do Hospital de Caridade)

Programação - O roteiro a ser cumprido por Mônica é extenso. Desde palestra na Câmara, visitação a vários departamentos ligados à cultura, entrevistas. Nesta sexta-feira Mônica é convidada especial para o Concerto de Outono, que vai acontecer a partir das 20 horas no Círculo Militar, onde artistas locais e regionais estarão mostrando sua arte ao público, a exemplo de Ruy Armando Gessinger (violino) e Mário Meira (harpa), de São Luiz Gonzaga, Criança Feliz (Santiago) e da banda do Exército (Fanfarra).


Jantar com celebridades
Agora, que já encerrei o jornal, com muitas bombas para esta sexta-feira, vou me preparar e assistir à palestra de Mônica Leal lá na Câmara e, mais tarde, terei o prazer de jantar com ela e o meu amigo Ruy Gessinger. Vamos trocar idéias e, claro, falar um pouco do que é fazer imprensa aqui no interior, pois ela é jornalista e conhece muito bem essa árdua lida. Amanhã eu volto a este espaço. E não esqueçam: dia 24 estarei lançamento meu livro na festa dos 15 anos do Expresso, no clube União Santiaguense. Vou aproveitar e fazer um convite à dama da cultura gaúcha.

domingo, 4 de maio de 2008

Chatura de domingo

Perdoem-me por ter ficado tanto tempo fora do ar, mas o trabalho não me dá trégua e, quando dá, estou muito cansado, sem querer ver computador por um bom tempo. Nesta segunda é derradeiro: encerro o livro e mando tudo para a gráfica. Só faltará detalhes da capa, a qual, já está na mão do meu grande amigo Paulo César Cipolatti - PC - .

Passei todo o domingo revisando, repassando as correções a cargo do Froilam (seu nome é bem assim). O final da palavra estava com "n", no livro, e ele mudou para "m". Mudou, também mudei! Recado a você, amigo.

Hoje à tarde inventei de ligar a TV. O Gugu passou o tempo todo vendo uma casa para uma família. O que sobrou, ele complementou o torra-torra do nosso saco com uma filha que passou 10 anos sem ver a mãe.

A Globo passou o dia com o Faustão e, para variar, ele trouxe a turma da novela e tome propaganda. Depois, no Fantástico, fora os travecos do Ronaldo, só sobrou o caso Izabela e do outro detrator de parentes, lá da Áustria. Vou fazer o seguinte, agora: assistirei a um filme, depois pego no sono (se tudo correr bem) e, quando finalmente asses casos terríveis tiverem desfechos, me acordem. Fui!!!!