domingo, 15 de março de 2009

OBRIGADO, DR. RUY.

Suzana, eu, Moisés, Ruy, Maristela e Sandra; nos campos da Pecuária Gessinger.

Não ando no mundo atrás de reconhecimento, mas quando ele acontece, minh'alma se encharca de emoção, ainda mais quando as palavras oriundam de um mestre do Direito, de mestre em fazer amigos, de um mestre da vida...

Dr. Ruy: a cada dia me emociono mais com tuas sábias palavras e, por elas, aflora o compromisso de seguir honrando a família, os leitores do Expresso e colunistas de tua iguala, mais a legião de amigos que tenho.

E, agora, compartilho com meus leitores as palavras do amigo Ruy sobre minha pessoa, as quais, divido com toda a equipe do Expresso, especialmente com a Sandra, com a Suzana e com o Taborda, também responsáveis pelo sucesso de nós todos..

TEXTO DE RUY GESSINGER
(publicado em seu blogue: a seguir)


A visita dos dois meninos pobres

Aproveitei o sábado muito bem. Levantei às 5 horas, tomei chimarrão e às 6,30 já estava de a cavalo ajudando a levar 37 vacas com cria, recém adquiridas, para uma rica de uma pastagem, uma boa aguada, bastante sal no cocho. Depois, uma olhada nos açudes que estão sendo construídos. Tenho 25, sem contar as sangas com suas matas ciliares. Terminada a lida, o almoço, a sesta e depois a leitura , com a SKY ligada no canal 331 ( música erudita). Às 17 horas, aproximam-se dois carros, passam o mata-burro e ingressam na estância.Era os dois meninos pobres. Um deles, legítimo gaúcho , contou-me sua vida. Família de quase uma dezena de irmãos, ao fazer 14 anos o pai lhe disse: comida posso te dar por uns tempos, mas acho que está na hora de te virares. O rapaz saiu de casa e foi trabalhar na Estância que hoje é da dra; Maira Visintainer. Fez de tudo o que um peão faz. Depois, abriu um pequeno comércio. Quando Unistalda se emancipou, era um dos mais entusiastas. Sempre agindo pelas beiradas, elegeu-se vereador, representando o povão, segundo ele mesmo diz. Sentindo-se bem no meio do pobrerio, foi se aprimorando até ser lançado candidato a vice-prefeito. Eleito, cumpria expediente na Prefeitura, sempre correndo e atendendo a pleitos e pedidos. Depois tornou-se o prefeito de Unistalda: Moisés Gonçalves. O outro menino pobre, um lourinho com cara de alemão, fugiu de casa, levou tombos na vida, todos narrados em um fantástico livro ,até que aportou em Santiago, com uma mão na frente e outra atrás. Visionário, sem dinheiro, nem relações, nem passado político, meteu-se e criou um jornal, para gerais risos de mofa. Pois o jornal foi crescendo e se impôs em toda a região. Hoje é leitura obrigatória de milhares de habitantes. Chegava na estância o João Lemes, com sua família. Coloquei o dono do Expresso Ilustrado e o Prefeito de Unistalda a pé na caçamba de minha Ranger e saí pelos campos a lhes mostrar meu plantel de Angus e Brangus, ” capa de revista”, exemplares que adquiri de dona Carla Nemitz, que liquidou sua cabanha.Percorremos os pastiçais e as invernadas, olhando esses monumentos de genética. Moisés , flor de campeiro, explicando as pelagens e manhas do campo ao Lemes. Este, por sua vez, vislumbrando grandes possibilidades de negócios e promoções. Finda a recorrida, com visitas até a ruínas de currais de pedra no meio do mato ( parece que do tempo dos jesuítas), voltamos para as casas, onde nos esperava um cordeiro assado.Nesse meio tempo tinha chegado o baita cantor EDSON VARGAS, acompanhado de Guilherme e seu violão.A tertúlia seguiu até a madrugada, com todos cantando ou dizendo versos.A Estância amanheceu dourada sobre um fundo azul, engalanada pela visita dos ex meninos pobres e dos artistas. Ex meninos pobres que não ficaram chorando a má sorte, nem foram pela vereda do crime.Meninos exemplos para a região, o Estado, o País e o Mundo.

Nenhum comentário: