terça-feira, 19 de maio de 2009

20 anos de jornalismo


Mais do meu livro

A pedido de alguns leitores, vez por outra coloco partes do meu livro 20 Anos de Jornalismo aqui na telinha para que todos possam saber mais a meu respeito, e sobre os que me rodeiam. Boa leitura.


INTRODUÇÃO:
Surge o desejo... contar minha vida

São 19h:30min. Nove de setembro de 2007. Talvez esta data signifique pouco, quase nada, mas tem tudo a ver comigo. Hoje é o dia em que decidi documentar um pouco dos passos que dei ao longo de quarenta e poucos anos. Meu objetivo é deixar alguma coisa palpável sobre minha trajetória, a qual está atrelada ao maior fruto que colhi na vida, depois da minha família: o Expresso Ilustrado, jornal que fundei em 1993, e que festeja 15 anos. 

Neste período não faltaram noites maldormidas, outras sem dormir nada, tudo para hoje festejar o sucesso de um semanário que mudou o jeito de se produzir notícia em Santiago, rompendo uma abstinência de jornais (com periodicidade correta) que se estendia por muito tempo. O início foi difícil, como é o começo de qualquer coisa que se projete para ser grandiosa, mas agora, após estes anos todos, digo com sinceridade que a maior recompensa é saber que o Expresso Ilustrado praticamente reacendeu no povo o hábito da leitura. Mais: constitui-se não só num meio informativo e educativo da região, como também tornou-se, para muitas famílias, o único veículo impresso a entrar em seus lares. 

Este livro é o retrato de alguém que lutou muito. Não para mudar conceitos de comunicação, e sim para fecundar um jornal e sustentar a si próprio e quem o rodeia. De brinde, graças a minha Santiago, consegui ir além dos tabus e ser acreditado pela atual conjuntura, na qual o rótulo vem antes da própria pessoa. Sem base familiar adequada, sem muitos recursos financeiros, segui determinado. Minha impulsão talvez tenha sido o descrédito de quem me via sonhando, tentando me apresentar como um ser comum, mas revestido de muita vontade de aprender e diferenciar-se dos  incrédulos. 

Sob o jugo dos que se achavam poderosos, cresci como pessoa e como profissional. Convivi com muitos, aprendi com poucos e me formei no mundo. E aqui estou empilhando palavras e tentando fazer as pessoas acreditarem que todos podem  - quando querem poder -,  quando pensam num rumo e não se afastam dele por nada. Uma vez li esta frase e jamais esqueci: “Descubra o que o torna competente e siga em frente”. Nunca procurei fazer o que gostava, procurei gostar do que fazia e descobri o gosto pela comunicação, levando em conta que desde cedo cantava, declamava, imitava e conversava mais que o homem-da-cobra. Então, achei algo para aplicar minhas habilidades comunicativas e conhecimentos mundanos. 

Nos anos que antecederam minha vinda para a Terra dos Poetas, só não comi o pão que o diabo amassou porque não acredito que ele exista. De resto, enfrentei tudo junto da família e de alguns escassos amigos. Neste documentário entrego a vocês um resumo das passagens mais engraçadas, mais tristes, mais alegres de minha vida; desde a amarga infância até as páginas históricas do Expresso Ilustrado. Espero que gostem da leitura. Ela traz fatos emocionantes e vai envolver a todos os que me cercam mais de perto. A escrita não é a mais didática. Segue a forma usada na edição do Expresso Ilustrado, estilo que me identifica.

Os fatos aqui narrados são investidos de toda a minha sinceridade e, caso algo não esteja de acordo, terá sido por mera falha de memória, minha ou de alguma testemunha. Espero que os fragmentos, revelando meus erros e acertos possam agradar ao público leitor e que, acima de tudo, estimulem meus três amados filhos, pois antes de qualquer conquista, é a atenção deles que almejo. Não adianta sermos um herói para o mundo se não somos dignos da admiração da nossa própria família. 

Nenhum comentário: