sexta-feira, 31 de julho de 2009

20 anos de Jornalismo


Leite de saco
- Eu odeio leite de saco! Odeio!
Seguidamente a tia Otelina repetia esta frase e outras mais, sempre dizendo não gostar disso e daquilo. Detestava mortadela porque era carne de cavalo, não gostava de ki-suco por ser artificial. Já, eu, adorava. O mais saboroso era o de groselha. Ficava pensando: groselha é fruta? Eu nunca vi uma. Não tinha o que eu não gostasse. Também, acostumado a catar frutas do lixo (aquelas com um lado não-estragado). Mas a tia era “partista”. Não gostava de tantas coisas. Pobre e cheia de nove horas. Leite de saco, então, era um crime se entrasse lá em casa. Quando batia nela a vontade de saborear um leitinho, sempre sobrava para mim.

- João! Joãooooôô! Onde tu tá fincado?
Senhora, tia?
“Deusulivre” se a gente não a tratasse assim. “Por senhora”.
-Vá buscar leite. E me traga leite de vaca. Eu tenho nojo de leite de saco. É pura água!
E lá me fui. Num lugar longe a “dar com um pau”. Para lá da vila Kun, num sítio. Chegando lá, a dona da vaca me disse que não havia mais nada. Que vendera o último litro para uma vizinha. Desanimado, voltei embora pensando.

- Se eu chegar sem nada, ela vai dizer uma porção de bobagens. Que eu não fui lá no sítio por pura preguiça e ainda vai me bater ou mandar de volta.
Mas deixa estar que, na dobrada para minha casa havia um bar e eu resolvi chegar. Ora se a tia iria saber que leite era aquele que estava levando, se era de vaca ou de saco. Comprei um saquinho. Foi aí que eu soube que um litro não era bem um litro, pois eu despejei tudo no litro de vidro e não encheu. Faltou um “tantinho”. Me fui embora. Ao chegar, a tia me recebeu com um sorriso, coisa rara naquele rosto.

-Que bom que me trouxe o leite. Ainda achou?
-Achei! A vaca deu pouco, mas graças a Deus, ainda deu para quase encher o litro.
Disse aquilo com medo. Já pensou se ela cisma que eu tivesse bebido um gole? Nojenta como era, não iria querer nem encostar na boca. Mas não. Ela se convenceu da minha mentira e de vereda serviu um copo. Bebeu todinho, olhou para o litro e disse:
-Aaahhhh! Que coisa boa! Desses que eu gosto. Detesto leite de saco!


Nenhum comentário: