sábado, 7 de novembro de 2009

20 Anos de Jornalismo


Os Melhores do Ano
e Ronaldinho Gaúcho

A nova redação, agora na rua Benjamin Constant, tinha ficado excelente. Nem de longe se comparava às duas peças em frente à Rádio Santiago. Naquele novo e amplo espaço, não me agüentei e resolvi que a Suzana e eu deveríamos nos mudar para lá, ocupando umas quatro peças que sobrariam após uma melhor divisão. Ela discordou, mas eu era impossível com minhas idéias.


Depois de colocar algo na cabeça, tinha que ser. De fato foi. Mudamos para a redação ainda em 1997. Meu objetivo era economizar aluguel, morar no centro e poder trabalhar mais, uma vez que agora estava sempre dentro do jornal. A recepção, depois do expediente, virava a sala de visitas da casa. Também podíamos usar o telefone e ser localizados mais fácil.

Mas voltando um pouco no tempo, lembrei que um dia fiquei muito feliz em receber o prêmio de jornal mais lido de Santiago, graças à pesquisa de opinião a cargo da empresa Embopp. Junto com a Sandra, ficamos a imaginar como aquele senhor fazia tal pesquisa e a grande festa de premiação, se nem veículo de comunicação ele tinha para divulgar os agraciados.


Matutando sobre isso, numa bela manhã, chamei a Sandra e disse:
-Ora, se aquele cara faz esse tipo de festa, paga para publicar tudo e ainda leva dinheiro de Santiago, por que nós não poderemos fazer igual a ele? Ou, quem sabe, até melhor? Que acha de encararmos esse desafio?
A Sandra pensou um pouco e perguntou qual o nome do prêmio que iríamos oferecer.


Como detesto coisas manjadas, respondi que precisava ser algo inédito, diferente, ousado, direto.
- O que acha de "Os Melhores do Ano"? - Indaguei.
- Beleza! Ótimo! Por mim, o nome está aprovado!
- Feito! Vamos colocar a pesquisa na rua e ver no que dá - sentenciei.
Ainda era 1997 quando tivemos essa idéia. Iniciamos a pesquisa e, dentro de alguns meses, tudo estava pronto. A finalização dos dados estatísticos teve a tutela de Júlio Prates, nosso companheiro que ainda se mantinha no jornal. A festa seria em janeiro do ano vindouro.

Virou 1997. Seguimos a rotina com nosso Expresso, registrando tudo, inclusive que a dupla Toninho e Chicão assumira a prefeitura. Nesse mesmo mês, também acontecia o Torneio Internacional Romeu Goulart Jacques, hoje Copa Santiago de Futebol Juvenil. Por certo, naquele ano, Santiago teve o privilégio de conhecer e assistir ao craque Ronaldinho Gaúcho brilhando com exclusividade para todos nós. Via-se ali, no estádio do Cruzeiro, os dribles fenomenais, os gols e tantas outras facetas do craque que iria despontar para ser o melhor do mundo.

A festa Os Melhores do Ano já tinha data e local, mas parecia que faltava algo. Então, lancei a idéia de fazer outra pesquisa junto ao estádio para saber quem era o atleta destacado pela boca do povo. Não deu outra. Ganhou o senhor Ronaldo Moreira, o Ronaldinho, com larga vantagem.


Dessa feita, unimos o útil ao agradável. Enfeitamos nossa festa com alguns convidados especiais da direção do Grêmio Porto-Alegrense e, de quebra, o craque tricolor marcou presença no evento, que ocorreu no Círculo Militar. Como o espaço não chega nem perto do que os Clubes União e Grêmio (GSSGS) oferecem, o salão ficou completamente lotado.

Quando Ronaldinho e a comissão do Grêmio chegaram à festa, todos os lugares já estavam ocupados. O jogador ficou em pé, próximo à porta, esperando um lugar para acomodar-se e, enfim, receber o prêmio de Melhor do Torneio, que nada mais era que um modesto diploma certificando a pessoa ou empresa que ela era a melhor do ano em seu segmento. Recordo que o promotor daquela época era o Fernando Butini, um colorado fanático. De cara, ele mexeu comigo.


Ao me ver sair despencando atrás de cadeira e mesa para os gremistas, largou uma pataquada:
- É assim, João Lemes? Vai correr para puxar o saco desses gremistas? Deixa eles em pé mesmo - disse ele em tom de brincadeira. Levei na esportiva, aliás, gostei da flauta. Era uma honra sentir a provocação dos colorados por causa daquelas ilustres figuras em nossa festa.


O vice-prefeito Chicão, que somou-se às demais autoridades, foi quem entregou o diploma-prêmio ao maior craque do Torneio Internacional, para a felicidade de Ronaldinho e para a nossa também, pois o sucesso da promoção estava sacramentado. Na outra semana, publicamos um caderno especial com vários espaços vendidos aos premiados e estampamos a foto de Ronaldinho Gaúcho, aquele que, poucos anos mais tarde, seria um dos maiores jogadores mundiais. Nossa festa também seria um sucesso ainda maior na próxima edição.

Em todos os anos, a população de Santiago fica curiosa para saber quem será o artista que virá abrilhantar a festa Os Melhores do Ano, evento que envolve dezenas de profissionais e que tem a qualidade como marca registrada.


Desde a entrada no salão, passando pela decoração, apresentação, bifê e, claro, pelo show, tudo é cuidadosamente preparado pela equipe de Sandra Siqueira e da Agência Oficial.


Graças a essa promoção, convivemos com artistas famosos e que jamais viriam a Santiago se não fosse a confiança dos patrocinadores e outros empresários que respaldam nossas promoções. O público que vai aos Melhores do Ano já assistiu e se emocionou com a rainha Perla, Renata Fan, Gilliard, André Damasceno (Lula do Zorra Total), Rosana, Ancheta e tantos outros.

Ainda cabe lembrar que entre as empresas organizadoras de eventos da região, o Expresso e a Agência Oficial foram os precursores em promoções dessa natureza. Hoje há no mercado mais ou menos umas 15 empresas fazendo trabalho semelhante.

Nenhum comentário: