terça-feira, 24 de novembro de 2009

20 Anos de Jornalismo

(Sequencia do meu livro)

O que é imprensa?

O dicionário define a palavra imprensa como meio de comunicação de massa. Mas a origem remete ao século XV, quando o alemão Johann Guttenberg criou uma máquina para trabalhos tipográficos.

Sua invenção foi o primeiro passo para criar um veículo capaz de informar os acontecimentos. A partir daí, a novidade se espalhou por diversos países que, fazendo uso da imprensa (a máquina de Guttenberg), criaram os seus meios de comunicação. Surgia o diornale, giornale, respectivamente em Latim e Italiano, palavras que significam diário. Vinda de Portugal, a imprensa aportou no Brasil juntamente com Dom João VI.

Com o passar dos anos, surgiram jornais por todo o país e, semanalmente, milhares de periódicos buscam espaço para mostrar o seu trabalho, arraigado às mesmas propostas de quando surgiram: informar. Opiniões são expressadas por colunistas que, ora criticam, ora elogiam. Eticamente, o órgão de imprensa precisa buscar a imparcialidade.

Assim caminha
o jornalismo

O mundo está abarrotado de veículos de comunicação. Todos os dias, multidões de repórteres vão às ruas buscar notícias que possam lhes render algum "furo de reportagem", como se diz na linguagem jornalística. No Brasil, essa procura voraz não é exceção.

Para cada jornal, revista, rádio, tv ou site há um bom punhado de gente disputando a melhor informação. Tudo para mostrar ao seu público que o veículo de sua preferência sabe das coisas.

O que menos importa nessa batalha em busca dos fatos são os obstáculos. Mas todo o esforço será inútil se um fator determinante não for respeitado: o tempo.

É ele quem aperta o cerco aos noticiaristas que, no afã de quererem mostrar tudo primeiro, às vezes, esquecem detalhes importantes de uma notícia. Aí, a riqueza da produção dá lugar ao que eu chamo de "lingüiça verbal", que nada mais é que uma pilha de palavras sem objetivo.

Nenhum comentário: