quarta-feira, 31 de março de 2010

Ainda a Tritícola

E voltando à Assembleia da Tritícola, cabe dizer que o balanço foi aprovado, a exemplo da prestação de contas de 2009, entre outros quesitos.

Neste ano, a empresa fechou negativo em 2 milhões e 900 mil. entretanto, esse saldo foi diretamente influenciado para baixo devido aos ajustes feitos. No ano passado, só pra dar uma ideia, o buraco era o dobro, isso que contava com os grãos (filé da Cooperativa).

Por exemplo: Quase dois milhões desse resultado negativo se deve à diferença no saldo de estoque, cujas mercadorias só existiam no papel.

Já o parecer do conselho fiscal não foi à votação, e ficou para uma próxima assembleia (extraordinária). É que a auditoria não foi concluída, daí a dificuldade em votá-la.

O que ficou cristalino, mais uma vez, foi a bagunça nas contas antigas e a nítida vontade de alguns em querer tumultuar a assembleia, a qual buscou o cumprimento do regimento e do estatuto.

Mas uma coisa boa aconteceu: a direção atual, principalmente o seu Evaristo Ribas (presidente) que conduzia os trabalhos, foi muito aplaudido.

Isso denota que essa equipe veio para colocar as coisas em dia, seja contra a vontade desse ou daquele outro que, no frigir dos ovos, são uma minoria.

E como tudo na vida se resolve pela maioria, meus aplausos a todos eles e aos sofridos associados que clamam por dias melhores. E eles virão...

O que foi pago em 2009
(ALGUMAS CONTAS)

Em 2009 a Cooperativa arrecadou cerca de 24 milhões, agora veja onde foi parte desse valor, conforme demonstrado na assembleia:

14 milhões a fornecedores
(esses pagamentos foram imprescindíveis para manter a empresa funcionando);
656 mil pagos aos produtores;
196 pagos ao Banrisul;
85 na compra de precatórios;
32 mil para o Recoop;
210 mil dívidas trabalhistas;

(fora os salários e demais gastos)


Nenhum comentário: