sexta-feira, 16 de abril de 2010

Decepção

Acabo de revisar quase todo o Expresso. Sempre faço isso à procura de erros, também para ver qual notícia ficou melhor colocada etc. Em mais de 20 anos de atuação em jornais, são raras as vezes em que não se ache erros, por mais que se procure por eles antes de ligar a rotativa.

Mas há erros que desagradam mais que os outros, pois são percebidos mais facilmente pelo leitor, como uma troca de fotos, por exemplo, inda mais de pessoas conhecidas. E foi isso que houve nesta semana, coisa para me deixar triste, chateado quase que incapacitado diante da minha ânsia de querer acertar sempre na mosca.

Lembro bem que revisei tudo, ou quase tudo. Pedi à pessoa que fez o referido trabalho: "cuide, não troque nada". Pois essa pessoa trocou. Não dá pra crer. Parece que quanto mais a gente cuida, quanto mais nos estressamos e pedimos, mais os erros zombam de nós. E quando se recomenda mais e mais, aí é que as coisas dão erradas.

Mas toquemos o barco. Não devemos desistir jamais de perseguir nossos erros, mesmo sabendo que a perfeição é utopia. A tristeza vai passar, eu sei que vai. A desilusão dará lugar às boas ideias da nova edição, a qual já vou começar agora mesmo.

Nenhum comentário: