terça-feira, 30 de novembro de 2010

Bom dia, região


Palmas para a
Justiça Gaúcha

O Tribunal de Justiça do RS divulgou que a justiça gaúcha, segundo levantamento da CNJ - Conselho Nacional de Justiça -, é a que tem maior número de processos por juiz e, no entanto, a que apresenta maior produtividade entre todos os Tribunais do país. A justiça do RS, além disso, é a que recebe anualmente o maior número de processos novos por juiz e, mesmo assim, é a que apresenta menor taxa de congestionamento - ou seja, que tem maior produtividade.

Cargos do PT

Meio de campo
ainda enrolado

Este movimento do PT local é legítimo mas insuficiente, devido a falta de lideranças mais fortes. As articulações estão se dando pelas tendências do Partido, portanto, poderemos ter algumas surpresas.

No SINE, provavelmente será o Sandro Palma o Coordenador, pois a Sec. do Trabalho é do PTB e o sec. é o Lara, com quem o Sandro trabalhava.

Na CRO foi indicado o Didi (do lojão Oba Oba), mas ele não é engenheiro, nem arquiteto, portanto, deve aparecer algum engenheiro de fora por aqui, como aconteceu no gov. Olívio que veio o Eng. Felipe Abib, de São Gabriel.

Quanto à CORSAN, o Ruben Lima não poderá ter problema algum via judicial para poder assumir. Mas será que não tem?

Como se vê, muita água ainda vai rolar...

Casas populares


Beleza! Muitas casas entregues às famílias mais pobres, como nesta solenidade aí, no bairro Corte Sete. Achei estranho só ver por lá os vereadores de oposição, como Bassim, Arlindo... Opa, eu não sou político, mas entrego casas também. O Éden me chamou e aí, não fugi da raia. Os vereadores nem dão mais tanta bola pra entrega de casas, pois a cada semana há uma entrega. Já são mais de 1300 em duas gestões. Só neste ano foram quase 400.


E agora, José?

Escolinhas apenas
ou qualificação?

Prezado editor

Caro jornalista, sou um santiaguense longe de casa, por isso espero que possa me ajudar a fazer com que chegue ao nosso deputado eleito pela região, uma pergunta, que já fiz ao antigo deputado e não obtive resposta. Sou um técnico mecânico, formado por escola pública na capital, portanto, tive que sair de perto de minha família para trabalhar e continuar estudando. Pois bem: o que ele tem de planos para atrair nossos jovens que vêm trabalhar em subempregos na capital e na serra gaúcha? Muitos desses com boas ideias e com muita vontade de trabalhar perto de suas famílias.

Acabo de ler sua coluna, inclusive a parte que fala sobre empreendedorismo e fico feliz em saber que você deu ênfase à matéria. Leio toda a semana sua coluna, da qual gosto muito. Parabéns pelo trabalho que faz por Santiago e região. Sou apenas uma pessoa que sinto que poderia ajudar no crescimento de nosso povo, se não temos indústrias para as pessoas trabalharem, ao menos vamos preparar melhor elas antes de saírem: escolinhas de futebol ajudam a afastar das ruas e dos perigos, mas não prepara ninguém para o mercado de trabalho.

(Não gostaria que divulgasse meu nome nem a empresa em que trabalho).

De copo em copo...

Um amigo me ligou e me disse que seu dia está sendo bem produtivo hoje e que ainda não lhe sobrou nem tempo pra tomar um trago, "molhar a palavra", como dizem. Talvez à noite ele possa tomar um fogo e depois dizer que é "doente"

Não defendo ninguém, diz ele, "mas me dói ver pessoas sem crédito criticar outras que são dotadas de muita fé pública. E justo aqueles que vendem material alheio (ou trocam por canha) e nem prestam contas, é que se metem. Vivendo e aprendendo, ou melhor, desaprendendo."

Debate sobre os cargos

Prezado João, no intuíto de colaborar com a boa informação - e, em especial, com a preocupação demonstrada por muitos companheiros e amigos que tem me ligado ou mandado e-mails, informo que o preenchimento dos cargos regionais vai se dar a partir do dia 15/12, após o Seminário que o Governador Tarso realizará com os seus secretários e chefes de gabinete.

Em que pese a importância das indicações locais, estas não serão, por si só, determinantes para concretizarem-se as nomeações. Todos os companheiros indicados e que tiverem perfil técnico e político poderão ser oficializados na função, uma vez acertados os partidos da Unidade Popular pelo Rio Grande, através da 'transversalidade', ou seja, nenhum partido comandará isoladamente uma secretaria, mexigência do novo governador.

Por isso, é importante salientar, o nome do companheiro hinstoriador Ruben Finamor, por exemplo (que tem o meu apoio), está indicado, juntamente com outros no mes, para integrar o Sine ou a 35ª CRE. Ninguém está, à princípio, descartado, e o companheiro Finamor, por suas qualidades e por sua história, tem muitas chances de ser o escolhido para uma destas funções e ajudar a bem governar o Rio Grande, como já fez, aliás, no saudoso governo Olívio Dutra, da Frente Popular.

Vamos, portanto, aguardar o desfecho, que esperamos, seja o mais sábio e positivo possível - tanto para os partidos coligados quanto para a região.

Cordial abraço!

Júlio Garcia
Bel. em Direito
Pós-Graduado em direito do Estado.

O PT e os cargos


Quando um partido se torna governo, muitas pessoas se revelam como as mais capazes e habilitadas para diversas funções. Além do mais, se dizem fanáticas pelo partido do governo.

Aqui em Santiago não foi diferente. Na reunião do PT apareceram gregos e troianos, todos “comprometidos” com o programa do partido e o conhecimento parece não ter valido tanto para ocupar os cargos municipais.

Até o Renito Bolzan (do CEPERS) apareceu para pleitear cargo de coordenador da 35 CRE, e trouxe seu filho para a coordenadoria da CRO, apresentados pela advogada Iara Castiel. Duvido que ambos sejam do PT ou de partidos aliados.

Rubem Finamor, foi rejeitado pelo PT local para a função de coordenador do SINE, mas o Expresso é sabedor e deu ampla cobertura nos anos de 2001 e 2002, quando no governo Olívio, coordenou, inaugurou e implantou a Casa do Trabalhador e seus programas na região.

Sua trajetória política no PT e sua qualificação (formado em História, pós-graduando em: História, Cultura, Memória e Patrimônio), além da experiência na função, idoneidade (ficha limpa) e outros predicados não foram sufientes para que seu nome fosse oferecido pelo PT local para o governo.

O PT local é aparelhado por deputados, portanto, vão a cabresto dos interesses das referências destes.

Comentário


Prezado João Lemes

Ao tomar conhecimento da indicação de meu nome como pessoa influente em SANTIAGO, desejo externar minha satisfação e alegria pelo reconhecimento da sociedade pelos serviços prestados.

Como parlamentar, graças ao apoio da comunidade e da minha equipe, pude desenvolver um trabalho voltado, principalmente, para Santiago e região, com destaque para o social, o que muito me gratifica e que, certamente, influenciou na escolha de meu nome como destaque.

Obrigado à Direção e a toda equipe desse prestigioso veículo de comunicação.
Um abraço.

Conselheiro Marco Peixoto

Tribunal de Contas do Estado

Trânsito

Lendo o blogue do meu amigo Cassal Brum, descobri o seguinte:

A lei aperta os
infratores de trânsito.

Agora, quem completa 20 pontos na carteira, tem 48 horas para entregá-la nos CFCs após notificação pelo correio. Quem não cumprir a norma, comete dois crimes; um de trânsito, outro por desobediência e pode responder a um enorme processo. E caso ele não entregue o documento por conta própria, as polícias Civil e Militar irão atrás dele.
Um ano em dirigir

Sabe-se que em Santiago há muitos motoristas com os 20 pontos, mas que não entregaram o documento e ainda seguem dirigindo. Vale lembrar que a pessoa que perde a carteira nessas circunstâncias, fica um ano proibida de dirigir e só poderá voltar a fazê-lo mediante novos testes para retirar uma nova habilitação.

PT, Cargos e antibióticos


A briga por cargos no governo PT esquenta. De Santiago irão alguns, Bueno e Canhoto já são cogitados pra subirem. A meu ver, baita indicação, pois os dois são o que há de melhor dentro do partido por estas bandas.

Lamento pelo grande amigo Rubem Finamor, pessoa séria, dedicada. Ele também merecia um cargo importante.

Começa a valer a lei que proíbe venda de antibióticos sem receita. Vai dar confusão, pois se eu ficar doente hoje, só consigo consulta em 10,15 e até em 30 dias. Isso que é pela Unimed. Sei que há os ESFs, mas haverá médico para todos?


A lei é correta, não se toma remédio sem receita, ainda mais esses antibióticos. Aliás, há muito ela já deveria estar em vigor, mas o problema é que o nosso povo costuma automedicar-se, e não é de hoje.

Comentário

Sobre São Chico x consultas médicas

"Conheço as leis eleitorais e suas implicações. Mas... em período de campanha eleitoral as pessoas não adoecem? E se adoecerem, tem que morrer????"
Iolanda

Manoel Viana
Garaialdi fora
da Câmara

O vereador José Renz, falou sobre o processo seletivo para a contratação de um assessor jurídico para a Câmara. “Nem mesmo o meu amigo, o sr. Miguel Garaialdi, escapou da moralidade desta casa e vai ter que nos deixar. Neste final de mandato, alguma coisa que aconteceu faz parte da vida pública e hoje eu não preciso me justificar para os vereadores e sim para aqueles que pagam o meu salário, e quero que a comunidade me julgue pelo que fiz.”

Obs.: O senhor não precisa dizer “quero que a comunidade me julgue”. Ela fará isso, o senhor queira ou não queira.

São Chico
Silon e seu fiel
dr. Ovídio denunciados

Conforme o vereador Silon Falcão Vieira (PTB), alguém usou uma matéria do Expresso para inibir ele e o dr. Ovídio Maia. “Me denunciaram na promotoria dizendo que eu estava fazendo campanha política, mas quando sai este tipo de coisa, cada vez me dá mais ânimo para trabalhar.

Promessa é dívida

“Na década de 90, minha mãe faleceu por falta de exames e remédios, daí em diante, prometi que se um dia eu fosse alguém, iria trabalhar na área da saúde. Hoje é o que mais faço e ninguém na terra vai me impedir de levar pessoas à Santa Maria sem cobrar nem um centavo. Antes eu levava as pessoas para Porto Alegre para serem atendidas pelo dr. Eliseu Santos, hoje quem faz este atendimento gratuitamente é o dr. Ovídio Maia”, explica Falcão.

O problema é que Falcão teria levado gente pra ser atendida durante a campanha eleitoral. Ou me enganei?

Presídio x trabalho

DIFERENÇAS

PRESÍDIO
Você passa a maior parte do tempo numa cela 5x6m.

TRABALHO
Você passa a maior parte do tempo numa sala 3x4m.
____________ _________ _________ _________ _________ _____
PRESÍDIO
Você recebe três refeições por dia de graça.

TRABALHO
Você só tem uma, no horário de almoço, e tem que pagar por ela.

____________ _________ _________ _________ _________ _____
PRESÍDIO
Você é liberado por bom comportamento.

TRABALHO
Você ganha mais trabalho com bom comportamento.
____________ _________ _________ _________ _________ ______
PRESÍDIO
Um guarda abre e fecha todas as portas para você.

TRABALHO
Você mesmo deve abrir as portas, se não for barrado pela segurança por ter esquecido o crachá.
____________ _________ _________ _________ _________ _____
PRESÍDIO
Você assiste TV e joga baralho, bola, dama...

TRABALHO
Você é demitido se assistir TV e jogar qualquer coisa.
____________ _________ _________ _________ _________ _____
PRESÍDIO
Você pode receber a visita de amigos e parentes..

TRABALHO
Você não tem nem tempo de lembrar deles.
____________ _________ _________ _________ _________ _____
PRESÍDIO
Todas as despesas são pagas pelos contribuintes, sem seu esforço.

TRABALHO
Você tem que pagar todas as suas despesas e ainda paga impostos e taxas deduzidas de seu salário, que servem para cobrir despesas dos presos..
____________ _________ _________ _________ _________ _______
PRESÍDIO
Algumas vezes aparecem carcereiros sádicos...

TRABALHO
Aqui no trabalho, carcereiros usam nomes específicos: Gerente,
Diretor, Chefe, encarregado ...

____________ _________ _________ _________ _________ _______

PRESÍDIO
Você tem todo o tempo para ler piadinhas.

TRABALHO
Ah, se te pegarem...


TEMPO DE PENA
No presídio, eles saem em, no máximo, 15 anos.

No trabalho você tem que cumprir 35 anos, e não adianta ter bom comportamento.


AHHHHHHHH E VAI TRABALHAR...
EM VEZ DE FICAR LENDO E-MAIL'S....
VC ACHA QUE TA ONDE ???
NO PRESÍDIO ?















--








Poucas e boas

Ontem à noite a Suzana e eu recebemos a alegre visita do meu grande amigo Paulo Reis. Ele veio me dar mais umas aulas de violão, pois na sexta-feira terei que dar um show a pedido de uma das pessoas mais importantes para mim neste mundo velho de Deus: meu filho João H. Lemes.

O guri vai lançar seu primeiro livro lá na escola da URI, dia em que os pais mostrarão atividades e, no meu caso "habilidades" extra-trabalho. Como não me faço de rogado, inda mais pra atender ao meu filho querido, cantarei uma música de Raul Seixas. Eta nós!!! Tô convencendo a Suzana a cantar uma também, o problema é que, aí, ela apagará todo o nosso brilho.

E o Rio, onde a bala segue zumbindo, continua lindo. Está se confirmando a profecia do Lula lá no exterior. Ele teria dito aos gringos que até 2016 ninguém mais ouviria falar em favela, no Brasil. Vão mudar pra Iraque II.
Bom dia, Santiago

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Mais umas...


Que será que houve sábado no hospital da nossa querida Santiago? Parece que a médica Sônia Nicola vai tomar providências;

Vem cá, e as cartinhas de Natal, para beneficiar as criancinhas pobres? Ninguém ouviu falar nada até agora...

O novo delegado de Santiago, senhor Vladimir Medeiros, recém assumiu seu posto e já mandou carta ao Expresso, colocando-se à disposição, "inclusive para eventuais ações conjuntas".

Vejam, que modernidade, que visão deste novo profissional que já inicia conquistando a imprensa...

E a derrota premiada pegou. Afonso Motta (PDT) será o cara no "Gabinete dos Prefeitos" no governo Tarso Genro. Já arrumou uma teta rapidinho...

Dizem que aquele que não reparte as tentas, um dia fica sem a vaca...

Jaguari


Problema dos plantões médicos
já pode ter causado uma morte

A promotora de justiça Cíntia Almeida instaurou inquérito sobre a deficiência dos atendimentos na saúde e ausência dos médicos em horário que deveriam estar trabalhando, tendo ocasionado a morte de uma criança há dois meses, pois o plantonista pago pela prefeitura não estava no local. Ela promete apurar a responsabilidade criminal do médico.

Plantão 24 horas
A promotoria quer regularizar a carga horária dos médicos e, caso isso não seja cumprido, moverá ação contra a prefeitura..

Numa ação integrada com a prefeitura e hospital, a promotoria exige um plantão 24 horas, sendo que as primeiras tratativas com médicos de Santiago já começaram. Atualmente, existe um sobreaviso não presencial do médico das 7h às 19h e a permanência do plantonista somente das 19h às 7h.

Obrigação é do hospital,
diz prefeito João Mário

Ouvimos o prefeito João Mário, o qual disse que a responsabilidade é do Hospital de Caridade de Santa Maria, o qual dirige o hospital de Jaguari. No convênio de cedência havia a exigência, diz o prefeito, lembrando que a direção anunciou que é possível demitir os médicos que não quiserem fazer os plantões no hospital e, em seus lugares, deve contratar médicos de Santiago.

Interessante é que o hospital estaria negociando com os médicos daqui, para manter os plantões. Mas é a legítima ação de vestir um santo e desvestir outro.

Agora, cá pra nós, estes médicos de Jaguari passam complicando. Uma vez até houve denúncia de gente pagando pelos atendimentos nos ditos plantões. Um absurdo!

Enquanto isso, o jogo de empurra segue firme, com a comunidade levando 10 x 0, vamos ver de quem.

Enquete
O Rio em guerra. Qual a solução?

( ) Dobrar o atual tempo de cadeia
( ) Prisão perpétua
( ) Pena de morte?
( ) Legalização das drogas


Entre em www.expressoilustrado.com.br e vote.

Bacharel ou advogado?


Garcia dá uma resposta


Prezado jornalista João Lemes, creio que não cometestes crime algum ao associar meu nome como Advogado, na postagem que fizestes sobre minha possível entrada no governo da Unidade Popular pelo Rio Grande, o que, uma vez se materializando, muito me honrará, embora eu não a esteja pleitando pessolmente.

Esclareço que é muito comum a associação que a maioria das pessoas fazem entre advogados e bacharéis em Direito. Como sabes, atualmente é exigido que o bacharel se submeta ao exame de Ordem da OAB (para poder inscrever-se e trabalhar como advogado), exame esse muito contestado por setores significativos dos bacharéis e da sociedade de todo o Brasil, como é o caso do colega Itacir Flores, citado pelo sr. Paulo.


Eu sou um dos críticos à esse exame, para mim inconstitucional, mas vou me submeter à ele no ano vindouro, com certeza. Até lá, sou, sim, com muita honra, Bacharel em Ciências Jurídicas e Socia is. E o sr Paulo, o que é mesmo?

Bom, já que o Sr. Paulo ... (qual é o nome completo, mesmo, desse senhor tão preocupado com a precisão da informação, mas que esconde seu sobrenome?) levanta essa questão, não tenho problema algum de informar que sou formado em Direito e Pós-Graduado em Direito do Estado pelo UNIRITTER, uma das mais conceitadas Faculdade de Direito do País. Minha OAB/RS provisória leva o nº 35E865 e sou, sim, com muito orgulho, Bacharel em Direito e, assessor político e consultor.

Cordial abraço!

Júlio Garcia
Bacharel em Direito
Pós-Graduado em Direito do Estado

Comentário

Caro Lemes; a oab nacional mantém um cadastro nacional com todos os nomes dos advogados do país. sempre que um cidadão tem dúvidas é só ir no saite nacional http://cna.oab.org.br/

aí não pairam dúvidas. parabéns pela repercussão do seu blogue e realmente o nome apresentado como advogado não consta no cadastro nacional da OAB de advogados.
ATT.
Paulo


Obrigado pela ajuda, Paulo. Creio que eu mesmo tenha cometido o equívoco. Peço perdão aos leitores.

Algumas do dia


Chicão - Nosso mais novo deputado descansa em Floripa, mas logo, Chicão deve estar de volta para, finalmente, definir a sua preciosa lista de assessores. Sua posse será em Fevereiro, mas é bom já ir preparando a turma.

Poderosos - Nossa lista de poderosos deu o que falar. Mexemos com a opinião pública mais uma vez. Hoje pela manhã falei aos microfones da Central FM, para o meu querido amigo Eldrio Machado. Como sempre perspicaz e atencioso, Eldrio soube muito bem explorar o impacto da notícia.

Comentários - Nesta semana o Expresso trará ainda muitos comentários sobre esses valorosos santiaguenses que formaram o conjunto dos 20 mais, mais.

Toca - O Sai da Toca fez sucesso, apesar da morte na água, fato isolado ao evento. Foram mais de 4 mil pessoas participando. Desta vez, o número deve estar correto mesmo.

Feira do Livro - Falando em números, meu amigo Éden de Paula estava sério lá na rádio Central, no sábado, e não me deu muito as horas.


Talvez ele não tenha gostado da charge, o que é seu direito, ainda mais que nem foi o coitado que fez aquela conta absurda da Feira do Livro, de que 14 mil teriam visitado o local durante os quatro dias. (Eden só enviou ao jornal).

Caso tenham se baseado no número de compras para chegar-se ao número de visitantes, erram feio mesmo. Meu amigo Froilan Oliveira, por exemplo, comprou 10 livros.
Advogado?

Pera lá seu João Lemes, o senhor Garcia é bacharel em Direito como o senhor Itacir Flores. Por favor, corrija essa informação.
ATT. Paulo

Tragédia no Sai da Toca

Como é que já foi morrer gente afogada em Ernesto Alves? O verão nem começou! O triste fato aconteceu durante o Sai da Toca, evento turístico realizado anualmente no balneário. O homem tinha 34 anos e estaria alcoolizado quando entrou na água.
Júlio Garcia cogitado para
integrar governo Tarso

Será que o advogado santiaguense poderia integrar a equipe da Casa Civil, da Secretaria do Planejamento ou da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos? Isso é o que vamos saber em breve.

Garcia é um dos fundadores do PT e exerceu importantes funções no Governo Olívio (Casa Civil e na Secretaria Especial do Interior) e , no Governo Lula, foi chefe de Divisão na CGTEE (Cia de Geração Térmica de Energia Elétrica, vinculada ao Grupo Eletrobrás).

Reclamação

Boa Tarde Sr. João Lemes,

Acho muito bonito, escutar o rádio e ver os numeros impressionantes da administração pública, segurança pública, e assim por diante, mas acho que o Bairro São Vicente, onde moro, não faz parte das tais estatísticas, aqui deve pertencer a outro municipio, não esse que estão falando ai e se gabando dos números.

É muito bonito passar pelas bibócas dos bairros Missões, Vila Rica, etc..., onde passa o ônibus da Centro Oeste tudo calçado, uma infra-estrutura de invejar, e por aqui, no Bairro São Vicente, nas imediações do açúde da antiga Viação Férrea, não temos rua calçada, temos que conviver com a poeira dos veiculos que por aqui cruzam, água falta todos os dias, no dia de hoje, 27/11, estamos sem agua desde as 23 hs do dia anterior, e pasmem, fica cinco minutos do centro, acho que as autoridades estão olhando pra longe, mas não enchergam os seus pés, por que nas bibócas tá tudo bem, mas a cinco minutos do centro está uma calamidade.

Vamos esperar a época das eleições, certamente vai cruzar alguem por aqui fazendo cócegas nos ouvidos da gente, prometendo mundos-e-fundos, mas te confesso, já estamos cançando..
Gostaria que publicasse isso.
Um abraço
Paulo R. J. Fortes
Tel.: 55-8122-4457
arqpaulofortes@gmail.com

sábado, 27 de novembro de 2010

As de sábado

Hoje fizemos um Expresso no Ar diferente. O primeiro tempo teve a presença de Alberi Lamberty, empresário que virou compositor. Maravilha de disco. São 15 belas músicas, cujo lançamento será dia 07, nos Tropeiros. "De volta ao meu rio" fará sucesso nos programas gaúchos da região.

Me surpreendi com a melodia que dá título ao CD, na voz de Hélio Augusto (Santa Maria). Canta com um timbre semelhante ao do falecido Zé Mendes. E a música também é bem executada, com uma baita letra.

Outra surpresa foi a interpretação de Leonardo Sarturi, produtor do disco. Ele canta "A luz do meu pai". Voz madura, bonita, suave. Está de parabéns esse moço. Dia 07 farei de tudo para ver ele e outros grandes interpretes se apresentarem.

Depois do Alberi, ouvimos a diretora do Medianeira, a irmã Gessy, e a professora Neusa Costa. Grandes pessoas, as quais nos deram uma aula. O Vanderlei Machado, que perdeu o programa por estar em viagem, vai ficar sentido.

Acidente com professora da URI

Ontem, a minha amiga Amélia Schwertner, professora de Arquitetura da URI, sofreu um acidente de carro, mas passa bem. Seu veículo saiu da pista e caiu uns oito metros lá em Agudo. Ela viajava só e foi salva pelo cinto. Sofreu apenas cortes internos na boca, está sendo operada em Santa Maria e deve retornar na próxima semana.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

As de hoje

Nossa! Foi uma semana e tanta! Muito trabalho aqui na redação e o resultado já está nas casas de todo mundo pelo Expresso Ilustrado;

O poderoso Barbela me disse agora que ficou surpreso com a nossa lista de poderosos. Tudo bem, disse a ele, mas que nós sofremos para fazer, isso sim.

E poder, às vezes, não tem muito a ver com riqueza, perceberam isso? Notaram que a pessoa, para ser influente, não precisa ser rico? E notaram também que há ricos que não são influentes por não serem participativos? Então tá.

Amanhã, no Expresso no Ar, teremos a querida diretora do Medianeira, a irmã Gessy Antunes e a professora Neuza Costa. O tema é abrangente: educação.

Antes das duas celebridades da educação santiaguense, o compositor Alberi Lamberty falará do seu primeiro disco, quando destacaremos as músicas desse trabalho maravilhoso e de fundamento! O cara é açougueiro (como vimos no Expresso de hoje) e, nas horas de folga, escreve poesias que viram músicas.

Tenho muitos assuntos, mas agora vou lá pra CNA estudar um pouco. E aqui, um pedido: Por favor, nos ouçam na Central FM, a partir das 10 da manhã deste sábado.
Santa Maria:
Mostrando a ferramenta

A Brigada Militar prendeu o foragido Rogério Rosa da Silva, 39 anos, enquanto ele mostrava os genitais na praça Saldanha Marinho e fazia gestos obscenos para quem estava nas proximidades. Ele foi levado pro albergue da cidade.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Leia no Expresso:

Os 20 poderosos:
Veja quem tem mais influência, seja pela riqueza, política, negócios ou popularidade;

Cultura
A festa dos livros
Santiago vibrou com a Feira do Livro, evento que ficou na história;
Veja tudo sobre a crase e as horas na coluna Mordendo a Língua;

Colunistas:
Ruy Gessinger entrevista o macanudo Nico Fagundes, o cara que mais uma vez driblou a morte;

Esportes:
E na Copa A Razão, quem tem razão?
Três times de Santiago iniciaram o certame, um apenas vai acabar nele. Isso é lógico, mas o que não é lógico é um dizer que nunca mais vai participar do referido campeonato. Veja por quê.

Trânsito:
Por enquanto, nada de
estacionamento pago. Nenhuma empresa apareceu para assumir o serviço;

Saúde:
Seja um doador
de medula óssea

Região
Pagando a mula roubada: os outros derrubam, ele paga. Agricultor comprou a terra e o dano já estava feito, foi reclamar e agora o culpado é ele.

Segurança:
A posse dos novos delegados pela região.
Tava só de cueca em cima da guriazinha de 12 anos, mesmo assim, não foi preso. Fugiu antes da polícia chegar.

Justiça:
Ex-vereador pega 12 anos
Um crime ocorrido em 2004 teve desfecho nesta semana, com a condenação do ex-vereador Luiz Manoel dos Santos (12 anos de cadeia) e dos filhos, José Luiz e Cândido Norberto, (13 anos pra cada um);

Moda:
Esta é a semana do caderno Gostei. Tudo sobre moda-verão e curiosidades em geral.

Lazer:
Sai da Toca acontece neste final de semana em Ernesto Alves.

Veja isso e muito, muito mais...

Só o associado pode
salvar a NOSSA Tritícola

A Cooperativa Tritícola já conseguiu pagar várias dívidas com fornecedores e pequenos produtores. No entanto, a conta ainda passa de 60 milhões e somente o associado pode evitar que a Tritícola feche. Conforme o administrador Rúderson Mesquita, são três mil sócios e, se cada um gastar 200 reais por mês nos mercados, posto de combustível ou fábrica de ração, o faturamento só com o próprio associado seria de seis milhões.

Em busca dos devedores

A direção segue convocando os devedores para negociar. E sobre produtores que ainda têm dinheiro a receber de safras anteriores, a previsão é de que mais uma parcela seja paga em abril de 2011, quando a Cotrijuí pagará outra parcela do arrendamento dos silos.

Praia e trova

A linda Manoel Viana do meu amigo Garaialdi
Meus amigos, familiares à beira do rio.

Domingo foi dia de ir a Manoel Viana. Um calorão desses, o jeito foi meter o focinho n'água.

Mas bem no fim a festa rolou mesmo na barranca do Ibicuí, onde encontrei-me com familiares (de Alegrete) e amigos de Manoel Viana.

Lá pelas tantas me acharam um gaiteiro e a trova tomou conta da tarde, com Renato Silveira e Rubem Paz, mais conhecido por Sabiá Gaúcho.

Na foto também está o Jarbas Almeida. E esse tiozinho que assiste ali ao lado, é seu João Merssidiane, que aos seus 72 anos, ainda mete um trago e um cigarrito. Claro, o índio velho também não dispensa uma boa música tirada aí, das munhecas do seu Rubem, o Sabiá Gaúcho.
Quebradeira
dos clubes

“Qual a vantagem em ser sócio de um clube, se em qualquer evento a pessoa vai lá e paga a entrada?” Este foi o questionamento do comunicador Antônio Manoel (Barbela), no Expresso no Ar.


E tem mais: os clubes estão quebrando e, alguns, não só por má (di)gestão, mas pela imensa quantidade de outras fontes de diversão. E até as lojas de conveniência contribuem para isso.

Careca x copo e caneco


Este é meu amigo Careca, que em breve estará de "anos em festa". Ele que prepare o trago, não esse aí, do seu copo, mas uma coisa bem gelada pra turma aqui do Expresso. No último final de semana careca levantou outro caneco, o de campeão de veteranos, pelo Riachuelo FC. Parabéns!
Santa Maria:
Com celular na vagina

Uma mulher foi pega no detida ao tentar entrar no presídio com um celular na vagina. Ela é companheira de um preso e vai responder inquérito policial e será proibida de visitá-lo.
Com tantos delegados em Santiago, será que vai sobrar bandidos para todos?

Cadê os padres?

Dia desses um amigo disse que seu casamento teria que ser na Igreja Católica, e teria que ser celebrado por um padre, senão, não seria casamento. Entendo esse querer, mas sei que os padres estão sumindo de vez, e ninguém mais quer seguir a carreira. O jeito é quebrar o galho com os ditos “ministros leigos” ou ir se queixar ao bispo.

Com(os)padres?

Aliás, os batizados também estão nas mãos dos ministros. Agora, em vez das pessoas se tratarem por “com -padres”, se chamam de “com- ministros”. Enquanto isso, as igrejas evangélicas acabam socorrendo os desgostosos e, cada vez mais, somam mais força na sociedade santiaguense.

Parabéns, doador de sangue


Hoje é o dia nacional do doador de sangue. O homem pode doar de cada dois meses; a mulher, de cada três. Doar sangue, além de ser um gesto de amor, não causa danos a ninguém e não dói.

Para refletir

Perguntaram ao Dalai Lama o que mais te surpreende na humanidade? Ele respondeu: “Os homens! Porque perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde. E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente, nem o futuro. E vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido.”
Logo, logo, a partir das oito da matina, o Expresso estará nas ruas com uma baita cobertura da Feira do Livro e a lista dos 20 poderosos de Santiago. Será que você, leitor, não estaria nela?
Sem rodeios

O vereador Bassin reclamou na Câmara que o rodeio não deixou ninguém dormir por causa da fuzarca. "Recebi mais de 20 ligações de gente indignada com esse evento", afirmou o vereador, que sugere que numa próxima vez os rodeios fiquem fora da área urbana.


É, a diversão foi bonita, a festa teve sucesso, mas o pessoal reclama mesmo. Isso é normal. Na próxima, ou se faz lá no parque ou se distribui tampões de ouvidos pra todos os que não quiserem ir.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Bom dia, Santiago!


Câmara x águas mornas

Nossa câmara já teve 19 vereadores, o número era um exagero, eu sei, mas compensava pelos debates. Já tivemos médicos, advogados, engenheiros civis e agrônomos... professores, veterinários, comunicadores...

Não desmereço as pessoas pelo fato de não terem formação superior, mas debate dos bons, isso não existe mais. Só se ouve o Bianchini e mais Bianchini. E quando falta-lhe tempo, ele vai pegando dos outros...

Vejo que muitos dos novos não mostraram serviço. Oposição, não existe. São tidos como águas mornas. Como será a próxima campanha eleitoral? Será que o povo não ficou frustrado ou, pior ainda, não liga mais pra a casa do povo?

Corta, corta


NOVA ESPERANÇA
Segato corta tudo

O prefeito Segatto cancelou o 5º festival estudantil (Feicones), que seria no dia 4, alegando que é hora de cortar gastos. Esse dinheiro será usado no conserto da retroescavadeira, na qual colocaram açúcar no motor.

O prefeito também afirmou que neste ano não haverá a tradicional queima de fogos na virada do ano, pois o custo fica em três mil reais.

Questionado se não iria perder prestígio político, pois já cancelou o Gruta em Canto, disse que prefere investir em saúde e educação e que o prestígio político pouco lhe importa.
A oposição deve ter adorado esta.
“O importante quando o Galvão Bueno morrer, é que ele faça um minuto de silêncio”

Vara Federal

A nova sede da Justiça Federal foi inaugurada e, na hora das palmas, ué, cadê o Sandro Palma? Ele foi o cara da Vara? Esqueceram? Como esquecem rápido os troços...
Quer ser um
doador de medula?

O Lions Clube e o Centro Cultural promovem uma campanha de cadastramento de doadores voluntários de medula óssea, com idades entre 18 e 55 anos. A chance é de que a cada 100 mil, um possa ser doador, dependendo do tipo sanguíneo.

Locais da coleta

No dia 10, o Hemocentro de Santa Maria fará a coleta no salão paroquial, Câmara, Centro Cultural, Prefeitura, Centro Empresarial, Secretaria de Saúde e escola Monsenhor Assis.

Só queria entender

Falam tanto em imparcialidade, mas noto que certos assuntos apenas o Expresso aborda. Por exemplo: ninguém sequer pergunta quando vai sair o disco do festival. Por que será? E o povo que assistiu? E os artistas que cantaram? Depois, são tão incompetentes, que ainda ficam raivóticos com as críticas, mas por que ficaram mudos?

Seria por causa de puxa-saquismo ou devido a algum mísero patrocínio que andaram ganhando ou esperam ganhar? Bem dizem os entendidos: hoje não existe liberdade de imprensa; existe "liberdade de empresa". Se empresa tem café no bule, fala, fala e "desfala". O resultado é mais criatividade a cada dia.

Hoje ouvi outra pérola: um remédio ou tratamento que "recupera" a flacidez. Tá loco! Eu não recomendo este profissional a ninguém.

Farmácias

Meu amigo Jayme Piva disse, lá no Expresso no Ar, que a saúde de um povo se mede pelo número de farmácias. Nesse caso, Santiago está pela hora da morte, pois a quantidade de farmácias ultrapassa as normas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde.

Chuva boa

Chuva boa, finalmente. E pode vir mais por aí... Hoje ouvi o Pinheiro (Rádio Santiago), ele disse que choveu bem no interior, uns 50mm. E que em Itacurubi choveu 140mm apenas em uma hora. Aqui em casa a grama ficou verdinha.


terça-feira, 23 de novembro de 2010


Jayme, ao lado do capitão Pasini, da Casa do Poeta.


Tributo aos amigos
(do patrono
Jayme Piva)

Meu caro João Lemes:

Escrevo para agradecer pelas cumulativas atenções e carinho recebidos por ocasião da minha estada em nossa terra, como Patrono da histórica Feira do Livro. Título que muito me honrou e desvaneceu, pela distinção da escolha, eu que nada mais fiz senão enaltecer e glorificar o nosso pago, em cânticos de saudade e nostalgia pela dorida ausência. Leitor assíduo do teu magnífico blog, me inteirei das notícias e do relevo dos teus escritos sobre as minhas andanças ao redor da nossa embelecida praça, regurgitante de risos e jubilosa alegria, pela maciça presença de frequentadores à fulgurante festa dos livros. Esfuziantes cumprimentos a ti - consagrado jornalista e escritor de nomeada - pelos imerecidos destaques, inclusive pela entrevista no teu consagrado programa "Expresso no Ar", aos microfones da Rádio Central FM, de larga audiência. Tudo isso emoldurado pelo pertinente notíciário alinhavado no nosso grandioso Expresso Ilustrado, que tão bem diriges e lideras, como guardião e semeador da cultura regional. Do elenco de meritórios integrantes e colaboradores do jornal, eu tenho a subida honra de participar, como colunista. Sobremaneira envaidecido e orgulhoso por ladear à sombra de consagrados escritores do porte de um Barbela, Oracy Dornelles, Márcio Brasil, Froilam de Oliveira , Ruy Gessinger, Giovani Pasini e tantos outros expoentes e luminares que enobrecem as letras santiaguenses. Como antes referi ao querido amigo Márcio, a mim me faltaram braços para tantos abraços, lá no paraíso livresco. Lamentei, durante o desempenho do honroso encargo que me foi conferido, não ter desfrutado de mais tempo para confraternizar contigo e junto aos teus queridos familiares, Suzana, Sandra e estimados filhos, naqueles prazerosos momentos de salutar convívio, identificação e fraternal amizade usufruídos na praça. No tocante à nossa exitosa 12a Feira do Livro, uma menção de louvor à organização do evento, pela municipalidade. A legião de comparecentes diz bem do sucesso do empreendimento, que transcorreu de forma impecável, graças à sua perfeita divulgação, aparato e difusão, seleção de eventos e convidados, com a diuturna e magnificente presença do nosso digno e atuante prefeito Júlio Ruivo, da Secretária de Educação e Cultura, Denise Cardoso, sob a coordenadoria da prof. Eleni Bitencourt e Rodrigo Neres. Todos muito bem assessorados pela graciosa equipe componente das moças participantes da efeméride. Menção honrosa, por fim, aos donos da festa - eméritos escritores e lançadores de livros e obras de porte e envergadura, que iluminaram a praça com o sábio conhecimento e a dádiva da leitura, fontes inesgotáveis e requisitos basilares do progresso e da evolução universal.

Grande abraço e muito obrigado por tudo!
Jayme

Eu tenho a força!

Inda há pouco, discuti com um amigo do peito, sobre os poderosos de Santiago. Essa pessoa é por demais inteligente e me dava dicas, não sobre os 20 poderosos, mas sobre os Denorex - que só parecem poderosos. Como dizia o Gaúcho da Fronteira: bebem cachaça e arrotam uísque.

Mas cá pra nós, está horrível de terminar esta lista. Chega-se nos 15 bem ligeiro, depois empaca. E ficamos em dúvida agora sobre dois nomes. Dúvida cruel, que nos castiga, que nos causa medo pelo erro se avizinhando, mas não tem de bicho. Vamos encarar. Sexta vocês verão a lista no Expresso.

Perguntaram pro Eden como foi que ele chegou ao cabalístico número de 14 mil na feira, e ele respondeu: "Simples, contei os cascos e dividi por quatro". Tsss, tsss,tssss... Te mete!

Feira do Livro (ainda)


Olá João Lemes, tudo bem?

Estou te enviando os dados relativos a 12ª Feira do Livro/2010.
- Público circulante: aproximadamente 14.000 pessoas.
- Venda de livros: Infantis e infanto-juvenis: 8.774 livros
Literatura variada: 4.920 livros
Jogos Pedagógicos: 225 jogos
- Total de livros comercializados: 13.694 volumes.
Dados fornecidos a nossa redação pela Comissão Organizadora da 12ª
Feira do Livro de Santiago.

(Éden de Paula)

Duvido!

Olha, gente. Duvido, 14 mil pessoas na Feira do Livro? Me perdoem, queridos amigos, mas esta foi demais e me reservo ao direito de não acreditar.

Pelas minhas contas (e só quem pode fazer esse cálculo com isenção é a Brigada - salvo eventos que tenham ingressos -) umas 8, ou 9 mil pessoas passaram por lá. E diga-se a verdade: já seria um tremendo público. Mas 14 mil?

Trânsito

Uma pesquisa mostra que 83% dos gaúchos acredita que os pardais só servem para arrecadar. Claro que iriam dizer isso. Perguntar ao povo é isso. Mas eu acredito no mecanismo, pois as estatísticas mostram a redução nos acidentes.

Não querem os padais assim como não querem ser multados pelo guarda em função da alta velocidade;

Noto que em Santiago os motoristas estão bem mais educados, com mais respeito aos limites. Só falta colocarem as faixas nos lugares corretos.

Ah, também falta tomar todos os aparelhos de som dos bregas que não sabem o que é limite de volume e dos motoqueiros que deixam as descargas berrando rua a fora.

Condenação

Incrível esta sobre a condenação do Luiz Manoel, notícia dada em primeira mão pelos blogueiros Bueno e Prates. Doze anos? E os filhos também? Credo!

E na época em que o então vereador Luizão (PP) foi preso temporariamente, ficaram com pena dele, e pensavam que aquilo ocorrera só porque teria guardado a arma em sua casa. (Mas como vai guardar a arma do crime em casa?)

E volto a dizer: se todos eles tivessem ficado alertas à campanha do desarmamento, nada disso teria acontecido, pois essa é a ferramenta, o instrumento mais covarde já inventado pelo homem, justamente por não possibilitar qualquer reação da vítima, ainda mais numa tocaia dessas.

Obs. os réus podem apelar em liberdade.

Frase do dia

“Mulher boa, dinheiro e hemorróida, quem realmente tem, não conta.”
(Fausto Silva)

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Capão do Cipó

Amigo João Lemes!

Esclarecendo sobre o dinheiro que foi falado na Câmara, que foi devolvido, é referente ao Inverno Gaúcho, programa do Governo Estadual. A devolução foi por falta de médico interessado em vir para o município por causa do salário muito baixo para trabalhar todas as noites durante quatro meses.

Tivemos que devolver 9 mil reais ao governo, porque o dinheiro só pode ser usado para este fim. O valor pago ao médico que tivesse interesse seria de R$ 1.300 reais, fora os descontos de INSS. Assim, ficou inviável aplicar o projeto no inverno passado.

Fico agradecido pela confiança ao publicar o que esclareço referente ao que falam de nossa cidade Capão do Cipó.

Um grande Abraço
Henrique Nascimento



Caro, amigo

É, meu caro Henrique, é por isso que tenho nojo quando políticos em campanha prometem que colocarão médicos aqui e acolá. Essa gente se governa, e não aceita trabalhar por "tutaméia". Por isso, não prometam o que não dependem deles.
Os "joões" lá na feira, em visita à cabine da imprensa. Compartilham da foto os amigos Éden de Paula e Paulo Pinheiro.

Algumas

As igrejas são importantes, Bianchini, mas ela não pode ser "mais essenciais" que outras coisas. Essencial é essencial e pronto;

É sempre bom ouvir o "De Ferro", que explicou as questões do plano diretor, sobre a expansão das igrejas e sobre edifícios.

Falando nisso, avisem o novo vereador Binho: cuidado com o "De Ferro". É brincadeira, Bianchini, não leve tudo a ferro.

Expresso no Ar

Aí, os amigos colunistas do Expresso, Jayme Piva e Barbela, ladeados pelo Márcio, por mim e pela Sandra. Debates no Expresso no Ar. O Jayme é amicíssimo do Barbela, diante disso, promovemos o encontro.
E só pra lembrar aos que querem fazer eventos num local só: A Feira do Livro fica bem, ali na praça, não sei se ficaria bom noutro lugar. Quem concorda?

Livro e mais livro

No Expresso
A jovem escritora Camila Jornada com seu ídolo, o Pensador. Bom público. Ótimo público.





Não esqueceremos desta feira do livro, jamais. O Gabriel Pensador atraiu um ótimo público, e se não fosse a chuvinha, mais gente iria vê-lo. Santiago ganhou e seguirá ganhando com o lucro da feira: os livros na casa de cada, além dos assuntos debatidos no evento.

Futebol


Ainda sobre o jogo de sexta, aqui está a foto dos tauras, lá na Pecuária Gessinger. Lembrando que o Guerrinha (Polícia R. Estadual) atuou para nós.

Falando em futebol, alguém me dá notícia do Torneio da Imprensa? E não foi a imprensa quem pegou para organizar neste ano. Caso não aconteça, terá sido a primeira vez desde que iniciou, há mais de 10 anos.

Capão do Cipó

Caro João !

Prestei esclarecimento sobre o tal dinheiro que foi falado na Câmara de vereadores e o Senhor não publicou por que motivo, por estarmos falando o que aconteceu na realidade? Eu não acredito que seja , mas espero que você publique ainda .
Abraço
Henrique Nascimento


Caro Henrique

Não publiquei porque só sei pela boca dos vereadores, mas é só me mandar que terei prazer em informar. Sei da tua seriedade, e sei que a burocracia, às vezes, nos prega peças, portanto, aguardo pela tua informação sobre o dinheiro que foi devolvido ao governo federal por falta de aplicabilidade.
Abraços. (J. Lemes)

domingo, 21 de novembro de 2010

"Pensando" na feira

Nota mil pra feira do livro, claro, descontando o atraso na apresentação do Pensador. Alguém tinha que ter "pensado" nisso;


Sempre digo: o respeito ao horário é algo sagrado. E nem que a "capoeira" ficasse de fora, azar! Melhor do que colocar a feira no "mato";


Público de pé, cansa mais, fica mais descontente e fala mais depois. Coisas para se "falar" mais, se "pensar" mais na outra feira;


Santiago muda, Santiago cresce, seja no gesto do menino jogando o lixo no verdadeiro lixo (como vi na feira), seja pelo livro deste ou daquele, mesmo que ele não seja poeta, nem escritor. Leitura, letras, pensamento, tudo é bom...


Parabéns aos organizadores da feira, parabéns aos que lançaram livros. Jayme Piva, você foi magnífico e mereceu o grande título recebido como patrono;


Barbela, grande anfitrião. Éden de Paula, fez bem seu trabalho no evento.


Pessoal da Casa do Poeta, maravilha de trabalho. Pasini, César, Márcio, Luciano, Vanderlei, vocês são 10!


Oracy, nunca é tarde para saudarmos a grande iniciativa. Tu foste grandioso ao reconhecer esse valor, o valor da Casa dos Poetas.


Pensador, para falar a verdade, não ouvi. Cansei de ficar em pé, mas isso foi bom, saber que no próximo ano a rua inteira será pequena para tanta cultura.

sábado, 20 de novembro de 2010

Cá estamos

Maravilha foi o futebol de ontem. Muita disputa, mas nenhuma falta de ética por qualquer uma das equipes. O encontro foi lá fazenda do meu amigo Ruy. Time do Expresso x Pecuária Gessinger. Depois do jogo, o bom bate-papo no galpão saboreando a melhor carne dessas planuras: um precoce bovino Ile de France. Valeu, amigos. Orbigado a todos.

Hoje fizemos o Expresso no Ar com o Babela e o Jayme Piva, patrono da Feira do Livro. Tudo ótimo de novo. Só meu tornozelo não está ótimo, por isso, fiquei em casa toda a tarde. Ele inchou devido a uma imprensada mais firme com um dos peões do Ruy, aquele mesmo acostumado a pechar touro campo a fora. Mas não estou reclamando, apenas citando, pois o choque foi sem maldade alguma. Coisa do futebol. Fiquei feliz porque reestreei bem.


Nos acompanhou na roda de prosa o grande Paulo Pinheiro, figura fantástica que há anos conheço e sou fã. Sua esposa é outra pessoa adorável. Pena que lá pelas tantas o Ruy e eu não os poupamos daquelas nossas poesias e cantorias de sempre. Mas o Ruy tem que levar livre, pois foi o goelador da tarde, e só de cabeça, o danado. Vou arrumar um marcador para ele na próxima vez.

Legal mesmo foi ver seu filho Rudolf, um menino que tem tudo para ser um baita goleiro, e na mais completa concepção da palavra. (a foto posto depois)

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Algumas do dia

Não procurem a lista dos poderosos no Expresso, pois não saiu. O trabalho é extenso e não ficou pronto em tempo hábil. Na outra sai, garantem o colunista e a direção do jornal. Perdoem-nos;

Hoje a cidade está fervendo. Feira do Livro, gente de fora chegando, outros saindo... Hoje estou de folga, mas isso depois de deixar o livro do Joãozinho na gráfica;

À tardezita parto lá pro Ruy Gessinger. Futebol, boa prosa, risadas... É a vida;

Enquanto não coloco coisa mais de fundamento aqui, vão lendo o que escrevemos no Expresso, este mesmo que está aí na sua frente. Tchau.

Amanhã, no Expresso no Ar teremos Barbela e Jayme Piva. Isto é, tomara que o Márcio tenha convidado o cara.

Frase do dia

“O fim do mundo não é problema, o duro é ter que aguentar o Galvão Bueno gritando: Acabouuuu!!!!”

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Livro + livro = livre


Hoje cruzei ali na feira do livro e me lembrei do Nequinho. Ele foi o grande incentivador desta feira. Ficava feliz quando ela saía grandiosa. Que não diria agora, vendo esta que será a maior delas.

Crianças cantando, lendo livros, ouvindo historinhas... Um passo importante começa numa feira de livro.

Meu filho menor já virou escritor, e por que não? Terça feira vamos rodar o livro dele "As Aventuras de Marcelo". São 50 páginas e, embora eu não tenha isenção para dizer, digo que ficou uma maravilha!

Ainda hoje disse ao prefeito Ruivo. Ah, se eu tivesse o incentivo e a chance de escrever um livro aos 12 anos. Hoje eu talvez nem estivesse no Brasil. Adoro meu chão, mas poderia ter ido para outros pagos, por força do tal destino.

Então, amigos, já que livro é cultura, é o saber, é liberdade, vamos comprar livros, vamos dar vasa à cultura, vamos à feira todo mundo.

Amanhã, o meu grande amigo-irmão Márcio Brasil vai lançar o seu, pena que não estarei lá, no momento, mas já é outro fato que orgulha a nossa turma do Expresso. Nem que fossem uns "10 segundos", queria estar por lá.

Fora o livro do Márcio, temos em Santiago os escritores Barbela, Oracy, Froilam, Pasini e o patrono Jayme Piva com trabalhos extraordinários, e todos são colaboradores do nosso jornal e estou muito feliz por isso tudo.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Profissionalização

A 3e e o sindicado Rural estão recrutando pessoas para participar de cursos do Senar. Os currículos devem ser deixados na 3e, juntamente com uma foto, carteira de trabalho e documentos de identificação. O treinamento será para operador de trator e de pulverizador motorizado. No dia 3, o curso será em Tupantuba. Todos os participantes também serão encaminhados para emprego.

Artigo do dia


Capão do Cipó, o Brasil
e os contrastes sociais

Certa vez assisti a um desfile Farroupilha em Capão do Cipó, terra que muito admiro. Em meio aos garbosos gaúchos e farta alimentação, com carne sendo exibida até nas carrocerias dos caminhões, algo me doeu. Entre a multidão, vi o civismo dos estudantes, que mesmo sem uniforme, honraram o nosso pago. A cena não me impediu de pensar: tanta ganância neste Brasil, tantos desmandos, medonhos altos salários para políticos, tantas diárias gastas ao deus-dará, tantos desvios e essas crianças sem uniformes...

Dinheiro que se vai

Lendo a coluna da Câmara Cipoense, vejo que o vereador Sérgio Seifert (PP) alertou sobre a perda de 15 mil reais, escapados pelos vãos dos dedos do prefeito. Dinheiro federal que não pôde ser aplicado em favor dessas crianças. Como a devolução teve que passar pela câmara, conversei com o vereador Ibanez Garcia (presidente) e soube que esse valor era destinado ao pagamento de um médico para atuar no inverno e, devido aos prazos legais, isso não foi possível.
Capão do Cipó
População encolheu

A redução de 2,7% da população cipoense preocupa o prefeito Osvaldo Froner. A diminuição foi constatada do levantamento feito em 2007 para o censo de 2010. A principal causa é a saída de jovens, que vão para cidades maiores em busca de empregos. Para conter a debandada, a prefeitura pretende implantar agroindústrias e trazer uma empresa para o beneficiamento da soja.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Froilam e o amigo Casal Brum, no Expresso no Ar. Grandes Figuras.

Estas e outras você
vai ler no Expresso

A blogosfera (não gosto desse nome) está bem louca porque descobriu que o Marco vai se encontrar com o Ruy Gessinger na próxima sexta. Mas não tem nada a ver coisa com coisa que estão pensando. Os dois são amigos há nos e o que vai rolar é só um “futi”. Inclusive, eu estarei lá também.

Falando em blogueiros, meu amigo Froilam esteve no Expresso no Ar e saiu-se muito bem, o que já era esperado. Falou bem e mandou ver. Logo, logo, teremos mais outros colaboradores do Expresso por lá. O Vontobel deve ser o próximo.

O vereador Bianchini poderia adotar um novo apelido: bombeiro. Mas não em alusão à sua corporacão, mas ao fato de viver tocando “bomba” na internet.

O engraçado é que ele deixa para atualizadas eu blogue sempre bem tarde. Aí, o PP não dorme até ver tudo atualizado. Depois, não dorme porque tudo ficou atualizado. Vá entender...

Dia desses o seu serafim, ex-prefeito e Cipó estava elogiando o Bianchini. Ele disse a um repórter do Expresso: Mas como trabalha esse vereador!

Também vai ver quem são os 20 poderosos de Santiago. Querem uma pista? O Sagrilo tá na lista.

Estava ouvindo o programa do Nilson Pereira (Central FM) do grupo “Goela Seca” e notei que está bom demais. E o engraçado é que os artistas se atracaram a gravar sucessos antigos. Esgotou a inspiração?

Não sei ao certo que se passa na cabeça deles, dos artistas, assim como o Nilson, mas que está bom, isso está.

Ouvi um amigo dizendo que a governadora Yeda não é boa em política, mas vai deixar a casa bem organizada. Claro, foi dura com a classe pública, mas que pagou conta, isso pagou.


Já tem leitores perguntando por que Santiago não ganhou uma retroescavadeira como os outros municípios.

O nosso patrono


Vejam o e-mail do Jayme Piva, patrono da nossa feira do livro, o qual já se movimenta rumo a Santiago, Terra dos Poetas. Sem dúvida, esta será a maior feira do livro da nossa história.


Olá, meu caro João Lemes:

Sei que vais ficar intrigado com a remessa, hoje, de uma segunda crônica para o nosso Expresso, designada "Incúria e Negligência". Veja bem, é que estou me ANTECIPANDO, em decorrência de viagem pré-agendada.


Como deves estar inteirado, sigo amanhã rumo à nossa querência, para desempenhar o encargo de Patrono da Feira do Livro, a partir de quinta-feira. Estarei me locomovendo via automóvel até Porto Alegre, e de ônibus, à noite, também para matar a saudade do pago e rever os amigos.

Abraço especial.

Jayme

Saudosismos



Hoje até recebi uma coisa boa pela net, umas fotos do tempo em que Porto Alegre era “alegre”, ou mais alegre. Não vou lá, mas sei que a capital dos gaúchos é amada por muitos que hoje têm saudade dos bons tempos.
Na verdade, todos somos saudosistas, um processo natural por que passa o ser, mas sempre é belo recordar. Reparto com os amigos algumas fotos que recebi do amigo Ruy Gessinger.

Terça seca

Terça quente, mas sem previsão de chuva. Aliás, previsão é o que mais se tem, menos água vinda do céu. E a terra tá seca, com produtores só olhando pra "riba" esperando em vão. Será que vamos torar mais um ano? Que me diz disso, meus amigos produtores?


segunda-feira, 15 de novembro de 2010

De volta

Passei um ótimo final de semana reunido com a família e amigos, quase recluso, como diria o Ruy Gessinger.

Olhei uns filmes e ainda pude estudar um pouquinho, mas acabei sabendo das últimas meio sem querer. Acidentes, como sempre, nos feriadões...

Hoje, segunda, cá estamos no Expresso, a minha turma e eu, abaixo de tempo feio, como diria o gaúcho. Estamos organizando tudo aqui para a semana que começa.

E para quem pensa que os feriados acabaram, logo, logo vem mais um, o em homenagem à Padroeira de Santiago, dia 08 - quarta-feira.

E no próximo final de semana, volto aos campos depois de 6 meses parado devido a uma lesão. Tomara que eu consiga voltar bem. A parada será lá na fazenda do amigo Ruy, que organizará um time para nos enfrentar.

Já estou ansioso, pois o podre, quando recebe uma chance, fica loco pra mostrar que não é assim tão podre.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Monografias

Amigo João!

"Estou em POA. Reunião do FORUN dos COREDES para lançamento do Portal
da transparência com leitura permanente dos pgtos da consulta popular.

Plágios e cópias de monografias sempre existiram em todas as
universidades do mundo. Infelizmente nem sempre os sem vergonha são
flagrados. Mas felizmente estes são minorias e não conseguem obter
sucesso profissional, A grande maioria dos acadêmicos é gente honesta
e trabalhadora que luta por dias melhores. Isso sim merece ser lembrado."

(professor Clovis Brum (URI)

Eleição de Dilma

(Comentário)

"-Desculpe-me se isto já foi dito antes, mas agora é minha vez: No estado mais pobre do Brasil (RR), quem venceu foi o SERRA. Mas esta não é a questão. A questão é que no Brasil, a maior parte da população está no segmento "C", com grande diferença em relação aos "D" e "E", ou seja existem muitos mais pessoas perto da classe média do que da classe pobre ou miserável, com o perdão da palavra. Outra, em 2 dos 3 estados mais ricos (MG e RJ), quem venceu foi a DILMA, e com maior diferença de que o SERRA em SP.

Mas se quiserem, tirem o nordeste e o norte da votação e somem os votos do sudeste e terão uma surpresa. DILMA foi eleita pelos pobres e, mais ainda, pelos ricos da região sudeste, inclusive onde o PSDB governa. Qualquer um, com um único neurônio capaz de sintonizar em matemática, desde de que tire o véu da ignorância, poderá comprovar a verdade. Parabéns pelo blog e pelo Expresso, que convivem em plena harmônia." Marcos.