quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Artigo do dia

Éééééééééé....
...um baita erro!

Seguindo a linha dos vícios e interjeições, abordamos hoje o já famoso “éééééé” que todos dizem entre uma palavra e outra. Acredita-se que essa expressão tenha substituído o antigo “ããããã”. Tais sons são emitidos pela ansiedade em querer preencher o espaço que fica quando o raciocínio não está bem alinhado.

Vejamos:
A catástrofe que causou danos no Rio tem origem ééééé nos maus tratos do homem ééééé contra a natureza. A solução seria ééééé montarmos uma ééééé ong que consiga conscientizar ééééé a todos sobre os prejuízos que causamos a nós mesmos.”

A solução para evitar esses sons é ficar alerta e quando surgir o vazio entre as palavras, o remédio é deixá-lo ali, pois é preferível o silêncio enquanto se pensa no que dizer, ao afobamento por meio do “éééééé”....

Depois de ler o texto acima bem como está, experimente ler o abaixo e, no lugar do “éééé”, deixe apenas o silêncio e verás que sua oratória ficará melhor.

A catástrofe que causou danos no Rio tem origem--------nos maus tratos do homem--------contra a natureza. A solução seria--------montarmos uma------ong que consiga conscientizar--------a todos sobre os prejuízos que causamos a nós mesmos.”

Nenhum comentário: