quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Lições para 2016 e para toda a vida

(por João Lemes)

Toda notícia ruim voa, diz o adágio. Então, hoje vamos rever notícias boas, lições para 2016 e para a vida toda. Entremos o novo ano com alegria e paz no coração. Vamos rever o que dizem alguns outdoors do Citibank em São Paulo.

Por que as semanas demoram e os anos passam rapidinho?; Trabalhe, mas não esqueça: vírgulas são pausas; Não deixe que o trabalho da mesa tape a vista da janela; Não é justo fazer declarações anuais ao Fisco e nenhuma a quem você ama; Para cada almoço de negócios, faça um jantar à luz de velas; Quantas reuniões foram mesmo nesta semana? Dinheiro só chama dinheiro, não chama para um cineminha, para tomar um sorvete; Você pode dar uma festa sem dinheiro, mas não sem amigos.

Crie filhos em vez de herdeiros; Precisamos deixar filhos melhores para o mundo e não um mundo melhor para nossos filhos; Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim, ele saberá o valor das coisas e não o seu preço. Agora, quem sabe assim você seja promovido a melhor amigo, pai, mãe, filho, filha, namorada, namorado, marido, esposa, irmão, irmã... do mundo!.

Guarde essas óbvias mensagens e repasse aos familiares, amigos e viva feliz em 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021...

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Peças da mente

(João Lemes)*
Nossa vida é feita de bons e maus momentos; de tristeza, alegria... Sabemos também que quase tudo depende da nossa cabeça. O pensamento pode ser benéfico ou nocivo, positivo ou negativo. Pode ser criativo, sublime ou frustrante e destruidor.
Durante o dia temos mais de 50 mil pensamentos, muitos deles desnecessários. Alguns são como tempestades que nos açoitam e acabam virando nossos eternos companheiros. Algo para nos deprimir, nos enfraquecer, nos fazer tristes.
Toda carga errada de pensamentos nos fadiga, nos deixa com preguiça, falta de atenção e com pouca criatividade. Mas se tivermos pensamentos positivos, a inspiração volta. Ficamos alegres e passamos a criar mais e viver melhor.
Por isso, não é bom ficarmos dando voltas naquilo que não nos leva a nada. Vamos parar também de planejar tanto: reuniões, festas, encontros, tarefas. Isso nos deixa presos e quando algo falha, lá vem frustração!
Vamos parar de usar o subjuntivo “se”. “Se eu tivesse pensado melhor isso não teria acontecido.” “Se eu estivesse lá tudo seria melhor.” “Se eu tiver o diploma meu chefe vai me valorizar mais.”
Neste ano novo tente ser melhor para os outros e para si. Para que isso dê certo, trate de limpar a mente, treinar bons pensamentos. A vida é uma só e o que não tem solução solucionado está. Pense nisso! E não esqueça: tudo é exercício. Aprenda a exercitar sua mente com bons pensamentos e faça disso um hábito, um caminho para viver bem.

*(Baseado no artigo da escritora espanhola Mirian Subirana)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O preço nos produtos também é informação

A função da propaganda é informar. Com ela, todos ficam sabendo quando um produto é lançado, os detalhes, em que loja é vendido. Tudo é informação. A principal é o preço. Não adianta saber detalhes (tamanho, modelo, cor) sem saber se está ao alcance do bolso. É o preço que dá o desfecho na compra. E por que algumas lojas mostram tudo, menos o preço? Por medo da concorrência ou por pensar que o preço iria vulgarizar o estabelecimento ou produto. Ou ainda; para tentar forçar o cliente ir à loja perguntar.

Nas vitrines o preço no produto é obrigatório! Poucos cumprem isso também. Já um anúncio com a informação pela metade vira um gol contra porque leva menos gente à loja. Poucos têm tempo e paciência para ligar perguntando. Até se irritam, já que tudo poderia estar ali, na propaganda. E essa mesma concorrência que faz alguns evitarem a divulgação do preço muitas vezes é justamente quem sai ganhando porque coloca os preços nos seus produtos.

Vejam um exemplo de que o preço funciona: certa vez me deparei com vários restaurantes em Santa Catarina. Todos eram de nível semelhante, mas não quis chegar em nenhum. Lá pelas tantas, vi uma placa bem feita e objetiva mostrando alguns dos pratos da noite e não resisti. O lugar eu já havia notado que era dos bons. O cardápio eu vi na placa sem precisar descer do carro. Mas isso não foi a causa da minha decisão. Será que preciso dizer que foi o preço?

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Cleptocracia


Essa palavra é nova? Para nós, brasileiros, pode ser. Então vamos tentar explicar: conforme o ministro Gilmar Mendes, mais de 6 bilhões desviados das estatais como a Petrobras e outras, eram destinados à propina. E se 1/3 disso foi para o PT, ele teria dois bilhões, dinheiro para fazer campanha até 2038. Uma forma fácil de se eternizar no poder. E as famosas estatais que não podem ser vendidas, que é bom pro povo? Povo uma ova! Bom para eles, para o PT. Assim, eles podem usar e abusar do que é público. Então, o que se instalou no país? Foi uma tal cleptocracia. Aqui pra nós e leitores: a governança do roubo! Por isso, peço a todos que têm poder de voto: não elejam mais ninguém que defenda, apoia ou ainda acha bonitas as atitudes desses ladrões e safados do PT adeptos da cleptocracia.

Obs. Desde a antiga Grécia o homem sonha com um governo perfeitamente democrático, eficiente e honesto. Ainda vivemos essa utopia?