quarta-feira, 27 de julho de 2016

Os idiotas seguros e a dúvida dos inteligentes

“O problema com o mundo moderno é que os idiotas estão seguros e os inteligentes cada vez mais cheios de dúvidas”. A frase do filósofo galês Bertrand Russel foi escrita na década de 1930 como um alerta, diz artigo do jornal Gazeta do Povo (Curitiba).

O paradoxo do pensamento de Russel é a base do conceito do chamado “efeito Dunning-Kruger” ou a síndrome do “idiota confiante”. Ou seja: um distúrbio dos indivíduos que ignoram o limite da própria ignorância.

O conceito foi criado em 1999 por dois psicólogos americanos. “Os incompetentes são frequentemente abençoados com uma confiança inadequada, afiançada por alguma coisa que, para eles, parece conhecimento”, dizem os psicólogos.

Leia mais em
http://www.gazetadopovo.com.br/caderno-g/sindrome-do-idiota-confiante-explica-ascensao-de-trump-e-bolsonaro-de3widharpofwxh8wwtrvape7

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Estamos perdendo a capacidade de pensar

Estudos nos dizem que usamos a rotina para fugir da realidade. Aí, seguimos fazendo só o que está programado na área de serviço do cérebro, coisas que não acionem o pensamento. Caímos na zona de conforto e não somos capazes nem de usar outra rua para ir ao trabalho. Nem de dormirmos do outro lado da cama, quanto mais trocarmos de serviço, de cidade... E se o fizermos, será por necessidade, não por vontade.
Há outras coisas simples no dia a dia que uma pensadinha resolveria tudo. Querem ver? Quantas vezes você passou por um carro estragado na BR? Notou que todos colocam o triângulo de alerta no mesmo lugar? Ou seja, a poucos passos do veículo? Ora, se esse equipamento existe justamente para alertar os outros, o que resolveria colocá-lo ali, colado ao carro?
Vejam um motorista que perdeu o controle do seu carro na BR 287. Ele capotou e o carro caiu na estrada. Ok! Foi um acidente. Mas e por quer abandonou o local sem acionar a Policia Rodoviária ou sinalizar a rodovia? Acabou multado e com quatro pontos na carteira.
E agora? Você seria capaz de entender a razão deste texto? Se você não quiser pensar, eu explico: a razão é fazer todos pensarem mais para viver melhor. Pensando bem, quanta coisa ruim poderíamos evitar? Desde uma compra malfeita até uma briga. E o melhor: como tudo é costume, nosso cérebro voltará a trabalhar melhor e a nos servir mais. Pense bem...
* (jornalista e professor - Santiago - RS)