quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Humildade

(João Lemes)*
Hoje ouvi uma pessoa dizer na imprensa: "Eu sou muito humilde, tenho humildade. Sempre tive". Só faltou dizer "e foi assim
que eu fiquei famoso e importante".

Lembra-me um bordão que muitos dizem de forma errada: "Vou lá prestigiar o evento dos professores". É o mesmo que dizer "vou levar o meu prestígio ao evento"...

A palavra humildade vem do latim "humilitas". Quer dizer de “pouca elevação”, uma relação com a ideia de modéstia. A humildade é um sentimento importante porque faz a pessoa reconhecer suas limitações, evitar a soberba e o orgulho. Enfim, nos coloca no nível dos demais.

Quem tem humildade (quem de fato é humilde) não usa dessa virtude para se enaltecer. É como a ética; existe para ser praticada, não para ser comentada por quem pensa que a possui.

Portanto, sejamos humildes para admitir nossos erros, inteligentes para aprender com eles, maduros para corrigi-los e éticos para não passarmos repetindo nossas virtudes.

"O dinheiro faz homens ricos, o conhecimento faz homens sábios e a humildade faz grandes homens". (Mahatma Gandhi).
*( Jornalista e professor -  mestrando em Educação pela UFSM)

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Paixão

O problema da paixão é que ela não nos deixa ver os erros dos nossos amados e, se vemos, sempre procuramos desculpas para isentá-los. Nesse jogo, vejam só: vale até acusar os outros e dizer que eles não agem com imparcialidade. (João Lemes).