sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Recado ao Garcia
de 'O Boqueirão'

Há pouco enviei um e-mail ao santiaguense Júlio Garcia, que hoje reside fora da terrinha mas sempre ligado às coisas nossas. O propósito do meu recado ao Garcia dizia respeito à crítica tecida pelo meu colega Denilson Cortes em sua coluna, no Expresso Ilustrado, o qual atribuiu ao governo Lula, a tragédia da TAM. A seguir, o comentário de Garcia. (mais detalhes no blog "O Boqueirão". Acesse site www.blogsdesantiago.com e entre lá. Vale a pena participar do debate.)

*Recebemos do Sr. João Lemes, diretor proprietário do jornal Expresso Ilustrado, de Santiago/RS, o seguinte e-mail: "Oi, Garcia. Cumprimentos pelo blog e pelo que escreveste em "O Boqueirão". Como sempre, bem afiado em defender o governo Lula. Mas olha, caro amigo, se leres meu editorial, como diretor do Expresso que sou, verás que eu condenei o colega Denilson por suas conclusões precipitadas sobre o acidente da TAM. Meu artigo leva o título de: as caixas-pretas e os vagabundos. Por favor, mostre isso também em suas críticas. Um abração e obrigado pelo prazer da companhia no blog e no jornal."


Prezado João, folgo em saber que estás atento aos comentários e críticas que fazemos em nosso blog particular e no ‘O Boqueirão’ e que, segundo informas, não compactuas com as irresponsabilidades e baixarias que denunciamos anteriormente.
Pois o objetivo central de nossas críticas é exatamente esse: sem querermos tolher as opiniões ou as informações dos ‘colunistas’, seja do veículo que for - que sempre respeitamos e respeitaremos, mesmo eventualmente discordando - procuramos contribuir para que tenhamos uma mídia minimamente coerente, séria e responsável com aquilo que divulga. Em respeito à ética, em respeito aos leitores, em respeito à democracia.

E quanto à defesa que fazemos do Governo Federal e do presidente Lula, esta não é uma ‘defesa chapa branca’, uma vez que temos posição crítica a algumas de suas ações, como se deu por ocasião do aumento da influência de setores de partidos conservadores na composição do governo, que consideramos exagerado, além da não realização de algumas expectativas que tínhamos quanto à velocidade que deveríamos impor nas mudanças, sobretudo nas áreas sociais e na reforma agrária, por exemplo. Mas, no momento em que a mídia conservadora e golpista se alia aos inimigos do presidente Lula e da democracia, tentando derrubá-lo, não temos o direito de vacilarmos um milímetro sequer e saímos prontamente em sua defesa - e o faremos tantas vezes quanto forem necessárias. (Por Júlio Garcia, especial para ‘O Boqueirão')

Nenhum comentário: