terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Os meus amigos e os
15 anos do Expresso

Se existe algo que me deixa feliz é ver meus amigos felizes, como nesse encontro festivo. Reunimo-nos para conversar, rir, cantar e festejar os bons e novos tempos, sem esquecer dos velhos tempos, naqueles dias em que eu vinha para Santiago numa CG 125 e chegava na cidade tapado de poeira. Quando eu vinha para Santiago apenas com o dinheiro para uma noite no hotel e um para um "x" como almoço no outro dia. Quando eu ia de porta em porta oferecendo o Expresso, ouvindo "nãos" e "talvezes". Ouvindo ainda: "Volte daqui a uma ano. Se o jornal durar até lá, eu anuncio nele".

Tempos de Glória - Foram tempos de glória para um cabeça-dura como eu, que cismou que Santiago merecia um jornal totalmente seu, depois que outros vinte e poucos encerram seus ciclos. E dizer que já se vão 15 anos daquele tempo. Acreditam que isto seja motivo para festa? Eu sim. Portanto, festejamos no último sábado, contando com a presença do prefeito Chicão, do vice-Júlio Ruivo e de alguns dos secretários municipais. Também estavam Lá o Júlio Prates e a Elisiane Mello, hoje, diretores da revista A Hora. Ele, o blogueiro mais lido da região, e quem sabe até do Estado. Quando iniciamos, o Júlio, a Sandra e eu quase incendiamos Santiago. Se fosse hoje, e nós resolvêssemos atuar do mesmo jeito, tenho convicção de que tudo explodiria. Mas os tempos são outros e a maturidade nos fez crescer.
(Na foto: Ilda, Cristiane, Sidi, Camila, PC e Antônio, meus amigos e colegas de Expresso, dentre os quais, destaco os mais antigos: Cristiane, Sidi, Antônio e Paulo César - o PC ).

Pedaços da história

Ao longo desses 15 anos, enquanto guardávamos um pedaço da história dessa região, tecemos críticas, fomos duros em muitas ocasiões, e com muita gente. Principalmente com agentes públicos. Criticamos enormemente a Administração do José, mas afinal, tudo era uma provação para ele, que com diplomacia, inteligência e respeito pelo nosso trabalho, soube muito bem atingir o último ano dos eu governo só fazendo amigos, inclusive entre a imprensa, inclusive entre os integrantes do jornal Expresso. Este pedaço de texto que escrevo agora, às 2 horas de terça, ouvindo Elis Regina pela TV que está ao fundo, tem mais cunho de desabafo do que qualquer outra coisa. Mas em verdade posso afirmar: agradeço um a um, objetivando reconhecer o apoio de todo o santiaguense que lê o que escrevemos no Expresso, jornal este que fez de mim um cidadão desta terra. Obrigado, gente! Obrigado Santiago! Em maio festejaremos nosso debu, e queremos homenagear muitos amigos, colaboradores, incentivadores... enfim, mais uma vez, a festa será para vocês.

LIVRO - Em meu livro, alusivo aos 15 anos do Expresso e aos meus 20 de jornalismo, quero esclarecer diversos pontos que possam ainda estarem obscuro. Vou falar de quem tenho que falar... dos amigos, dos inimigos hoje amigos... contarei tudo, afinal, minha vida jornalística e até muita coisa particular envolvendo minha família, meus amigos, virá à tona com o título: João Lemes - 20 anos de jornalismo. E para quem pensava que eu não venceria a batalha de escrevê-lo, alerto que estou quase na metade. E, lógico, contarei com a ajuda de alguns amigos mais chegado, pois sozinho não poderia concretizar a obra.

Nenhum comentário: