segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

As denúncias, os lobos e lobistas


O calor afetou a cabeça de muitos pela região e o Expresso não para de receber denúncias daqui e dali envolvendo, principalmente, coisas das prefeituras. Claro, estamos atentos e nada fica sem a devida verificação.

Superluana

De Capão do Cipó, por exemplo, já soube que a Superluana reformou seu habitat, com cadeiras novas (das mais caras)  computadores zero-bala vindos de Santa Maria e até vasos de flores. Há quem diga que ela, como secretária da Fazenda, é ótima decoradora.

Jaguari

Uma das polvorosas vem dos pagos de Jaguari, com notícias sobre as dívidas deixadas pelo prefeito Ivo, o qual, até agora não disse praticamente nada. Só se ouve rumores de um lado, o lado do prefeito João Mário. Enquanto Ivo não fala, é só ele quem perde. 

Lobo mau ou bom?

Já aquele lobo velho matreiro, acostumado a comer gordo em Jaguari, foi visto saindo do mato, digo, do Capejar, de mãos dadas com o Duda, advogado que atua para a nova administração da prefeitura. Resta saber se esse lobo que pintaram como mau é tão mau assim! Também trabalha-se com a hipótese de que Duda (Eduardo Diefenbach) seja, na verdade, um lobista do grande João Mário.

Dívidas

Há quem diga que Ivo não poderia ter feito compromissos contando com dinheiro do IPTU e de outros impostos provenientes da administração do novo prefeito. Bem, de qualquer sorte, esperamos que o trabalhista esclareça tudo, do porquê de ter deixado os 3 milhões de restos a pagar. Sobre o caso Eudo x CEEE, a dívida seria de 400 mil, e não de milhões como andam falando, e já estaria negociada. 

Pagou, atuou

Lembramos ainda que muitos secretários dos novos governos só estão lá porque ajudaram na campanha ou são filhos de quem ajudou. Eles ou seus pais deram de 4 a 20 mil para certas coligações e agora acabam sendo contratados pelo novo prefeito. Preste ou não preste, os novos administradores terão que ser engoli-los.

Despreparo

Mas pra resumir tudo isso, lembro da coluna da minha colega Sandra Siqueira, no Expresso de sexta. Ela diz que muitas prefeituras estão na pindaíba devido ao despreparo e seus administradores, ou dele sou de seus assessores. Ela sugere que deveria haver cursos para evitar essa dores de cabeça em cada troca de prefeitos.

Nenhum comentário: