terça-feira, 31 de março de 2009


Caça em abundância

Certo dia uma motorista saiu da estrada quando um veado bateu justo na janela do seu carro, quando ia para Unistalda. Já um veículo carregado com o jornal Expresso atropelou uma capivara entre Bossoroca e Santiago. Fora esses de maior porte, é expressivo o número de tatus que volta e meia cruzam as rodovias frente aos veículos.

De olho nos caçadores

A riqueza da caça em nossos campos e matos, infelizmente, não foi descoberta só pelos motoristas, mas também pelos caçadores. Uns da região e outros de fora que vêm à procura desses animais, principalmente de capivaras. É preciso haver mais atenção na área rural, como vêm fazendo as polícias rodoviárias e militar, atacando gente em saídas de fazendas. Em alguns casos, dá certo e inibe futuros predadores da natureza. 

Pobres fazendeiros

Os fazendeiros estão ficando pobres. Primeiro foi a seca, fazendo parte do rebanho emagrecer com a falta de pastagens e água boa. Depois, o baixo preço da carne associado ao abate clandestino vão acabar levando essa classe à falência. Para completar o quadro, os ladrões de gado agem até sob os olhos dos fazendeiros. 

Nenhum comentário: