quarta-feira, 27 de maio de 2009

Igualzito ao pai

Inda há pouco dei uma bombeada no blogue do Taborda e vi seu belo artigo sobre uma pessoa que também admiro, o Rudolf Gessinger, filho dos nossos grandes amigos Ruy e Maristela Genro. Me alegro cada vez que vejo um filho seguindo os bons rastros do pai, no caso deste guri, ele segue com maestria. Me associo ao Taborda e também parabenizo o casal que renovou seus votos de casamento depois de 17 anos. 
Agora, um artigo em homenagem  ao Ruy e ao Rudolf.

Meu pai,  meu rei

Quando criança, gostava de observar os mais velhos. Meu tio recebia os compadres, enquanto eu ficava à espreita: qual seria o início da prosa? Será o tempo ou os animais? Indagava-me, fazendo um jogo com meu próprio pensar. O assunto “tempo” sempre vencia. 
- Buenas, compadre!
- E daí, será que chove?
- Olha, só se virar o vento.
- É, mas hoje amanheceu carregado para os lados do “chovedor” e eu não quero mentir, mas esse tempo velho é “caborteiro”...

As palavras do tio eram sábias e eu jamais retruquei. Naquele tempo, criança que se metia em conversa de adulto ganhava um tapa na cara. O tio não poupava nem os comentários sobre o meu próprio time. Pior ainda se fosse hora do almoço.

O maior orgulho para um pai é ser o herói de seu filho. Ser espelho para a prole justifica nossa presença na terra e nos faz remoçar. Infelizmente não tive privilégio de ser criado pelo meu pai, que partiu cedo justamente com a idade que tenho hoje. 

Minha mãe, ainda jovem e com oito bocas pra sustentar, precisou “dar” alguns dos filhos aos parentes. Numa “doação” daquelas me fui junto. Morei por 10 anos com meus tios, depois agarrei o mundo, só parando em Santiago.

Apesar de não conviver com meu pai, eu nunca o esqueci. Sua imagem é onipresente em minha memória, fazendo me emocionar quando ouço hinos em memórias dos pais, a exemplo da música interpretada pelo jovem Diego Alexandre, no Femuri. 

“Você é meu pai, você é o meu rei”, dizia a letra da canção, me fazendo refletir que meu pai também foi um rei. E hoje, caso  não seja o rei para meus filhos, já me contento em poder apenas dizer que eles são o meu reino.            
(Publicado em 30/07/04)

Nenhum comentário: