terça-feira, 16 de junho de 2009

Museu das Comunicações


O blogueiro entregando as duas máquinas do Expresso ao diretor da URI, professor Clovis Brum, o qual registrou: "O passado é a chave do futuro".


Acabamos de chegar lá da URI, onde foi inaugurado o Museu das Comunicações, o qual fica na sala Antônio Manoel Gomes Palmeiro - Barbela. Várias autoridades, poetas, escritores, jornalistas prestigiaram o ato na presença da direção da URI Santiago, composta pelos professores Francisco Assis Gorski e Clovis Brum.

A idealizadora do museu, a querida professora Rosane Vontobel estava eufórica, radiante de felicidade ao ver mais um sonho concretizado. Numa sala agora estão acervos com registros jornalísticos, filmes, fotos, livros e algo especial: os 151 rádios da coleção do Barbela, um deles fabricado em 1929, alguns anos após o primeiro rádio ter chegado ao Brasil e as primeiras emissoras terem sido abertas.

Na outra sala dedicada ao museu, várias fotos dos que fazem ou fizeram a comunicação em Santiago. Outra sensação são as fotos em 360 graus, visão que faz a volta mostrando Santiago. Um trabalho do poeta Oracy Dornelles.

Este blogueiro entregou ao diretor Clovis as primeiras máquinas que o Expresso teve, a convencional (de filme) e a digital, a primeira também de Santiago. Foi com dor no coração que fiz a entrega, mas feliz por saber que ali ela estará guardada para sempre, justo na universidade pela qual tenho muito carinho e reconhecimento.

Nenhum comentário: