sexta-feira, 19 de junho de 2009

Sexta feira diferente


Cheguei há pouco lá da Escola da URI, onde me encontrei com o querido amigo Ruy Gessinger, mais o Rudolf (seu filho) e o Paulinho Reis (músico), para uma sexta-feira diferente. Estávamos todos tendo uma conversa de pé-de-orelha com os aluninhos da 5ª série sobre práticas ambientais. É que o Ruy se emocionou com os pequeninos há poucos dias, quando eles fizeram um trabalho com a sua coluna, publicada no Expresso. O tema era uma reunião de bichos ao redor de um açude, os quais se espantaram quando o bicho-homem chegou.


Natureza vira atração


Após uma boa prosa, o Ruy declamou um poema de Gildo de Freitas, sobre o Passo da Areia, em Porto Alegre, lugar que os edifícios tomaram conta. Depois ele abordou a importância da preservação ambiental de uma forma mais direta, dizendo às crianças que, em breve, os japoneses, europeus e americanos virão à nossa cidade pagar para olhar um mato, fazer uma trilha em meio aos campos e serras, beiras de sangas... "Portanto, preservem tudo isso. Vocês verão que a natureza será e em alguns países já é, atração para o mundo todo", ensinou ele.


Para encerrar a visita, todos comeram salgadinhos e tomaram refris ouvindo o bom som dos violinos do Ruy e do Rudolf, acompanhados pelo Paulo Reis ao violão. Maravilha de programação. Uma hora de conversa que não nos custou nada. Oxalá todos fizessem como o Ruy; dedicassem alguns minutos para ajudar as crianças a salvarem nosso mundinho.


Como hoje é sexta, chega de papo. Deixo apenas umas frases que me foram enviadas pela amiga Eloísa Flores, lá de Portugal.


"Todo mundo está 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

(Essa pergunta foi a vencedora em um congresso sobre vida sustentável.)

Precisamos começar JÁ! Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos, inclusive em respeitar o planeta onde vive...


Nenhum comentário: