sábado, 1 de agosto de 2009

Sábado quente

Se compararmos as temperaturas da semana, com 1,2, 3 e até 5 graus negativos, hoje, com uns 15 (arrisco a dizer), estamos vivendo um momento quente. A seguir deve vir chuva e na segunda o tempo se manterá mais caloroso. Será que isso ajuda a amenizar o problema da gripe A?

Hoje fui ao Restaurante do Mário e vi na parede um cartaz do governo, alertando contra essa nova gripe. Dizia bem em cima: Influenza A (H1N1). E por toda parte podemos ver tais avisos, em letra miúda e sob esse título horroroso, ou alguém já ouviu pessoas dizendo: "peguei o influenza A (H1N!)? Lógico que elas dizem gripe A, nova gripe, gripe suína, menos influenza A (H1N1).

Santiago já registra três mortes sob suspeita de gripe A. Um homem de 37 anos morreu quinta. Quando encerrávamos o Expresso, eu soube que este sujeito estava mal, mas a direção clínica do hospital nada dizia. Ficamos quietos, afinal, não gosto do jornalismo do disse-que-me-disse. Mas isso pegou muito mal, essa falta de transparência que só Santiago mantém.

Já se sabe que há cinco doentes com os sintomas dessa gripe internados em nosso hospital. E não me queiram mal, mas ao ouvirmos que foram transferidos, o perigo de morte é uma certeza. Espero, com isso, que a direção hospitalar venha a público e admita que, embora não seja caso de pânico, há pessoas morrendo e outras internadas.

Nenhum comentário: