quarta-feira, 7 de outubro de 2009

20 Anos de Jornalismo


O brotar de uma força

Minhas maiores alegrias na vida foram: o casamento com a Suzana, os nascimentos dos meus filhos e ter vindo para Santiago dirigir, enfim, um jornal que fosse meu, que fosse da família. Quando aqui cheguei, em 1996, me senti no topo do mundo.

Sabia que tudo daria certo por confiar na equipe e muito mais no meu próprio braço. Juntei experiências uma a uma e tentei depositar tudo nesse projeto Expresso Ilustrado, que foi e é, para mim, como o quarto filho. Tenho convicção de que para a Suzana e a Sandra ele tem o mesmo valor. De nossas mãos tiramos o jornal e de suas páginas, o sustento.

É sabido que sem dinheiro ninguém faz nada. Também é sabido que colocar uma fortuna em algo que não dê retorno, o poço financeiro seca rapidinho. Como não tínhamos quase nada, a não ser uma bicicleta, um computador, uma impressora e uma máquina fotográfica, o jeito foi tirar do próprio jornal o investimento necessário à sua manutenção.

Isso virou um ciclo. Quanto mais se trabalhava, mais o jornal rendia e, por conseguinte, mais ele crescia. A Sandra se colocou frente à área comercial e, aos poucos, foi conquistando clientes. De outro lado, eu fazia de tudo para não decepcionar os investidores, produzindo um belo jornal para fazer com que a propaganda deles fosse lida, trazendo-lhes o retorno esperado.

Aprendemos também que poucos publicam uma propagada para ajudar alguém, a não ser a eles mesmos. A única maneira que dá certo é crescer juntos, a empresa e seus clientes.

Os primeiros anunciantes do Expresso não foram os grandes empresários, eis a razão para nos mantermos na estrada, pois os pequenos se somaram ao jornal e vice-versa. Até recebermos atenção de investidores como Grupo Nicola, Felice Automóveis, Cooperativa Tritícola, Unimed, Ford, GM etc, demorou muito.

A base seguiu com as pequenas e médias empresas que fizeram sucesso com suas marcas no jornal, como a Móveis Moka, Irmãos Dapieve, Livraria Bem Bolada, Supermercado Madalosso, Gerassom Digital, Grupo Paraíso, Skill Aliança Inglesa, Posto do Macarrão, Enduro Moto Peças e tantas outras, assim como os profissionais liberais. Todos ajudaram a formar a força do Expresso, que foi superando dificuldades dia após dia.

Nenhum comentário: