segunda-feira, 28 de junho de 2010

Mais uma...


A juíza Lilian, os diretores da Fase e eu


F.A.S.E

Estive em Santa Maria para uma palestra na Fase - Fundação de Atendimento Sócio-Educativo. O nome é pomposo, a sigla é criativa (remete a um período da vida de quem está lá) mas a realidade é dura. Lá em vi meninos que de uma hora para outra mudaram suas vidas, seja matando alguém, estuprando ou roubando e que agora tentam recomeçar tudo.

Conforme o diretor Márcio Cardoso Weiler, a conversa com os jovens deveria ajudá-los. Mostrando minha experiência - desde que perdi meu pai, a infância sofrida até a criação do Expresso - eu iria convencê-los de que cada ser é capaz de se dar bem na vida, basta querer.

A conversa foi longa, divertida em algumas vezes (quando contei piadas), e dramática em outras (quando narrei partes desgostosas da minha vida, quando saí pelo estado à procura de oportunidade, indo parar até em instituições tipo a Fase.).

Minha maior alegria foi ver presente a juíza Lilian Franzmann, que por muito tempo trabalhou em Santiago e que deixou sua marca na área da Infância e da Juventude.

Também fiquei alegre por saber que o Márcio gostou do meu trabalho, a exemplo da juíza, e fui convidado a avançar em outros rumos, para outros públicos.

Agradeci aos diretores da Fase e me coloquei à disposição. Recebi lembranças e aplausos, sendo esta uma de minhas melhores atuações (creio eu). E se era para os meninos aprenderem comigo, devo ter atingido o objetivo, mas eu sim, tenho a certeza de que aprendi com eles, passando junto mais uma boa parte da vida. Uma boa F.A.S.E.

Nenhum comentário: