sexta-feira, 2 de julho de 2010

Laranjada azeda


"A Holanda entra para o grupo dos maiores carrascos do Brasil em Mundiais.
Apenas a França (1986, 1998 e 2006) e Itália, em 1938 e 1982, haviam eliminado a Seleção Brasileira de uma Copa do Mundo mais de uma vez."


Estas são as notícias que rolam pelo mundo, refletindo todo o amargor de ter sido derrotado. E embora todos digam que o mundo não acaba, que a vida segue, que a Copa segue, isso só prova o valor que tinha esse jogo para todos os brasileiros.


Poderíamos dizer apenas que foi só um jogo, só mais uma derrota, que somos mais campeões que todo o resto do mundo, mas não. A derrota não sai da cabeça, como um amor que se perde...


Esse jogo pedido pra Holanda ficará por um bom tempo na cabeça. Ficaremos com essa vontade de não fazer nada e deixar o mundo girar...


Mas não é preciso ser célebre pra saber e dizer que o nome é "jogo", e jogo se ganha, se perde...

O nosso time perdeu o equilíbrio? Mas se o próprio Dunga parecia querer morder um ferro que havia ao seu lado (talvez um poste, mastro, sei lá), que dizer dos demais protagonistas em campo?

Crucificar Felipe Mello (que foi expulso)? O Dunga? A CBF? O juiz? A própria Holanda (que jogou truncada, firme, barrando, batendo, mastigando a gente)?

Não há a quem culpar, pois caso a bola batida por Kaká tivesse entrado, ali, no finalzinho, ou naquela tirada do goleiro holandês ainda no primeiro tempo, se o tal gol bobo não tivesse sido marcado, estaríamos agora endeusando a todos da Seleção.

Foi só um jogo? Foi, mas dói, machuca, como disse Galvão Bueno. E como um amor que se foi, e que só com outro amor para aplacar a dor, com a derrota é quase a mesma coisa. Só o tempo, só outros mundiais (quem sabe o que faremos aqui em 2014) pra nos confortar.

Por enquanto, vamos remoer a nossa dor, a nossa tristeza, a nossa derrota... Afinal, se há alegria é porque há tristeza. Saibamos sair dela também... Saibamos digerir essa laranjada azeda...

Uma boa tarde a todos...

Nenhum comentário: