sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Copa ou Torneio?

Celso Barp responde a Elisandra:

Prezado João:

Por não ter conseguido enviar diretamente à Srta Elisandra Minozzo, solicito tua permissão para publicação no teu blog, até mesmo como resposta. Se entenderes por bem publicar, te agradeço, mas se preferires o contrário entenderei perfeitamente. Acho importante que as pessoas da comunidade saibam o que realmente aconteceu. Principalmente a sugestão de mudança do nome do Torneio está gravada em CD nos arquivos do Cruzeiro (acredito).

Elisandra:

Se me permites, faço algumas considerações sobre esta postagem “... Tem pelada no Povinho”.

1. Primeiramente o nome do evento foi mudado por necessidade, senão vejamos: “Torneio Internacional de Futebol Juvenil Romeu Goulart Jacques” era uma denominação um tanto extensa, tanto para citar em entrevistas no rádio e TV, como para escrever em logos, manchetes e textos de jornais. Os jornais, aliás, já de muito tempo se referiam ao Torneio com “Taça Santiago”, “Copa Goulart Jacques” “Torneio de Santiago”, entre outras denominações. Outro detalhe importante era a pergunta que vinha após a citação do evento – onde é realizado esse Torneio?. Analisando tudo isso, levei a sugestão da mudança do nome da competição a uma reunião de diretoria na AABB (2000) sugerindo a mudança para COPA SANTIAGO DE FUTEBOL JUVENIL – Troféu Romeu Goulart Jacques. Com isso, teríamos no nome do evento o local onde é realizado (SANTIAGO), a categoria (JUVENIL) e o nome do Troféu de Honra teria o nome do fundador do Clube (ROMEU GOULART JACQUES). Felizmente era expressiva a presença de diretores e conselheiros, pois se tratava de apresentação de relatórios do evento recém realizado (Janeiro/2000) e, por consenso, decidiu-se efetivar a nova denominação da competição. Portanto, como podes perceber não se tratou de “mudança por mudança”.

2. Dado ao fato de residires (?) em Jaguari, talvez não tenhas oportunidade de andar pela cidade durante o dia no período da Copa, mas a movimentação dos jovens atletas dos Clubes visitantes continua a mesma, talvez um pouco mais restrita em função da mudança de procedimentos que os Clubes imprimiram à categoria juvenil - antigamente os atletas eram todos amadores, hoje a maioria, para não dizer todos, já tem contrato profissional e a responsabilidade é muito maior.

3. Por fim, não tenho procuração para defender “A” ou “B”, mas todos (me incluo nessa turma) que trabalharam e trabalham pelo evento o fizeram e fazem isso voluntariamente, apenas e tão somente com o objetivo de proporcionar lazer e divertimento à comunidade e podermos todos nós, santiaguenses de nascimento ou adoção, que é meu caso e de vários colegas do Cruzeiro, dizer que o Cruzeiro e a cidade de Santiago proporcionaram oportunidade a muitos jovens para seguir carreira de atleta profissional de futebol. Que o digam Danrlei, Carlos Miguel, Argel, Caíco, Roger, Emerson, Ronaldinho, Anderson Polga, Nilmar, Rafael Sobis, só citando gaúchos, dentre tantos outros.

Entendo importante esclarecer estes pontos, respeitando sempre a tua opinião.
Celso Luis Barp

Santiago, RS, 07.01.2011

Nenhum comentário: