terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Revolução
na segurança

Luiz Couto*
O modelo de policiamento baseado na repressão não funciona mais. É dinheiro jogado fora. As polícias devem atuar com inteligência para combater o crime, com políticas sociais em saúde, educação, emprego, família. É preciso também uma reforma na segurança pública do Brasil. Há décadas que o modelo adotado no país só "enxuga gelo", sem apresentar resultados e o problema só cresce.

O problema é que a sociedade é mal-informada sobre segurança pública. Quando os erros policiais ocorrem, ninguém lembra as falhas dos médicos, professores e do próprio cidadão lá atrás. Quando o problema explode, a descarga de reclamações só recai sobre o policial, que tem a sua parcela de culpa, claro, mas não deveria carregar o fardo sozinho. Segurança pública se faz com inteligência. E com justiça também.

Se a educação é sucateada e não atende aos anseios do professor, na segurança não é diferente. Se um médico não tem materiais necessários para atender a população, os policiais ainda esperam pelos equipamentos básicos! E enquanto os pais esquecem de mostrar aos seus filhos o melhor caminho, os profissionais da segurança são quem entram em confronto com um indivíduo que não é mais criança. A sociedade e as autoridades devem pensar assim também e, mais do que isso; começassem a agir pela 'revolução' almejada.

*Deputado federal (PT/PB)

Nenhum comentário: