quarta-feira, 17 de julho de 2013

Esta eu perdi...

Caso eleição de Ruivo, 
e caso Nenito Sarturi

Em 2008, às vésperas da eleição do prefeito Júlio Ruivo surgiu um boato de que ele teria ido a um motel com uma menor. A oposição fez a denúncia e a polícia levou a jovem de 16 anos para depor. Ela desmentiu os boatos, mas já era tarde; o nome de Ruivo já andava de boca em boca. Ao saber disso, fiz uma nota em meu blogue dizendo que o delegado regional Nenito Sarturi deveria esperar passar a eleição para, enfim, investigar o “factoide” sob pena de prejudicar o candidato, ainda mais sendo Nenito membro de partidos opostos.

Nos depoimentos, as testemunhas disseram que Nenito e membros dos partidos de oposição estavam na Delegacia no dia em que ouviram a menina; a audiência foi no prédio da Delegacia Regional; o documento que recebi tinha a logomarca da Delegacia Regional, da qual Nenito era o titular. Mas para o meu azar, não foi Nenito quem comandou o inquérito. Conforme as testemunhas, o delegado João Brum assinou e comandou tudo mesmo estando hospitalizado, pois estava doente na época. Pena que isso eu só soube depois, nas audiências.  

A investigação não deu em nada, mas os boatos “tiraram” dois mil votos de Ruivo, segundo ele próprio falou. O que escrevi na época foi baseado em relatos. Tentei estabelecer o que julguei correto como sempre fiz e o farei, infelizmente errei e me curvo diante da Justiça que me condenou a pagar 9 mil reais ao ex-delegado, pois o que escrevi lhe causou um abalo moral. Peço-lhe desculpas pelo erro.
 Obs. Ainda cabe recurso desta decisão.

Nenhum comentário: