quinta-feira, 21 de julho de 2016

Estamos perdendo a capacidade de pensar

Estudos nos dizem que usamos a rotina para fugir da realidade. Aí, seguimos fazendo só o que está programado na área de serviço do cérebro, coisas que não acionem o pensamento. Caímos na zona de conforto e não somos capazes nem de usar outra rua para ir ao trabalho. Nem de dormirmos do outro lado da cama, quanto mais trocarmos de serviço, de cidade... E se o fizermos, será por necessidade, não por vontade.
Há outras coisas simples no dia a dia que uma pensadinha resolveria tudo. Querem ver? Quantas vezes você passou por um carro estragado na BR? Notou que todos colocam o triângulo de alerta no mesmo lugar? Ou seja, a poucos passos do veículo? Ora, se esse equipamento existe justamente para alertar os outros, o que resolveria colocá-lo ali, colado ao carro?
Vejam um motorista que perdeu o controle do seu carro na BR 287. Ele capotou e o carro caiu na estrada. Ok! Foi um acidente. Mas e por quer abandonou o local sem acionar a Policia Rodoviária ou sinalizar a rodovia? Acabou multado e com quatro pontos na carteira.
E agora? Você seria capaz de entender a razão deste texto? Se você não quiser pensar, eu explico: a razão é fazer todos pensarem mais para viver melhor. Pensando bem, quanta coisa ruim poderíamos evitar? Desde uma compra malfeita até uma briga. E o melhor: como tudo é costume, nosso cérebro voltará a trabalhar melhor e a nos servir mais. Pense bem...
* (jornalista e professor - Santiago - RS)

Nenhum comentário: