segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Livros: o nosso orgulho

O orgulho é um pecado capital. Mas quem não se orgulha de alguma coisa, que atire uma pedra. Eu tenho orgulho pela família, pelos amigos, pela minha profissão e até pelo meu cachorro. Logo, esse orgulho não deve ser pecado. Ele confunde-se com um sentimento de conquista ou algo que o valha. Acredito que o orgulho pecaminoso seja aquele sentimento perverso de ter ou de ser mais e melhor que os outros.

Voltando ao “orgulho bom”, lhes digo que tenho muito orgulho de ter lido centenas de revistas em quadrinhos e livros. Foi assim que “me descobri” jornalista. Atuei por 20 anos em vários jornais só com a sétima série escolar. Graças aos quadrinhos e livros, viajei o mundo, conheci lugares, aprendi até um pouco de filosofia - olha só! Hoje me considero rico, pois tenho facilidade com as letras, consigo passar minhas ideias. Sei que isso é difícil para a maioria. Para mim é fácil, eu li desde criança...

Não está provado que se aprende só com a leitura, porém ninguém nega que ela é o passo mais importante. Então, quero ver todos na 19ª Feira do Livro, porque, apesar dos avanços da tecnologia, o conhecimento sempre será a maior riqueza da humanidade, a leitura sempre será o modo mais fácil de chegar até ele e os livros sempre serão nosso orgulho.

Nenhum comentário: