quarta-feira, 4 de abril de 2018

A paz depende do fim da impunidade

(J.Lemes) Só se fala na sessão do Supremo que decide logo mais sobre o habeas de Lula e sua possível prisão. Porém, afora esse resultado, o maremoto que sacode o Brasil não finda hoje. Seguirá ainda mais inflamado graças à manifestação de Villas Boas, comandante do Exército.

O militar não falou mentiras. Disse que o Exército deve garantir a ordem, a paz e a soberania das instituições. Verdade. O Exército deve manter o que está na constituição. Afinal, todos queremos a paz e o fim da impunidade. O problema é que ele não precisava ter dito o óbvio. Não em clima tão acirrado e de rede social distorcendo tudo.

Seja Villas Boas, seja um de nós que fizer apologia à volta dos militares, comete um crime. A Constituição diz que o Exército deve seguir ordens do senhor presidente da República. Só ele pode autorizar ou desautorizar a intervenção. Fora disso, repito: é crime.

Quanto ao Supremo, ele deve fazer o seu papel urgentemente. Aliás, já deveria ter feito. Esse adiamento só afundou o Brasil e o próprio Supremo. Não podemos perder a fé nas instituições, o que considero o fato mais grave disso tudo.

Com alguma decisão favorável a Lula, não só perderemos essa fé, como centenas de estupradores, assassinos, cabrais, cunhas, dirceus devem de imediato ganhar as ruas. Lei para todos é isso. A menos que não tenham dinheiro para advogados como o Lula teve e tem. 

Nenhum comentário: