sexta-feira, 4 de julho de 2008

Os desiguais


Com a chegada do período eleitoral, os nervos dos políticos ficam à flor da pele e tudo é motivo para desconfiança. Fulano ganhou espaço mais do que eu, beltrano está usando um artifício que eu não tenho etc. Como diria meu amigo Brasil, a grama do vizinho é sempre a mais verde.

Mídia - E no que tange à mídia, a impressa, que permite maior liberdade, não há necessidade de dizer a ninguém que o jornal deve ser igualitário. Pois é nossa obrigação. Já viram alguém anunciando: " Nós, os calceteiros de rua colocaremos todas as pedras em seus devidos lugares"? Claro que não. O óbvio, não se menciona.

Merecimento - E tem mais: esta história de igualitário é balela. Ninguém consegue ser igual, mesmo que meça com uma régua os espaços em jornal, já que cada partido, coligação, terão histórias diferentes, falas diferentes, portanto, espaços diferentes. Ou não se fará jornalismo, mas um amontoado de asneiras. Até porque, a igualdade não está nos espaços concedidos, mas na forma de criticar este ou aquele. Além disso, cada partido terá aqui no Expresso, o espaço não mais, não menos que os demais, mas o espaço que merece.

Exemplo: Se for um PPPP, com dois filiados e menor representação na Câmara, o espaço será menor. Não porque eu queira, mas porque ele merece isto; Outro, com vários vereadores, centenas de filados, terá espaço maior, não porque eu queira, mas porque ele merece, e assim por diante. Eu também nem precisaria estar dizendo isso, mas cabe lembrar de uma frase dita por um ministro da justiça: "A forma da igualdade consiste em tratar de maneira desigual os desiguais". Então, se dermos espaços iguais para um desigual, gente que nem conhecida é, em detrimento dos que já têm folha de serviço prestado, seria a melhor forma de ser INJUSTO! Tenho dito!

Nenhum comentário: