quinta-feira, 7 de maio de 2009

Mais do meu livro


Eis mais um capítulo do meu livro. Espero que gostem do texto do meu amigo Barbela, o qual fez a apresentação de "20 Anos de Jornalismo - Autobiografia de um Autodidata"


Apresentação

Antonio Manoel Gomes Palmeiro
                                                             (Barbela)


Não faz muito, o João Lemes me disse que estava escrevendo um livro, oportunidade em que me solicitou que escrevesse o prefácio. Optamos por uma apresentação, e é o que estamos nos propondo a fazer.
Desde o nascimento até o fim da vida de cada um, vivemos sempre à margem de um precipício. Poderemos preferir pelo lado bom e honesto, como também poderemos tomar outros caminhos. Afirmo que o João Lemes, pelo que passou em sua infância, principalmente, tinha tudo para descambar para o lado ruim das coisas. Desde que uma tragédia abateu seu lar, com a suposta morte acidental de seu progenitor, o João começou a rolar por lugares diversos, mesmo tendo o aconchego de parentes. 

O modo como sempre foi tratado, com pancadarias, bordoadas, resingas, não o fez nunca desviar-se do que realmente pretendia. O autor sempre quis ser uma pessoa decente. Por isso, teve calma e, muitas vezes, raiva, à medida que ia crescendo. O leitor já imaginou o que poderá se passar na cabeça de uma criança de tenra idade (caso do autor), se de uma hora para outra for entregue aos cuidados de pessoas diferentes, fora do aconchego de seu lar. Ele é dos tais que comeu o “pão que o diabo amassou”.
Com a oportunidade que teve de trabalhar em dois jornais do interior, Cruz Alta e Tupanciretã, ainda bem jovem, incutiu em sua cabeça que deveria ser jornalista, que teria um jornal somente seu. Daí é que começou a editar, primeiramente em Salto do Jacuí, o semanário Expresso Ilustrado. Com a intenção de mudar-se para uma cidade maior, escolheu Santiago para seguir com o jornal.
No início passou por sérias dificuldades em companhia de sua esposa, senhora Suzana, e da sua cunhada Sandra. Nunca desanimou. No decorrer do tempo da fundação do Expresso Ilustrado em nossa cidade, foi adquirindo confiança de seus leitores.
 
O João é uma pessoa admirada por muitos e indiferente para poucos. O Expresso passou a ser uma leitura obrigatória às sextas feiras.
Privo há tempo de sua amizade. Ele foi meu companheiro de apresentação do programa “Estúdio Aberto”, ainda quando o apresentava na Rádio Iguaçu FM. Há pouco ele foi distinguido com o título de “Cidadão Santiaguense”, que lhe outorgou a Câmara de Vereadores de Santiago. Por tudo isso, afirmo: o autor, que teve para despencar para o lado ruim das coisas, galgou o que almejava, queria, sonhava, ainda mais tendo ao seu lado a sua esposa, senhora Suzana Siqueira Lemes, seu sogro Mário Siqueira, seus três filhos e a cunhada Sandra, seu braço direito no jornal Expresso Ilustrado - nosso jornal de todas as semanas.
           Tenho certeza que o leitor vai gostar da autobiografia de João Lemes nesses seus “20 Anos de Jornalismo”.
                                                                                             


Nenhum comentário: