terça-feira, 23 de junho de 2009

Fim dos diplomas

O fim da obrigatoridade do diploma de jornalista acendeu uma polêmica de norte a sul do país, já que estudantes universitários estão protestando contra a decisão do Supremo Federal. No entanto, é possível que outras profissões também se tornem desregulamentadas, segundo Gilmar Mendes, presidente da corte, vai haver um debate sobre o assunto. "Vamos ser coerentes e dizer se determinadas profissões podem ser exercidas sem diploma,” disse.

Tal decisão causou um furor sem necessidade, pois há muitos anos milhões de brasileiros já trabalham sem diplomação. Tantos nomes famosos nunca se formaram em nada, como é o caso de Luiz Fernando Verissimo, um dos maiores jornalistas e escritores brasileiros. O que a Justiça fez foi sacramentar algo que não tinha para onde ir, ou iriam mandar embora todos os ocupantes de cargos de comunicação?

A bem da verdade, o diploma não perdeu seu valor. Pelo contrário, agora que não é exigido, torna-se peça ainda mais rara. E quem não o possuir, e mesmo assim tiver as qualidades, pode seguir empregado da mesma forma. Agora, pra facilitar, convém dizer: na atual briga pelo mercado de trabalho, as duas coisas devem se somar: diploma e qualificação. Quanto mais, melhor!

Nenhum comentário: