quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Salvem a nossa história


Apesar da grande divulgação sobre Moysés Vianna, muitos dos nossos jovens ainda desconhecem quem foi esse heróico juiz que morreu abraçado à uma urna eleitoral para evitar uma fraude em 1936, no distrito de Florida. Como vimos na última edição do Expresso, alguns estudantes nem ao menos sabem o nome da nossa praça, a qual homenageia o bravo juiz, patrono da Justiça Eleitoral Brasileira.

E seguindo esse tema, o colunista Antônio Manoel Gomes Palmeiro (Barbela), escreveu que foi a partir daquele triste 1936 que a nossa cidade passou a ser conhecida como "Santiago do Boqueirão, quem não é bandido é ladrão". Mas disso, todos sabem. É bem assim. Infelizmente, os fatos pejorativos, escandalosos, ganham maior destaque.

Casos como esses não só menosprezam a democracia, a cultura, como também mostram as falhas no sistema educacional. Todas as escolas ensinam sobre centenas de países, menos sobre a nossa própria região. Está na hora de revermos isso e darmos aos nossos jovens condições deles serem guardiões desses valores, pois se viu, tudo o que foi feito até agora ainda é pouco para salvar a nossa história.

Nenhum comentário: