terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Reflexão

Pensei em começar esta crônica falando do estresse das compras, das festas, das comilanças típicas do Natal. Mas esse tema ninguém mais aguenta. Aí, pensei abordar o estranho sentimento que nos divide a cada fim e ano. Mescla de estresse e alegria. Também sentimos frustração por algo que deu errado. Mas o tema também é batido. Aí me perguntei: o que me angustia mais nesta época? Veja:

Fico muito triste, na véspera de natal, ao observar aquele trabalhador tomando seus últimos goles no boteco a poucas quadras de casa, talvez afogando alguma mágoa que carregou o ano inteiro. Olho a sua bicicleta encostada na parede. Noto que ele passou no mercado e pegou um frango, algumas Cocas e doces pra saborear com a família.

Se eu esperar, verei o sujeito rodopiando, caindo, levantando, na luta pra chegar em casa, onde talvez irá ouvir os espraguejos da mulher e filhos, o chamando de pinguço...Logo ele, que trabalhou tanto e que ainda trazia os petiscos pra ceia, agora via seu esforço aniquilado por aqueles simples copos de cachaça.

Como o Natal é reflexão,
reparto esta crônica com você.

Nenhum comentário: