sábado, 27 de fevereiro de 2010

20 Anos de Jornalismo




Jorge Damian
e Nery Machado

Jorge Damian era mais cauteloso nas palavras e não falava tão popular quanto Luiz Manoel. Chegou à presidência da Câmara no ano de 1999 e ficou no cargo no ano seguinte, contrariando possíveis acordos políticos.

O atual prédio da Câmara ganhou esses contornos modernos devido à luta de seu Damian, o qual foi duramente criticado pelo Expresso, justo pelas suas derrapadas verbais e comportamentos engraçados nos eventos da cidade.

Houve um processo por parte dele, mas que nunca deu em nada porque o jornal e seus colunistas, embora publicassem todo o tipo de ironia, charges e demais gozações, nunca ofenderam a pessoa de Jorge Damian, que até hoje é amigo de todos lá no Expresso.

Aqueles tempos com seu Jorge na presidência da Câmara renderam muitas matérias ao Expresso e assunto para as charges. Mas hoje, decorridos alguns anos, e depois de ter conversado muito com ele, digo que se pudesse voltar no tempo não teria criticado tanto alguém como ele. Homem que se fez do trabalho e tem até os dedos arrebentados pela dura lida, na ânsia de bem alimentar os seus.

Empresário e líder comunitário reconhecido, é pessoa que traz consigo a honra do famoso tempo em que o fio de bigode valia mais do que dinheiro. Esse é Jorge Damian, o qual aprendi a admirar, principalmente por ser honesto, puro de alma e de pensamento grandioso, em cujo coração, não há espaço para rancores.

Nery Machado

Nery Machado. Este sim rendeu história. Iniciou sua vida pública depois de ter se realizado profissionalmente. Criou seus filhos, constituiu empresas. Tudo na base do braço forte e da cabeça erguida.

Nesses tempos em que atuo em Santiago, aprendi a conhecer e a respeitar o Nery Machado. Político que muito ajudou na questão do emprego, foi presidente da Câmara e de várias outras entidades.

Uns até dizem que Nery foi o vereador mais grosso que Santiago conheceu, mas se toda a grossura fosse igual a dele, o Brasil estaria cheio dos mais distintos e gentis cidadãos.

(do livro 20 Anos de Jornalismo)

Nenhum comentário: