quinta-feira, 18 de março de 2010

20 Anos de Jornalismo


Quando o Rei esteve aqui...

Há mais de 35 anos, um rei esteve em Santiago. Hoje poucos mantêm essa lembrança. Há quem não acredite na história, mas no dia 22 de setembro de 1973, o cantor Roberto Carlos, no auge da Jovem Guarda, esteve em Santiago participando da 1ª Ficaps (uma espécie de Fecoarti daquela época).

Tudo documentado pelo fotógrafo Édson Rodrigues (Pop). O Roberto Carlos chegou no aeroporto de Santiago e foi recebido pelo radialista Jaime Pinto, proprietário da Rádio Santiago, que o conduziu ao Hotel de Trânsito do Círculo Militar, onde ficou. Durante toda a estada do cantor em Santiago, um séquito de fãs acompanhou toda sua trajetória. Eram centenas de pessoas no aeroporto e em frente ao hotel. Uma loucura!

O show do rei aconteceu no maior espaço que Santiago possuía na época - o silo da Cooperativa Tritícola, bairro Belizário. Conforme Édson Rodrigues, havia mais de 5 mil pessoas naquele show. “As fãs desmaiavam, as pessoas ficavam alucinadas em ver um ídolo nacional de perto", relatou.

Consciente do momento histórico que vivenciava, Édson aproveitou para gravar todo o show de Roberto Carlos em fita cassete, que ele guarda como uma verdadeira relíquia, da qual nunca aceitou fazer cópias, por se tratar de um material valioso. Mesmo assim, vez por outra, ele abre o velho baú e divide suas lembranças, ouvindo novamente as canções do rei.

Nenhum comentário: