quarta-feira, 26 de maio de 2010

No Expresso de sexta


Expresso no Ar
Mercado de trabalho em pauta


O Expresso no Ar, pela Central FM, abordou a questão do emprego com os convidados João Batista Borges (Sine) e Fabiano Marcon (empresa 3e). Confira alguns trechos.

João Batista Borges (Batistinha) alertou que "Há um grande número de pessoas qualificadas para um mercado exigente, mas o Sine tem um banco de currículos com gente formada em Letras, Farmácia, História, Biologia, Administração, Pedagogia... Mas há casos em que falta mão-de-obra especializada. Uma empresa até aplicou uma prova de Português e Matemática e os candidatos não conseguiram acertar", observou.

Qualificação é a base
Sandra Siqueira abordou sobre os cursos de informática e considerou que muitos nem sabem digitação. Em resposta, Fabiano Marcon destacou que saber informática é uma das exigências do mercado. "As pessoas precisam estar preparadas, saber acessar o site de um banco. O problema é que muitos só sabe jogar no computador", lamentou.

Vestir a camiseta
Sandra também comentou que muitos não se especializam, lamentando a falta de comprometimento. Com isso, acabam rodando de emprego em emprego. Por sua vez, João Lemes comentou sobre a importância do profissional vestir a camiseta da empresa e permanecer nela por muitos anos.

Exploração e discriminação
Batista observou também que muitas empresas não pagam os funcionários de forma adequada, o que impede a qualificação. "O salário é baixo. Algumas não depositam nem Fundo de Garantia ou o valor pro INSS. Há muita exploração", comentou. Também denunciou que muitos empregadores exigem padrão. "É triste, mas os gordos, velhos ou baixinhos têm mais dificuldade para arrumar emprego", comentou.

Há muitos empregos,
mas é preciso preparo

"Santiago gera bastante emprego, mas não comporta o número de pessoas que está procurando trabalho", considerou o empresário Fabiano Marcon, dizendo que a qualificação é determinante. É preciso que os jovens saibam planejar o futuro, porque o mercado é dinâmico.

Jovens só pensam no agora

"Tenho alunos com carro melhor do que o meu. Alguns estão no quartel, comprando carro ou moto e não pensam no amanhã. Acabam se endividando", lamentou. Marcon fez comentários a respeito do crescimento da 3E que tem conquistado grande participação em toda a região, ajudando a colocar mais de 505 estagiários no mercado de trabalho.

Pessoas preparadas
João Batista comentou que o mercado de trabalho exige gente cada vez mais preparada. "Hoje já pedem domésticas com Pedagogia e carteira de motorista, pois estão terceirizando a educação dos filhos e, por isso, querem pessoas que saibam muito mais".

Emprega RS
Batista ressaltou o portal Emprega RS, no site empregars.gov.br. “Todos podem fazer seu cadastro e verificar as vagas no Estado inteiro", comentou.

Nenhum comentário: