terça-feira, 20 de julho de 2010

Vai de Serra ou de Dilma?
Veja quem já está com eles

Os dois candidatos que despontam nas pesquisas para presidente fizeram alianças tão estranhas que ficará difícil para o eleitor saber quem é o melhor. Entre os que apoiam e pedem votos para Dilma estão Collor de Melo, José Sarney e Renan Calheiros, envolvidos em escândalos nos últimos anos. Serra tem a seu lado Joaquim Roriz, Oréstes Quércia e Roberto Jefferson, ambos com um passado de suspeitas.

Collor - Carrega o impeachment do primeiro presidente eleito no país pelo voto direto após a ditadura. Teve seus direitos cassados por oito anos. Eleito senador em 2006, concorre ao governo alagoano.

Sarney - Como presidente do Senado, enfrentou uma onda de denúncias. Foi acusado de contratar parentes e de receber auxílio-moradia apesar de ter casa em Brasília.

Calheiros - Em 2007, foi acusado de receber dinheiro de empreiteiro para bancar pensão e aluguel da jornalista Mônica Veloso, com quem tem uma filha, de ajudar uma empresa com problemas no INSS e de ser sócio oculto de empresa de comunicação.

Roriz - Apontado como pai do mensalão do DEM, tenta voltar ao governo. A Procuradoria Eleitoral impugnou sua candidatura. Roriz renunciou ao Senado em 2007, após a divulgação de gravação em que negociava a partilha de um cheque de R$ 2,2 milhões.

Quércia - É um político sem cargo público há quase 20 anos. Foi vereador, prefeito, deputado, senador, vice-governador e governador. Quando ensaiava voo nacional, em 1994, foi ofuscado por denúncias de corrupção.

Jéfferson - Em 2005, tentou ser o herói do escândalo do mensalão, fazendo denúncias contra o PT e o governo Lula. Confessou ter recebido, de forma ilegal, de R$ 4 milhões do PT. Acabou tendo o mandato de deputado federal cassado.
(colaboração: denilson Cortes)

Nenhum comentário: