terça-feira, 17 de agosto de 2010

Artigo do dia


Bolsa família:

Mecanismo contra a pobreza
ou esmola aos preguiçosos?

A pesquisadora francesa Esther Duflo comprovou que muitos pobres precisam de uma força extra até para buscar aquilo que vai salvar sua própria vida. A jovem economista foi destaque na revista Época por estar entre as 100 mulheres mais inteligentes do mundo. E foi dela a façanha de fazer com que um número recorde de indianas vacinassem seus filhos, às quais o governo doou apenas um quilo de lentilha.


Ela ainda inventou uma técnica para que os tuberculosos paquistaneses tomassem o remédio em dia. Cada doente deveria urinar num papel absorvente, o qual comprovaria o uso correto do medicamento. Mais tarde, o papel poderia ser trocado por créditos de celulares. O resultado já revela-se como outro possível acerto à francesa.

É neste contesto que a francesa Esther Duflo inclui o Brasil e 12 milhões de famílias que ganham o bolsa-família, “prêmio” a quem é pobre, mas que mantém crianças na escola e a cartela de vacina em dia. Ela virá ao Brasil e, distante dos caprichos políticos, fará sua pesquisa sobre a eficácia do benefício.


Enfim, poderemos saber quem tem razão: os que elogiam o bolsa-família como mecanismo de combate à pobreza, às doenças e ao analfabetismo; ou os que colocam esse auxílio do governo no lixo, dizendo que ele só ajuda os preguiçosos e acomodados.


Enquanto esse dia não chega, analisemos as outras pesquisas e trabalhos dessa francesinha no texto acima e tiremos nossa própria conclusão.

Nenhum comentário: