quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Descomplicando

Ao analisar o primeiro caso concreto de um "ficha suja", o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) reafirmou que a lei da Ficha Limpa deve ser aplicada nas eleições deste ano.

E o vereador aquele que gosta de abrir rádio pirata, como está? Fecharam as duas dele em duas pequenas cidades. Depois, ainda diz que tem que apoiar os da terra, mas ele, o esperto, sai da sua terra e vai cantar de galo na noutra;

Há pouco ouvi a Yeda na TV. Ela fala muito em "déficit zero", mas o povão não sabe o que é isso. Por isso eu digo que cada político deveria fazer aula de como se dirigir ao povo. O Lula fez, aliás, ele veio do povão e sabe muito bem falar para este povão.

Dia desses ouvi a expressão "O nosso déficit habitacional". Ora, meus senhores. O bonito não é falar bonito, o bonito é ser entendido. Logo, o bonito é ser simples. Ficaria melhor: "A falta de moradia", "O governo vai ver quantas casas ainda faltam" e assim por diante.

No caso da governadora Yeda, ficaria melhor: "Acabei com as dívidas". O estado está com "Dívidas zero", "Não devemos nada".

Claro, ela quis dizer que "déficit zero" é o Estado não gastando mais do que arrecada, coisa assim. Mas igual, precisa de uma explicação simples para que ela seja de fato entendida por seus eleitores mais simples, menos letrados, que são a maioria do povo gaúcho.

Mas é como dizem alguns comunicadores: "Para que simplificar se podemos complicar?"

Nenhum comentário: