quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Artigo da Helô Flores

(Original)

Perguntas que não querem calar...
(Heloísa Flôres)

Findo o período eleitoral (graças a Deus!), que mais uma vez mostra que de democracia entendemos muito pouco ou quase nada - e aqui me refiro à forma como se fazem as campanhas eleitorais no Brasil e não com relação ao resultado das eleições presidenciais, até porque em tempo algum defendi este ou aquela, a não ser Marina, que era a minha candidata preferencial - restam-me algumas dúvidas, que gostaria que alguma criatura mais esclarecida politicamente tentasse responder. É que me faz mesmo uma certa confusão.

A primeira: Não sei, mas penso que deve causar algum incômodo o fato de que em onze estados, notadamente os mais desenvolvidos do Brasil e, sendo as regiões sul e sudeste as de maior índice de alfabetização e maior índice IDH no país, a Dilma não venceu. Será que não estão contentes com o governo Lula ou não simpatizam com a Dilma, mesmo com todos os seus PAC´s? O que é preciso que se faça para convencer este povo? Eu não sei, mas queria saber.

A segunda: curiosamente e, mais uma vez, o Nordeste em massa elegeu o Presidente (neste caso, a Presidenta ou a Presidente) do Brasil. Mas, e depois de oito anos de mandato do Presidente Lula, notadamente eleito pela região, esta mesma região, que por sinal é a região de origem do Presidente, continua com as mesmas informações na Internet sobre carências, sobre a mesma pobreza, o mesmo baixo índice de escolaridade, a menor renda per capita, o maior índice de criminalidade, o maior índice de prostituição, de trabalho infantil e com o maior número de habitantes fora do mercado consumidor. O povo mais carente agora come, é verdade. E ainda bem, era preciso, o contrário é desumano. Mas penso que não consegue ficar nisso e somente nisso. O que virá a seguir, com a Presidente eleita? É preciso que se faça muito e mais.

A terceira: A Região Nordeste tem cerca de 30% da população brasileira, é o segundo maior colégio eleitoral, é vista pela maioria dos economistas como a mais promissora do país e do mundo ocidental e leio que 71% da população nordestina vive em áreas urbanas, notadamente na zona litorânea do nordeste brasileiro. É preciso emprego e educação como deve ser para todas essas pessoas ou uma forma de fomentar-se a produção, em toda a extensão da Região. Penso que o que foi e está sendo feito ainda não basta. Essa é só prá pensarmos...

Espero, sinceramente, que a senhora Dilma e os seus escolhidos, que terão o país em suas mãos a partir de janeiro de 2011, pensem seriamente nisso, com extrema sensibilidade e responsabilidade.
Assim, é de se desejar muito boa sorte aos comandantes e muito respeito ao povo brasileiro, como um todo, do Oiapoque ao Chuí, sem privilégios destes ou daqueles, porque o Brasil é UM SÓ!
No mais, concordo com Marina, temos que construir no Brasil uma terceira via política. Nestes termos, está tudo extremamente visto, revisto, viciado e vergonhoso, em todos os lados por onde se olhe.

Nenhum comentário: