sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Jaguari urgente

Meningite: autoridades
tranquilizam a todos

De 07 de janeiro à presente data foram confirmados 13 casos de meningite viral em Jaguari. O último caso foi notificado em 15 de fevereiro. Desde então, não houve registro de novos casos o que demonstra que a situação foi controlada através das medidas de prevenção e controle adotadas pelo município. Desta forma, não foi evidenciada necessidade de cancelamento de eventos em Jaguari.

O que está
sendo feito

O município está trabalhando em parceria com a 40 Coordenadoria Regional de Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde (CEVS) e o Ministério da Saúde na investigação dos casos desde o início das notificações.

Frente à essa situação uma vez que o município implementou as seguintes medidas de prevenção e controle:

Análise de balneabilidade da água do balneário;

Inspeção da qualidade da água e alimentos comercializados no balneário;

Ampliação da equipe médica e do horário de funcionamento do Posto de Saúde;

Busca de sintomáticos entre os contatos dos casos;

Coleta de água nos pontos de consumo dos casos confirmados pelo técnico da vigilância sanitária do município;

Reunião com o Ministério Público do município para repassar um diagnóstico de situação e a condução da investigação dos casos. Esta reunião teve participação da Secretária de Saúde, Prefeito, Promotor e técnica do Ministério da Saúde;

Divulgação via emissoras de rádio do município de medidas de controle relativas à higiene das mãos e cuidados com água e alimentos com a participação dos técnicos do CEVS- POA;
Distribuição de panfleto explicativo sobre a doença;

Palestras para professores da rede estadual e municipal de ensino sobre a meningite viral.


NOTA TÉCNICA SOBRE
MENINGITE VIRAL

A meningite é um processo inflamatório das membranas que envolvem o cérebro e medula espinhal (meninges). Pode ser causada por vários agentes, como bactérias, fungos e vírus.
Entre todas as meningites, as mais comuns são as virais.

Casos de meningite viral são esperados e podem aparecer de forma individual ou agregados na forma de surto. Ocorrem principalmente entre o verão e o outono e têm duração curta e autolimitada. Pessoas com sistema imunológico normal evoluem para cura espontaneamente.

A transmissão ocorre através de secreções do trato respiratório (saliva, escarro, secreção nasal) e fezes.

Para reduzir a possibilidade de infecção deve-se adotar medidas rigorosas de higiene como lavar as mãos frequentemente com água e sabão; manter limpas superfícies e objetos passíveis de contaminação (pias, balcões destinados para troca de fraldas, louças sanitárias); não ingerir alimentos e bebidas preparados em locais de higiene precária; manter ambientes ventilados.

EQUIPE DE ELABORAÇÃO:
Secretaria Municipal Saúde de Jaguari (SMS Jaguari)
Ministério da Saúde (MS)
(25 de fevereiro de 2011)

Nenhum comentário: