segunda-feira, 14 de novembro de 2011

O Chicão - coração

Antes de aportar em Santiago, andei por dezenas de cidades. Conheci todo tipo de pessoas. Para minha sorte, a maioria, especiais, como o nosso popular Chicão. Ele ainda atuava como engenheiro civil e presidia o Cruzeiro, para o qual, queria organizar um informativo, modelo-jornal. Pensando em oferecer nossos serviços, resolvemos procurá-lo. Ao ver aquele homem muito sério, acreditei ser alguém de poucos amigos e tratei logo de explicar como seria o trabalho. Ele olhou, marcou o que deveria ser mudado. Quando quis bater sua foto para ilustrar a parte da presidência, me disse que não precisava. Era um trabalho para mostrar apenas o Cruzeiro, não a diretoria. Tudo bem! “Amarra-se o burro à vontade do dono”, pensei. E me despedi. Só voltamos a nos ver quando o informativo ficou pronto.

Especialista em projetos
Sempre ouvi dizer que a primeira impressão é a que fica. Chicão não me transpareceu ser muito popular, em compensação, notei que sobrava seriedade em seus atos. Também percebi que ele apostava nas pessoas, como apostou em nosso trabalho. O que ele queria não era causar boa impressão, mas um serviço a contento. Estava iniciada a boa relação com aquele desportista, que, anos depois, seria um dos prefeitos mais consagrados, especialista em projetos sociais.

A dupla Toninho e Chicão
Meus encontros com o prefeito Chicão não foram muitos. Mais o procurei quando o assunto era trabalho, mas é inegável que, durante todos esses anos, aproveitei cada palavra que ouvi dele. Lembro-me de que, certa vez, pouco antes das eleições de 2000, Chicão resolveu assumir que era candidato a prefeito, ainda quando ele e Toninho Gomes comandavam a prefeitura. Deve ter sentido que chegara a sua vez, sob pena de deixar o cavalo passar. Toninho, por certo, também queria concorrer e, naquele quero-não-quero, quem agiu primeiro foi o Chicão. Me procurou e perguntou se eu queria uma manchete. Respondi que sim, pois vivo disso.
- A notícia que tenho é bombástica e ninguém sabe. Portanto, se for sair de forma discreta vai acabar melando meu plano. Seria preciso dar a ela o espaço que merece ou deixá-la de fora - me disse ele, apreensivo.
- Lógico que tratarei o tema com toda a atenção e lhe darei o espaço que for necessário - respondi, sem pestanejar.
No outro dia o jornal chegou às ruas com a manchete: Chicão é pré-candidato a prefeito. Logo abaixo, o subtítulo endossava o que todos já desconfiavam: Está desfeita a dupla Toninho e Chicão.

Na história do PP
Ambos foram para a convenção e o PP se dividiu. Chicão sofreu, enfrentou intrigas internas e a crítica por ter quase rompido com seu colega de administração, mas passou na convenção com 29 votos contra 25 de Toninho. Foi eleito prefeito com folga. Na reeleição, em 2004, venceu por mais votos ainda (10 mil de diferença) e entrou para a história do PP como um dos prefeitos mais votados do interior do Estado.

Inteligência e pureza
Durante os anos que se seguiram, as relações da prefeitura com o Expresso foram as melhores possíveis. Quando havia elogios, Chicão nem ligava, mas também permanecia indiferente ante as críticas. Enfim, posso garantir que o Chicão se manteve o mesmo desde aquele dia em que o conheci. Até com a mesma cara sisuda. Todavia, depois de algum tempo, acabei descobrindo que por trás daquele rosto carrancudo, estava um homem inteligentíssimo e, sobretudo, puro. Basta olhar para seus projetos voltados aos carentes que comprovaremos essa verdade.

Perguntas respondidas
Também deveremos tentar responder às seguintes perguntas: Quem é que nunca teve hora para atender alguém, nem que seja só para ouvi-lo? Quem é que recebe até as críticas mais fortes e mata no peito como quem prepara um chute de retorno à base da boa educação e carinho? Qual é o prefeito que sai de férias e leva um grupo de crianças pobres? Levanta cedo, cozinha e passeia com elas? Que chora ao ver que essas crianças são o fruto do sucesso que é o projeto Criança Feliz, considerado pela crítica como uma das maiores obras sociais do interior? Só poderia ser ele, o Chicão-coração.

Nenhum comentário: