quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O preço nos produtos também é informação

A função da propaganda é informar. Com ela, todos ficam sabendo quando um produto é lançado, os detalhes, em que loja é vendido. Tudo é informação. A principal é o preço. Não adianta saber detalhes (tamanho, modelo, cor) sem saber se está ao alcance do bolso. É o preço que dá o desfecho na compra. E por que algumas lojas mostram tudo, menos o preço? Por medo da concorrência ou por pensar que o preço iria vulgarizar o estabelecimento ou produto. Ou ainda; para tentar forçar o cliente ir à loja perguntar.

Nas vitrines o preço no produto é obrigatório! Poucos cumprem isso também. Já um anúncio com a informação pela metade vira um gol contra porque leva menos gente à loja. Poucos têm tempo e paciência para ligar perguntando. Até se irritam, já que tudo poderia estar ali, na propaganda. E essa mesma concorrência que faz alguns evitarem a divulgação do preço muitas vezes é justamente quem sai ganhando porque coloca os preços nos seus produtos.

Vejam um exemplo de que o preço funciona: certa vez me deparei com vários restaurantes em Santa Catarina. Todos eram de nível semelhante, mas não quis chegar em nenhum. Lá pelas tantas, vi uma placa bem feita e objetiva mostrando alguns dos pratos da noite e não resisti. O lugar eu já havia notado que era dos bons. O cardápio eu vi na placa sem precisar descer do carro. Mas isso não foi a causa da minha decisão. Será que preciso dizer que foi o preço?

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