quarta-feira, 1 de junho de 2016

As redes te deixam com medo de perder algo?

(João Lemes)
Eis a boa notícia: quase 100 milhões de brasileiros usam a internet. Outro número 
parecido está nas redes sociais. A outra notícia: ao mesmo tempo em que as redes trazem entretenimento, também podem estragar sua vida com a frustração e o desânimo.

A psicóloga paulista Adriana de Araújo fez um estudo sobre o comportamento dos internautas. Ao verem as constantes atualizações dos amigos sociais, alguns têm uma sensação de perda. É o mal-estar chamado "Fear of Missing Out" ou "medo de estar perdendo algo".

Adriana cita um exemplo: você tem mil amigos que tiram férias uma vez ao ano em dias diferentes. Todos resolvem postar suas fotos também em datas alternadas. A sensação é de que seus amigos vivem de férias se divertindo e você não.

Se não houver um bom equilíbrio, a pessoa faz uma leitura errada do mundo dos outros e começa uma batalha interior; "Será que minha vida também é interessante assim?" Daí vêm a tristeza, a baixa estima e tudo resulta até mesmo numa inveja descontrolada pela vida alheia.

No fundo, boa parte do que os outros postam é ilusão. São as fantasias deles que o internauta mistura às suas. Para ver se você está nessa situação, basta analisar o seu tempo de conexão e as coisas reais que perde, os amigos que não abraça. Note se você muda muito de site e até nem sabe o que procura.


Caso você se encaixe nesse mal-estar, pare e reflita! Saiba que uma vida muito melhor o aguarda nas coisas reais, no concreto e, principalmente, nas pessoas que o cercam. E siga ligado na internet. Aproveite suas vantagens, porém, não esqueça que uma conversa real pode ser bem melhor que muitas fantasias das redes.     

Nenhum comentário: