sexta-feira, 5 de agosto de 2016

De onde vem tanta violência?

(João Lemes)*
A lei Maria da Penha chega a 10 anos. É considerada uma das melhores medidas do mundo no combate à violência. Claro que todos querem saber por que uma lei tão boa não cumpre seu objetivo. Cumpre sim, só que a passos lentos. Hoje muitos estão presos, outros impedidos de se aproximar das vítimas. O fato é que a nova lei tirou muitos casos do anonimato, aumentando as estatísticas.

A violência está em tudo, desde as famílias ao esporte. É cada um querendo ser dono do outro ou provar que é melhor. Mas de onde vem isso? Vejam o que diz o pesquisador Valdo Barcelos (UFSM): “Tudo o que acontece na sociedade é resultado daquilo que fazemos. A maldade não é tudo no ser humano, no entanto, toda a maldade é humana. O animal que somos não nasce amando nem odiando. Mas como chegamos a odiar tanto? Como somos capazes de competir a ponto de planejar o aniquilamento físico do outro para sairmos vencedores?”

“A violência é uma criação cultural da sociedade patriarcal que teve origem no continente europeu há 7 mil anos. Nas sociedades anteriores a orientação era matrística, quando homem ou mulher tinham o mesmo valor. Assim, a competição não existia. Ou mudamos a orientação cultural de uma orientação patriarcal para uma orientação matrística ou estaremos nos chocando com mais violência”, explica o escritor.
(jornalista)*

Nenhum comentário: